Investigação do controle por regras e do controle por histórias de reforço sobre o comportamento humano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque,Luiz Carlos de
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Matos,Maria Amélia, Souza,Deisy das Graças de, Paracampo,Carla Cristina Paiva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000300012
Resumo: Este estudo investigou, com 16 universitários, o papel da história de reforço e da densidade relativa de reforço no seguimento de regra. Utilizou-se um procedimento de escolha segundo o modelo, com 3 estímulos de comparação; a tarefa consistia em apontar cada um dos 3 estímulos de comparação, em seqüência, de acordo com a dimensão (Cor, Espessura ou Forma) em comum com o modelo. As Fases 1, 2, 3 e 4 eram iniciadas, respectivamente, por instruções mínimas, regra discrepante (especificava a seqüência FCE), correspondente (especificava EFC) e discrepante. A seqüência CEF era a única reforçada em todas as fases. Na Fase 3, EFC era reforçada concorrentemente com CEF (concorrente FR2 FR6 e concorrente FR6 FR2). Nenhuma outra seqüência era reforçada. Observou-se tanto controle por regras quanto pela história de reforço, sob condições específicas. Os resultados têm implicações para a distinção entre o comportamento controlado por regras e o controlado por contingências.
id UFRGS-5_a0d99e72ab4bbd6aa1d3cd3fb01150d8
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722004000300012
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Investigação do controle por regras e do controle por histórias de reforço sobre o comportamento humanoRegrascontingênciashistórias experimentaisfreqüência relativa de reforçoprocedimento de escolha segundo o modeloestudantes universitáriosEste estudo investigou, com 16 universitários, o papel da história de reforço e da densidade relativa de reforço no seguimento de regra. Utilizou-se um procedimento de escolha segundo o modelo, com 3 estímulos de comparação; a tarefa consistia em apontar cada um dos 3 estímulos de comparação, em seqüência, de acordo com a dimensão (Cor, Espessura ou Forma) em comum com o modelo. As Fases 1, 2, 3 e 4 eram iniciadas, respectivamente, por instruções mínimas, regra discrepante (especificava a seqüência FCE), correspondente (especificava EFC) e discrepante. A seqüência CEF era a única reforçada em todas as fases. Na Fase 3, EFC era reforçada concorrentemente com CEF (concorrente FR2 FR6 e concorrente FR6 FR2). Nenhuma outra seqüência era reforçada. Observou-se tanto controle por regras quanto pela história de reforço, sob condições específicas. Os resultados têm implicações para a distinção entre o comportamento controlado por regras e o controlado por contingências.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000300012Psicologia: Reflexão e Crítica v.17 n.3 2004reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722004000300012info:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque,Luiz Carlos deMatos,Maria AméliaSouza,Deisy das Graças deParacampo,Carla Cristina Paivapor2005-01-31T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722004000300012Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2005-01-31T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigação do controle por regras e do controle por histórias de reforço sobre o comportamento humano
title Investigação do controle por regras e do controle por histórias de reforço sobre o comportamento humano
spellingShingle Investigação do controle por regras e do controle por histórias de reforço sobre o comportamento humano
Albuquerque,Luiz Carlos de
Regras
contingências
histórias experimentais
freqüência relativa de reforço
procedimento de escolha segundo o modelo
estudantes universitários
title_short Investigação do controle por regras e do controle por histórias de reforço sobre o comportamento humano
title_full Investigação do controle por regras e do controle por histórias de reforço sobre o comportamento humano
title_fullStr Investigação do controle por regras e do controle por histórias de reforço sobre o comportamento humano
title_full_unstemmed Investigação do controle por regras e do controle por histórias de reforço sobre o comportamento humano
title_sort Investigação do controle por regras e do controle por histórias de reforço sobre o comportamento humano
author Albuquerque,Luiz Carlos de
author_facet Albuquerque,Luiz Carlos de
Matos,Maria Amélia
Souza,Deisy das Graças de
Paracampo,Carla Cristina Paiva
author_role author
author2 Matos,Maria Amélia
Souza,Deisy das Graças de
Paracampo,Carla Cristina Paiva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque,Luiz Carlos de
Matos,Maria Amélia
Souza,Deisy das Graças de
Paracampo,Carla Cristina Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv Regras
contingências
histórias experimentais
freqüência relativa de reforço
procedimento de escolha segundo o modelo
estudantes universitários
topic Regras
contingências
histórias experimentais
freqüência relativa de reforço
procedimento de escolha segundo o modelo
estudantes universitários
description Este estudo investigou, com 16 universitários, o papel da história de reforço e da densidade relativa de reforço no seguimento de regra. Utilizou-se um procedimento de escolha segundo o modelo, com 3 estímulos de comparação; a tarefa consistia em apontar cada um dos 3 estímulos de comparação, em seqüência, de acordo com a dimensão (Cor, Espessura ou Forma) em comum com o modelo. As Fases 1, 2, 3 e 4 eram iniciadas, respectivamente, por instruções mínimas, regra discrepante (especificava a seqüência FCE), correspondente (especificava EFC) e discrepante. A seqüência CEF era a única reforçada em todas as fases. Na Fase 3, EFC era reforçada concorrentemente com CEF (concorrente FR2 FR6 e concorrente FR6 FR2). Nenhuma outra seqüência era reforçada. Observou-se tanto controle por regras quanto pela história de reforço, sob condições específicas. Os resultados têm implicações para a distinção entre o comportamento controlado por regras e o controlado por contingências.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000300012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000300012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722004000300012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.17 n.3 2004
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134862706114560