Estudo de caso do uso da Realidade Aumentada no setor de EAD do CESUP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Eduardo Luis
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Grassi, André, Piccoli, Leonardo, Timm, Maria Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/18889
Resumo: Neste trabalho é apresentado um estudo sobre o uso da realidade aumentada como ferramenta auxiliar ao vídeo educacional. Foram feitos experimentos dentro da estrutura já existente no CESUP/UFRGS (Centro de Supercomputação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) com câmeras controladas com joystick e através de uma mesa de apresentação de documentos. Foi produzido um vídeo de caráter exploratório e demonstrativo sobre o uso da RA (Realidade Aumentada) como tecnologia educacional para a criação de uma rede adicional para o Supercomputador do CESUP/UFRGS. Os experimentos mostram que o emprego da RA na área de educação e treinamento apresenta um grande potencial de auxiliar o processo de construção do conhecimento dos usuários.
id UFRGS-7_112d365c5df41496d01016e06f5ec13f
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/18889
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Estudo de caso do uso da Realidade Aumentada no setor de EAD do CESUPrealidade aumentadatecnologias educacionaiseducação à distânciavídeo educacionalRealidade Aumentada e Vídeo EducacionalNeste trabalho é apresentado um estudo sobre o uso da realidade aumentada como ferramenta auxiliar ao vídeo educacional. Foram feitos experimentos dentro da estrutura já existente no CESUP/UFRGS (Centro de Supercomputação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) com câmeras controladas com joystick e através de uma mesa de apresentação de documentos. Foi produzido um vídeo de caráter exploratório e demonstrativo sobre o uso da RA (Realidade Aumentada) como tecnologia educacional para a criação de uma rede adicional para o Supercomputador do CESUP/UFRGS. Os experimentos mostram que o emprego da RA na área de educação e treinamento apresenta um grande potencial de auxiliar o processo de construção do conhecimento dos usuários.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTipoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/1888910.22456/1982-1654.18889Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 2 (2014): Information Technology, Teaching and Learning, EJAInformática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 2 (2014): Tecnologia da Informação, Ensino e Aprendizagem, EJA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/18889/32520Schneider, Eduardo LuisGrassi, AndréPiccoli, LeonardoTimm, Maria Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-28T21:57:47Zoai:seer.ufrgs.br:article/18889Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2014-12-28T21:57:47Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de caso do uso da Realidade Aumentada no setor de EAD do CESUP
title Estudo de caso do uso da Realidade Aumentada no setor de EAD do CESUP
spellingShingle Estudo de caso do uso da Realidade Aumentada no setor de EAD do CESUP
Schneider, Eduardo Luis
realidade aumentada
tecnologias educacionais
educação à distância
vídeo educacional
Realidade Aumentada e Vídeo Educacional
title_short Estudo de caso do uso da Realidade Aumentada no setor de EAD do CESUP
title_full Estudo de caso do uso da Realidade Aumentada no setor de EAD do CESUP
title_fullStr Estudo de caso do uso da Realidade Aumentada no setor de EAD do CESUP
title_full_unstemmed Estudo de caso do uso da Realidade Aumentada no setor de EAD do CESUP
title_sort Estudo de caso do uso da Realidade Aumentada no setor de EAD do CESUP
author Schneider, Eduardo Luis
author_facet Schneider, Eduardo Luis
Grassi, André
Piccoli, Leonardo
Timm, Maria Isabel
author_role author
author2 Grassi, André
Piccoli, Leonardo
Timm, Maria Isabel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Eduardo Luis
Grassi, André
Piccoli, Leonardo
Timm, Maria Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv realidade aumentada
tecnologias educacionais
educação à distância
vídeo educacional
Realidade Aumentada e Vídeo Educacional
topic realidade aumentada
tecnologias educacionais
educação à distância
vídeo educacional
Realidade Aumentada e Vídeo Educacional
description Neste trabalho é apresentado um estudo sobre o uso da realidade aumentada como ferramenta auxiliar ao vídeo educacional. Foram feitos experimentos dentro da estrutura já existente no CESUP/UFRGS (Centro de Supercomputação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) com câmeras controladas com joystick e através de uma mesa de apresentação de documentos. Foi produzido um vídeo de caráter exploratório e demonstrativo sobre o uso da RA (Realidade Aumentada) como tecnologia educacional para a criação de uma rede adicional para o Supercomputador do CESUP/UFRGS. Os experimentos mostram que o emprego da RA na área de educação e treinamento apresenta um grande potencial de auxiliar o processo de construção do conhecimento dos usuários.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Tipo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/18889
10.22456/1982-1654.18889
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/18889
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.18889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/18889/32520
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 2 (2014): Information Technology, Teaching and Learning, EJA
Informática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 2 (2014): Tecnologia da Informação, Ensino e Aprendizagem, EJA
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182562103296