Escala fatorial de socialização: versão reduzida: seleção de itens e propriedades psicométricas
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200017 |
Resumo: | O objetivo desse estudo foi selecionar itens da Escala Fatorial de Socialização (EFS) para a obtenção de uma versão reduzida, que mantivesse propriedades psicométricas adequadas. Baseou-se em uma amostra de 1.100 sujeitos. Para a seleção de itens, realizou-se análise qualitativa, buscando aqueles sem conteúdo clínico explícito e uma análise quantitativa, pelo modelo de Rasch. Tais critérios permitiram reduzir a EFS de 70 para 28 itens. As características psicométricas da versão reduzida foram verificadas pela comparação entre versões por Rasch e pela reanálise dos dados de estudos de validade realizados com a EFS. A versão reduzida manteve características psicométricas adequadas, o que sugere a possibilidade de utilização dessa versão da EFS em situações de avaliação com tempo restrito. |
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Escala fatorial de socialização: versão reduzida: seleção de itens e propriedades psicométricasPersonalidadeAvaliação psicológicaTeoria de resposta ao itemPsicometriaMedidas da personalidadeO objetivo desse estudo foi selecionar itens da Escala Fatorial de Socialização (EFS) para a obtenção de uma versão reduzida, que mantivesse propriedades psicométricas adequadas. Baseou-se em uma amostra de 1.100 sujeitos. Para a seleção de itens, realizou-se análise qualitativa, buscando aqueles sem conteúdo clínico explícito e uma análise quantitativa, pelo modelo de Rasch. Tais critérios permitiram reduzir a EFS de 70 para 28 itens. As características psicométricas da versão reduzida foram verificadas pela comparação entre versões por Rasch e pela reanálise dos dados de estudos de validade realizados com a EFS. A versão reduzida manteve características psicométricas adequadas, o que sugere a possibilidade de utilização dessa versão da EFS em situações de avaliação com tempo restrito.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200017Psicologia: Reflexão e Crítica v.23 n.2 2010reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722010000200017info:eu-repo/semantics/openAccessNunes,Maiana Farias OliveiraMuniz,MonalisaNunes,Carlos Henrique Sancineto da SilvaPrimi,RicardoMiguel,Fabiano Koichpor2010-09-15T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722010000200017Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2010-09-15T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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