Desenho da figura humana: análise da prevalência de indicadores para avaliação emocional
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000300001 |
Resumo: | A análise das variáveis que afetam a prevalência de indicadores emocionais no desenho da figura humana foi realizada. A amostra foi composta por 2.206 desenhos, realizados por crianças de 5 aos 11 anos (695 sexo feminino, 408 sexo masculino), que não apresentavam distúrbios clínicos. Dois sistemas de correção foram empregados, o de Naglieri, McNeish e Bardos (avaliação emocional) e o de Wechsler (avaliação cognitiva). A análise da variância demonstrou a influência (p< 0,05) do sexo da criança, idade, tipo da figura desenhada, tipo de escola e interação entre sexo, idade e tipo de figura tanto na pontuação emocional quanto na cognitiva. A pontuação emocional correlacionou-se negativamente (p< 0,01) com a cognitiva. Distintos pontos de corte são recomendados para subsidiar o psicodiagnóstico infantil. |
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A análise das variáveis que afetam a prevalência de indicadores emocionais no desenho da figura humana foi realizada. A amostra foi composta por 2.206 desenhos, realizados por crianças de 5 aos 11 anos (695 sexo feminino, 408 sexo masculino), que não apresentavam distúrbios clínicos. Dois sistemas de correção foram empregados, o de Naglieri, McNeish e Bardos (avaliação emocional) e o de Wechsler (avaliação cognitiva). A análise da variância demonstrou a influência (p< 0,05) do sexo da criança, idade, tipo da figura desenhada, tipo de escola e interação entre sexo, idade e tipo de figura tanto na pontuação emocional quanto na cognitiva. A pontuação emocional correlacionou-se negativamente (p< 0,01) com a cognitiva. Distintos pontos de corte são recomendados para subsidiar o psicodiagnóstico infantil. |
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