Investigação do controle por regras e do controle por histórias de reforço sobre o comportamento humano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000300012 |
Resumo: | Este estudo investigou, com 16 universitários, o papel da história de reforço e da densidade relativa de reforço no seguimento de regra. Utilizou-se um procedimento de escolha segundo o modelo, com 3 estímulos de comparação; a tarefa consistia em apontar cada um dos 3 estímulos de comparação, em seqüência, de acordo com a dimensão (Cor, Espessura ou Forma) em comum com o modelo. As Fases 1, 2, 3 e 4 eram iniciadas, respectivamente, por instruções mínimas, regra discrepante (especificava a seqüência FCE), correspondente (especificava EFC) e discrepante. A seqüência CEF era a única reforçada em todas as fases. Na Fase 3, EFC era reforçada concorrentemente com CEF (concorrente FR2 FR6 e concorrente FR6 FR2). Nenhuma outra seqüência era reforçada. Observou-se tanto controle por regras quanto pela história de reforço, sob condições específicas. Os resultados têm implicações para a distinção entre o comportamento controlado por regras e o controlado por contingências. |
id |
UFRGS-5_a0d99e72ab4bbd6aa1d3cd3fb01150d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722004000300012 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigação do controle por regras e do controle por histórias de reforço sobre o comportamento humanoRegrascontingênciashistórias experimentaisfreqüência relativa de reforçoprocedimento de escolha segundo o modeloestudantes universitáriosEste estudo investigou, com 16 universitários, o papel da história de reforço e da densidade relativa de reforço no seguimento de regra. Utilizou-se um procedimento de escolha segundo o modelo, com 3 estímulos de comparação; a tarefa consistia em apontar cada um dos 3 estímulos de comparação, em seqüência, de acordo com a dimensão (Cor, Espessura ou Forma) em comum com o modelo. As Fases 1, 2, 3 e 4 eram iniciadas, respectivamente, por instruções mínimas, regra discrepante (especificava a seqüência FCE), correspondente (especificava EFC) e discrepante. A seqüência CEF era a única reforçada em todas as fases. Na Fase 3, EFC era reforçada concorrentemente com CEF (concorrente FR2 FR6 e concorrente FR6 FR2). Nenhuma outra seqüência era reforçada. Observou-se tanto controle por regras quanto pela história de reforço, sob condições específicas. Os resultados têm implicações para a distinção entre o comportamento controlado por regras e o controlado por contingências.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000300012Psicologia: Reflexão e Crítica v.17 n.3 2004reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722004000300012info:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque,Luiz Carlos deMatos,Maria AméliaSouza,Deisy das Graças deParacampo,Carla Cristina Paivapor2005-01-31T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722004000300012Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2005-01-31T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação do controle por regras e do controle por histórias de reforço sobre o comportamento humano |
title |
Investigação do controle por regras e do controle por histórias de reforço sobre o comportamento humano |
spellingShingle |
Investigação do controle por regras e do controle por histórias de reforço sobre o comportamento humano Albuquerque,Luiz Carlos de Regras contingências histórias experimentais freqüência relativa de reforço procedimento de escolha segundo o modelo estudantes universitários |
title_short |
Investigação do controle por regras e do controle por histórias de reforço sobre o comportamento humano |
title_full |
Investigação do controle por regras e do controle por histórias de reforço sobre o comportamento humano |
title_fullStr |
Investigação do controle por regras e do controle por histórias de reforço sobre o comportamento humano |
title_full_unstemmed |
Investigação do controle por regras e do controle por histórias de reforço sobre o comportamento humano |
title_sort |
Investigação do controle por regras e do controle por histórias de reforço sobre o comportamento humano |
author |
Albuquerque,Luiz Carlos de |
author_facet |
Albuquerque,Luiz Carlos de Matos,Maria Amélia Souza,Deisy das Graças de Paracampo,Carla Cristina Paiva |
author_role |
author |
author2 |
Matos,Maria Amélia Souza,Deisy das Graças de Paracampo,Carla Cristina Paiva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque,Luiz Carlos de Matos,Maria Amélia Souza,Deisy das Graças de Paracampo,Carla Cristina Paiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Regras contingências histórias experimentais freqüência relativa de reforço procedimento de escolha segundo o modelo estudantes universitários |
topic |
Regras contingências histórias experimentais freqüência relativa de reforço procedimento de escolha segundo o modelo estudantes universitários |
description |
Este estudo investigou, com 16 universitários, o papel da história de reforço e da densidade relativa de reforço no seguimento de regra. Utilizou-se um procedimento de escolha segundo o modelo, com 3 estímulos de comparação; a tarefa consistia em apontar cada um dos 3 estímulos de comparação, em seqüência, de acordo com a dimensão (Cor, Espessura ou Forma) em comum com o modelo. As Fases 1, 2, 3 e 4 eram iniciadas, respectivamente, por instruções mínimas, regra discrepante (especificava a seqüência FCE), correspondente (especificava EFC) e discrepante. A seqüência CEF era a única reforçada em todas as fases. Na Fase 3, EFC era reforçada concorrentemente com CEF (concorrente FR2 FR6 e concorrente FR6 FR2). Nenhuma outra seqüência era reforçada. Observou-se tanto controle por regras quanto pela história de reforço, sob condições específicas. Os resultados têm implicações para a distinção entre o comportamento controlado por regras e o controlado por contingências. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000300012 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000300012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722004000300012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.17 n.3 2004 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134862706114560 |