Ferramentas Tecnológicas e Metodologias de Apoio à Aprendizagem Personalizada no Ensino Superior: uma Revisão Sistemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86226 |
Resumo: | Tecnologias educacionais e e-learning são facilitadores da personalização do processo de aprendizagem e da promoção do self-paced learning. O objetivo deste estudo é analisar os desafios e os pontos positivos das implementações e modelos que abordam esses conceitos e propor funcionalidades para uma ferramenta de apoio à aprendizagem. Para isso, foi feita uma revisão sistemática da literatura seguindo a metodologia de Kitchenham. Foram selecionados 31 artigos de 4 bases internacionais, os quais foram classificados segundo conceitos, metodologias, plataformas, pontos positivos e desafios apresentados. A análise indicou o blended learning como metodologia mais abordada, a flexibilidade como ponto positivo mais citado e a falta de interação como maior desafio encontrado. Os resultados mostraram que há elementos de e-learning presentes em universidades do mundo todo e que ferramentas tecnológicas de apoio são eficientes na personalização e melhoria do processo de aprendizagem. |
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Ferramentas Tecnológicas e Metodologias de Apoio à Aprendizagem Personalizada no Ensino Superior: uma Revisão SistemáticaEnsino SuperiorSelf-paced learningE-learningSelf-paced learning e aprendizagem personalizadaTecnologias educacionais e e-learning são facilitadores da personalização do processo de aprendizagem e da promoção do self-paced learning. O objetivo deste estudo é analisar os desafios e os pontos positivos das implementações e modelos que abordam esses conceitos e propor funcionalidades para uma ferramenta de apoio à aprendizagem. Para isso, foi feita uma revisão sistemática da literatura seguindo a metodologia de Kitchenham. Foram selecionados 31 artigos de 4 bases internacionais, os quais foram classificados segundo conceitos, metodologias, plataformas, pontos positivos e desafios apresentados. A análise indicou o blended learning como metodologia mais abordada, a flexibilidade como ponto positivo mais citado e a falta de interação como maior desafio encontrado. Os resultados mostraram que há elementos de e-learning presentes em universidades do mundo todo e que ferramentas tecnológicas de apoio são eficientes na personalização e melhoria do processo de aprendizagem.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão sistemática da literaturaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8622610.22456/1982-1654.86226Computers in education: theory & practice; Vol. 21 No. 3 (2018): Processo Ensino-Aprendizagem, Mineração de Dados Educacionais, Recursos EducacionaisInformática na educação: teoria & prática; v. 21 n. 3 (2018): Processo Ensino-Aprendizagem, Mineração de Dados Educacionais, Recursos Educacionais1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86226/52127Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMorais, José Luiz Machadoda Conceição, Arlindo Flavio2022-01-06T18:27:23Zoai:seer.ufrgs.br:article/86226Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:27:23Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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