O significado e medida da competência moral revisitada: um modelo do duplo aspecto da competência moral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lind,Georg
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000300009
Resumo: O presente artigo enfoca as questões metodológicas envolvidas na mensuração da competência moral, conforme definida por Lawrence Kohlberg. Compara o Moral Judgment Test (MJT) com a entrevista de juízo moral elaborada por Kohlberg (MJI - Moral Judgment Interview) e com o DIT (Defining Issues Test) de James Rest. Os aspectos cognitivo e afetivo são contemplados no MJT de forma a não se confundirem, o que possibilita sua utilização na avaliação de processos de intervenção. Nestas situações pode-se verificar com maior clareza, através do MJT se as mudanças alcançadas referem-se a atitudes ou de fato ao aspecto da competência moral. O papel dos processos educacionais nas famílias, escolas e universidades é valorizado no desenvolvimento da competência moral.
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