Efeitos da leitura de histórias no desenvolvimento da linguagem de crianças de nível sócio-econômico baixo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000100011 |
Resumo: | O presente estudo investiga o impacto de um programa de leitura de histórias no desenvolvimento de habilidades da linguagem oral e escrita de crianças de baixo nível sócio-econômico. Trinta e oito crianças entre 4 e 6 anos de idade participaram do estudo. As crianças designadas para o grupo experimental foram submetidas a um programa interativo de leitura de histórias. As crianças designadas para o grupo controle não foram submetidas a nenhum tratamento especial. Os resultados sugerem que programas interativos de leitura de histórias podem ter um impacto positivo no desenvolvimento da linguagem oral de crianças de classe sócio-econômica baixa. Embora os dois grupos tenham apresentado níveis comparáveis de desenvolvimento da linguagem no início do estudo, as crianças do grupo experimental excederam as crianças do grupo controle em todas as medidas de compreensão de história e vocabulário administradas após o término do programa de treinamento. |
id |
UFRGS-5_84423c267c67aabd728e40db425d5281 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722004000100011 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeitos da leitura de histórias no desenvolvimento da linguagem de crianças de nível sócio-econômico baixoLeitura de históriaslinguagem escritalinguagem oralO presente estudo investiga o impacto de um programa de leitura de histórias no desenvolvimento de habilidades da linguagem oral e escrita de crianças de baixo nível sócio-econômico. Trinta e oito crianças entre 4 e 6 anos de idade participaram do estudo. As crianças designadas para o grupo experimental foram submetidas a um programa interativo de leitura de histórias. As crianças designadas para o grupo controle não foram submetidas a nenhum tratamento especial. Os resultados sugerem que programas interativos de leitura de histórias podem ter um impacto positivo no desenvolvimento da linguagem oral de crianças de classe sócio-econômica baixa. Embora os dois grupos tenham apresentado níveis comparáveis de desenvolvimento da linguagem no início do estudo, as crianças do grupo experimental excederam as crianças do grupo controle em todas as medidas de compreensão de história e vocabulário administradas após o término do programa de treinamento.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000100011Psicologia: Reflexão e Crítica v.17 n.1 2004reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722004000100011info:eu-repo/semantics/openAccessFontes,Maria José de OliveiraCardoso-Martins,Cláudiapor2004-12-03T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722004000100011Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2004-12-03T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos da leitura de histórias no desenvolvimento da linguagem de crianças de nível sócio-econômico baixo |
title |
Efeitos da leitura de histórias no desenvolvimento da linguagem de crianças de nível sócio-econômico baixo |
spellingShingle |
Efeitos da leitura de histórias no desenvolvimento da linguagem de crianças de nível sócio-econômico baixo Fontes,Maria José de Oliveira Leitura de histórias linguagem escrita linguagem oral |
title_short |
Efeitos da leitura de histórias no desenvolvimento da linguagem de crianças de nível sócio-econômico baixo |
title_full |
Efeitos da leitura de histórias no desenvolvimento da linguagem de crianças de nível sócio-econômico baixo |
title_fullStr |
Efeitos da leitura de histórias no desenvolvimento da linguagem de crianças de nível sócio-econômico baixo |
title_full_unstemmed |
Efeitos da leitura de histórias no desenvolvimento da linguagem de crianças de nível sócio-econômico baixo |
title_sort |
Efeitos da leitura de histórias no desenvolvimento da linguagem de crianças de nível sócio-econômico baixo |
author |
Fontes,Maria José de Oliveira |
author_facet |
Fontes,Maria José de Oliveira Cardoso-Martins,Cláudia |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso-Martins,Cláudia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontes,Maria José de Oliveira Cardoso-Martins,Cláudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura de histórias linguagem escrita linguagem oral |
topic |
Leitura de histórias linguagem escrita linguagem oral |
description |
O presente estudo investiga o impacto de um programa de leitura de histórias no desenvolvimento de habilidades da linguagem oral e escrita de crianças de baixo nível sócio-econômico. Trinta e oito crianças entre 4 e 6 anos de idade participaram do estudo. As crianças designadas para o grupo experimental foram submetidas a um programa interativo de leitura de histórias. As crianças designadas para o grupo controle não foram submetidas a nenhum tratamento especial. Os resultados sugerem que programas interativos de leitura de histórias podem ter um impacto positivo no desenvolvimento da linguagem oral de crianças de classe sócio-econômica baixa. Embora os dois grupos tenham apresentado níveis comparáveis de desenvolvimento da linguagem no início do estudo, as crianças do grupo experimental excederam as crianças do grupo controle em todas as medidas de compreensão de história e vocabulário administradas após o término do programa de treinamento. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000100011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000100011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722004000100011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.17 n.1 2004 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134862662074368 |