Interdisciplinaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8172 |
Resumo: | Esse artigo aponta para a necessidade de uma aprendizagem da transdisciplinaridade e de quanto ela exige de tempo, implicação e compromisso dos pesquisadores e de suas instituições. Destaca a idéia de transgressão contida na palavra, como também a define como o que está entre, através e além das disciplinas. Atividade liminar ou de passagem, a transdisciplinaridade é aqui descrita em diversas de suas características, apresentadas pela “Carta da Transdisciplinaridade” (nov./1994). Relata as reflexões que geraram o Projeto Tecnologias Digitais e Antropologia (TDA), desenvolvido em uma parceria Portugal-Brasil entre o CEMRI (Laboratório de Antropologia Visual da Universidade Aberta de Portugal) e o NuPH (Núcleo de Pesquisa em Hipermídia da Universidade Católica de São Paulo) e o Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie e todos os desenvolvimentos pretendidos, como uma práxis em germe da transdisciplinaridade. |
id |
UFRGS-7_1ce27d2ffe346df61d801751c821d9b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/8172 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
InterdisciplinaridadeInterdisciplinaridade.Transdisciplinaridade. Reflexividade.Interculturalidade. Projeto Tecnologias Digitais e Antropologia.Esse artigo aponta para a necessidade de uma aprendizagem da transdisciplinaridade e de quanto ela exige de tempo, implicação e compromisso dos pesquisadores e de suas instituições. Destaca a idéia de transgressão contida na palavra, como também a define como o que está entre, através e além das disciplinas. Atividade liminar ou de passagem, a transdisciplinaridade é aqui descrita em diversas de suas características, apresentadas pela “Carta da Transdisciplinaridade” (nov./1994). Relata as reflexões que geraram o Projeto Tecnologias Digitais e Antropologia (TDA), desenvolvido em uma parceria Portugal-Brasil entre o CEMRI (Laboratório de Antropologia Visual da Universidade Aberta de Portugal) e o NuPH (Núcleo de Pesquisa em Hipermídia da Universidade Católica de São Paulo) e o Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie e todos os desenvolvimentos pretendidos, como uma práxis em germe da transdisciplinaridade.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2005-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/817210.22456/1982-1654.8172Computers in education: theory & practice; Vol. 8 No. 2 (2005): Interdisciplinary ReflectionsInformática na educação: teoria & prática; v. 8 n. 2 (2005): Reflexões Interdisciplinares1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8172/4858Ribeiro, José da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T13:26:12Zoai:seer.ufrgs.br:article/8172Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-24T13:26:12Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade |
title |
Interdisciplinaridade |
spellingShingle |
Interdisciplinaridade Ribeiro, José da Silva Interdisciplinaridade.Transdisciplinaridade. Reflexividade.Interculturalidade. Projeto Tecnologias Digitais e Antropologia. |
title_short |
Interdisciplinaridade |
title_full |
Interdisciplinaridade |
title_fullStr |
Interdisciplinaridade |
title_full_unstemmed |
Interdisciplinaridade |
title_sort |
Interdisciplinaridade |
author |
Ribeiro, José da Silva |
author_facet |
Ribeiro, José da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, José da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade.Transdisciplinaridade. Reflexividade.Interculturalidade. Projeto Tecnologias Digitais e Antropologia. |
topic |
Interdisciplinaridade.Transdisciplinaridade. Reflexividade.Interculturalidade. Projeto Tecnologias Digitais e Antropologia. |
description |
Esse artigo aponta para a necessidade de uma aprendizagem da transdisciplinaridade e de quanto ela exige de tempo, implicação e compromisso dos pesquisadores e de suas instituições. Destaca a idéia de transgressão contida na palavra, como também a define como o que está entre, através e além das disciplinas. Atividade liminar ou de passagem, a transdisciplinaridade é aqui descrita em diversas de suas características, apresentadas pela “Carta da Transdisciplinaridade” (nov./1994). Relata as reflexões que geraram o Projeto Tecnologias Digitais e Antropologia (TDA), desenvolvido em uma parceria Portugal-Brasil entre o CEMRI (Laboratório de Antropologia Visual da Universidade Aberta de Portugal) e o NuPH (Núcleo de Pesquisa em Hipermídia da Universidade Católica de São Paulo) e o Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie e todos os desenvolvimentos pretendidos, como uma práxis em germe da transdisciplinaridade. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8172 10.22456/1982-1654.8172 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8172 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.8172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8172/4858 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 8 No. 2 (2005): Interdisciplinary Reflections Informática na educação: teoria & prática; v. 8 n. 2 (2005): Reflexões Interdisciplinares 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766181661376512 |