Ferramentas Tecnológicas e Metodologias de Apoio à Aprendizagem Personalizada no Ensino Superior: uma Revisão Sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, José Luiz Machado
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: da Conceição, Arlindo Flavio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86226
Resumo: Tecnologias educacionais e e-learning são facilitadores da personalização do processo de aprendizagem e da promoção do self-paced learning. O objetivo deste estudo é analisar os desafios e os pontos positivos das implementações e modelos que abordam esses conceitos e propor funcionalidades para uma ferramenta de apoio à aprendizagem. Para isso, foi feita uma revisão sistemática da literatura seguindo a metodologia de Kitchenham. Foram selecionados 31 artigos de 4 bases internacionais, os quais foram classificados segundo conceitos, metodologias, plataformas, pontos positivos e desafios apresentados. A análise indicou o blended learning como metodologia mais abordada, a flexibilidade como ponto positivo mais citado e a falta de interação como maior desafio encontrado. Os resultados mostraram que há elementos de e-learning presentes em universidades do mundo todo e que ferramentas tecnológicas de apoio são eficientes na personalização e melhoria do processo de aprendizagem.
id UFRGS-7_2954481c097d8780682fd1fe720823c6
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/86226
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Ferramentas Tecnológicas e Metodologias de Apoio à Aprendizagem Personalizada no Ensino Superior: uma Revisão SistemáticaEnsino SuperiorSelf-paced learningE-learningSelf-paced learning e aprendizagem personalizadaTecnologias educacionais e e-learning são facilitadores da personalização do processo de aprendizagem e da promoção do self-paced learning. O objetivo deste estudo é analisar os desafios e os pontos positivos das implementações e modelos que abordam esses conceitos e propor funcionalidades para uma ferramenta de apoio à aprendizagem. Para isso, foi feita uma revisão sistemática da literatura seguindo a metodologia de Kitchenham. Foram selecionados 31 artigos de 4 bases internacionais, os quais foram classificados segundo conceitos, metodologias, plataformas, pontos positivos e desafios apresentados. A análise indicou o blended learning como metodologia mais abordada, a flexibilidade como ponto positivo mais citado e a falta de interação como maior desafio encontrado. Os resultados mostraram que há elementos de e-learning presentes em universidades do mundo todo e que ferramentas tecnológicas de apoio são eficientes na personalização e melhoria do processo de aprendizagem.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão sistemática da literaturaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8622610.22456/1982-1654.86226Computers in education: theory & practice; Vol. 21 No. 3 (2018): Processo Ensino-Aprendizagem, Mineração de Dados Educacionais, Recursos EducacionaisInformática na educação: teoria & prática; v. 21 n. 3 (2018): Processo Ensino-Aprendizagem, Mineração de Dados Educacionais, Recursos Educacionais1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86226/52127Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMorais, José Luiz Machadoda Conceição, Arlindo Flavio2022-01-06T18:27:23Zoai:seer.ufrgs.br:article/86226Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:27:23Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ferramentas Tecnológicas e Metodologias de Apoio à Aprendizagem Personalizada no Ensino Superior: uma Revisão Sistemática
title Ferramentas Tecnológicas e Metodologias de Apoio à Aprendizagem Personalizada no Ensino Superior: uma Revisão Sistemática
spellingShingle Ferramentas Tecnológicas e Metodologias de Apoio à Aprendizagem Personalizada no Ensino Superior: uma Revisão Sistemática
Morais, José Luiz Machado
Ensino Superior
Self-paced learning
E-learning
Self-paced learning e aprendizagem personalizada
title_short Ferramentas Tecnológicas e Metodologias de Apoio à Aprendizagem Personalizada no Ensino Superior: uma Revisão Sistemática
title_full Ferramentas Tecnológicas e Metodologias de Apoio à Aprendizagem Personalizada no Ensino Superior: uma Revisão Sistemática
title_fullStr Ferramentas Tecnológicas e Metodologias de Apoio à Aprendizagem Personalizada no Ensino Superior: uma Revisão Sistemática
title_full_unstemmed Ferramentas Tecnológicas e Metodologias de Apoio à Aprendizagem Personalizada no Ensino Superior: uma Revisão Sistemática
title_sort Ferramentas Tecnológicas e Metodologias de Apoio à Aprendizagem Personalizada no Ensino Superior: uma Revisão Sistemática
author Morais, José Luiz Machado
author_facet Morais, José Luiz Machado
da Conceição, Arlindo Flavio
author_role author
author2 da Conceição, Arlindo Flavio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, José Luiz Machado
da Conceição, Arlindo Flavio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Self-paced learning
E-learning
Self-paced learning e aprendizagem personalizada
topic Ensino Superior
Self-paced learning
E-learning
Self-paced learning e aprendizagem personalizada
description Tecnologias educacionais e e-learning são facilitadores da personalização do processo de aprendizagem e da promoção do self-paced learning. O objetivo deste estudo é analisar os desafios e os pontos positivos das implementações e modelos que abordam esses conceitos e propor funcionalidades para uma ferramenta de apoio à aprendizagem. Para isso, foi feita uma revisão sistemática da literatura seguindo a metodologia de Kitchenham. Foram selecionados 31 artigos de 4 bases internacionais, os quais foram classificados segundo conceitos, metodologias, plataformas, pontos positivos e desafios apresentados. A análise indicou o blended learning como metodologia mais abordada, a flexibilidade como ponto positivo mais citado e a falta de interação como maior desafio encontrado. Os resultados mostraram que há elementos de e-learning presentes em universidades do mundo todo e que ferramentas tecnológicas de apoio são eficientes na personalização e melhoria do processo de aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão sistemática da literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86226
10.22456/1982-1654.86226
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86226
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.86226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86226/52127
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 21 No. 3 (2018): Processo Ensino-Aprendizagem, Mineração de Dados Educacionais, Recursos Educacionais
Informática na educação: teoria & prática; v. 21 n. 3 (2018): Processo Ensino-Aprendizagem, Mineração de Dados Educacionais, Recursos Educacionais
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183638990848