Efeitos da leitura de histórias no desenvolvimento da linguagem de crianças de nível sócio-econômico baixo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontes,Maria José de Oliveira
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Cardoso-Martins,Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000100011
Resumo: O presente estudo investiga o impacto de um programa de leitura de histórias no desenvolvimento de habilidades da linguagem oral e escrita de crianças de baixo nível sócio-econômico. Trinta e oito crianças entre 4 e 6 anos de idade participaram do estudo. As crianças designadas para o grupo experimental foram submetidas a um programa interativo de leitura de histórias. As crianças designadas para o grupo controle não foram submetidas a nenhum tratamento especial. Os resultados sugerem que programas interativos de leitura de histórias podem ter um impacto positivo no desenvolvimento da linguagem oral de crianças de classe sócio-econômica baixa. Embora os dois grupos tenham apresentado níveis comparáveis de desenvolvimento da linguagem no início do estudo, as crianças do grupo experimental excederam as crianças do grupo controle em todas as medidas de compreensão de história e vocabulário administradas após o término do programa de treinamento.
id UFRGS-5_84423c267c67aabd728e40db425d5281
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722004000100011
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Efeitos da leitura de histórias no desenvolvimento da linguagem de crianças de nível sócio-econômico baixoLeitura de históriaslinguagem escritalinguagem oralO presente estudo investiga o impacto de um programa de leitura de histórias no desenvolvimento de habilidades da linguagem oral e escrita de crianças de baixo nível sócio-econômico. Trinta e oito crianças entre 4 e 6 anos de idade participaram do estudo. As crianças designadas para o grupo experimental foram submetidas a um programa interativo de leitura de histórias. As crianças designadas para o grupo controle não foram submetidas a nenhum tratamento especial. Os resultados sugerem que programas interativos de leitura de histórias podem ter um impacto positivo no desenvolvimento da linguagem oral de crianças de classe sócio-econômica baixa. Embora os dois grupos tenham apresentado níveis comparáveis de desenvolvimento da linguagem no início do estudo, as crianças do grupo experimental excederam as crianças do grupo controle em todas as medidas de compreensão de história e vocabulário administradas após o término do programa de treinamento.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000100011Psicologia: Reflexão e Crítica v.17 n.1 2004reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722004000100011info:eu-repo/semantics/openAccessFontes,Maria José de OliveiraCardoso-Martins,Cláudiapor2004-12-03T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722004000100011Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2004-12-03T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da leitura de histórias no desenvolvimento da linguagem de crianças de nível sócio-econômico baixo
title Efeitos da leitura de histórias no desenvolvimento da linguagem de crianças de nível sócio-econômico baixo
spellingShingle Efeitos da leitura de histórias no desenvolvimento da linguagem de crianças de nível sócio-econômico baixo
Fontes,Maria José de Oliveira
Leitura de histórias
linguagem escrita
linguagem oral
title_short Efeitos da leitura de histórias no desenvolvimento da linguagem de crianças de nível sócio-econômico baixo
title_full Efeitos da leitura de histórias no desenvolvimento da linguagem de crianças de nível sócio-econômico baixo
title_fullStr Efeitos da leitura de histórias no desenvolvimento da linguagem de crianças de nível sócio-econômico baixo
title_full_unstemmed Efeitos da leitura de histórias no desenvolvimento da linguagem de crianças de nível sócio-econômico baixo
title_sort Efeitos da leitura de histórias no desenvolvimento da linguagem de crianças de nível sócio-econômico baixo
author Fontes,Maria José de Oliveira
author_facet Fontes,Maria José de Oliveira
Cardoso-Martins,Cláudia
author_role author
author2 Cardoso-Martins,Cláudia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontes,Maria José de Oliveira
Cardoso-Martins,Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura de histórias
linguagem escrita
linguagem oral
topic Leitura de histórias
linguagem escrita
linguagem oral
description O presente estudo investiga o impacto de um programa de leitura de histórias no desenvolvimento de habilidades da linguagem oral e escrita de crianças de baixo nível sócio-econômico. Trinta e oito crianças entre 4 e 6 anos de idade participaram do estudo. As crianças designadas para o grupo experimental foram submetidas a um programa interativo de leitura de histórias. As crianças designadas para o grupo controle não foram submetidas a nenhum tratamento especial. Os resultados sugerem que programas interativos de leitura de histórias podem ter um impacto positivo no desenvolvimento da linguagem oral de crianças de classe sócio-econômica baixa. Embora os dois grupos tenham apresentado níveis comparáveis de desenvolvimento da linguagem no início do estudo, as crianças do grupo experimental excederam as crianças do grupo controle em todas as medidas de compreensão de história e vocabulário administradas após o término do programa de treinamento.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722004000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.17 n.1 2004
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134862662074368