Projeto de Objetos de Aprendizagem para Educação Profissional Contra a Vulnerabilidade Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Albuquerque, Rodney Cezar
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: de Lima, José Valdeni, Doll, Johannes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21939
Resumo: O presente artigo propõe apontar aspectos que devem ser observados no projeto e construção de Objetos de Aprendizagem (OA) para sujeitos adictos em crack, pós tratamento clínico e que se encontram em vulnerabilidade social. Tais aspectos foram construídos baseando-se em diversas pesquisas e entrevistas realizadas em uma investigação-piloto, objetivando balizar futuras pesquisas onde a aplicação das orientações contidas no objeto possam ou não colaborar na manutenção, retorno ou conquista de um posto de trabalho por parte do adicto. Sendo esse um significativo fator na ressocialização do sujeito, diminuindo suas recaídas e conseqüentemente fortalecendo a manutenção de sua abstinência. Os aspectos relevantes estarão demonstrados dentro do modelo OASIS – Objeto de Aprendizagem Significativa de Informação para Sociedade durante a construção de OA para este perfil.
id UFRGS-7_337b492e4d6f6240d4f2d8e8d4e4fdfd
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/21939
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Projeto de Objetos de Aprendizagem para Educação Profissional Contra a Vulnerabilidade SocialadictoscrackinterfaceOASISobjetos de aprendizagemProjeto e construção de Objetos de AprendizagemO presente artigo propõe apontar aspectos que devem ser observados no projeto e construção de Objetos de Aprendizagem (OA) para sujeitos adictos em crack, pós tratamento clínico e que se encontram em vulnerabilidade social. Tais aspectos foram construídos baseando-se em diversas pesquisas e entrevistas realizadas em uma investigação-piloto, objetivando balizar futuras pesquisas onde a aplicação das orientações contidas no objeto possam ou não colaborar na manutenção, retorno ou conquista de um posto de trabalho por parte do adicto. Sendo esse um significativo fator na ressocialização do sujeito, diminuindo suas recaídas e conseqüentemente fortalecendo a manutenção de sua abstinência. Os aspectos relevantes estarão demonstrados dentro do modelo OASIS – Objeto de Aprendizagem Significativa de Informação para Sociedade durante a construção de OA para este perfil.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2193910.22456/1982-1654.21939Computers in education: theory & practice; Vol. 14 No. 2 (2011): Data Mining, Distance Learning and Educational InterfacesInformática na educação: teoria & prática; v. 14 n. 2 (2011): Mineração de Dados, Ensino a Distância e Interfaces Educacionais1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21939/16846de Albuquerque, Rodney Cezarde Lima, José ValdeniDoll, Johannesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-03T17:23:43Zoai:seer.ufrgs.br:article/21939Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2012-05-03T17:23:43Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de Objetos de Aprendizagem para Educação Profissional Contra a Vulnerabilidade Social
title Projeto de Objetos de Aprendizagem para Educação Profissional Contra a Vulnerabilidade Social
spellingShingle Projeto de Objetos de Aprendizagem para Educação Profissional Contra a Vulnerabilidade Social
de Albuquerque, Rodney Cezar
adictos
crack
interface
OASIS
objetos de aprendizagem
Projeto e construção de Objetos de Aprendizagem
title_short Projeto de Objetos de Aprendizagem para Educação Profissional Contra a Vulnerabilidade Social
title_full Projeto de Objetos de Aprendizagem para Educação Profissional Contra a Vulnerabilidade Social
title_fullStr Projeto de Objetos de Aprendizagem para Educação Profissional Contra a Vulnerabilidade Social
title_full_unstemmed Projeto de Objetos de Aprendizagem para Educação Profissional Contra a Vulnerabilidade Social
title_sort Projeto de Objetos de Aprendizagem para Educação Profissional Contra a Vulnerabilidade Social
author de Albuquerque, Rodney Cezar
author_facet de Albuquerque, Rodney Cezar
de Lima, José Valdeni
Doll, Johannes
author_role author
author2 de Lima, José Valdeni
Doll, Johannes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Albuquerque, Rodney Cezar
de Lima, José Valdeni
Doll, Johannes
dc.subject.por.fl_str_mv adictos
crack
interface
OASIS
objetos de aprendizagem
Projeto e construção de Objetos de Aprendizagem
topic adictos
crack
interface
OASIS
objetos de aprendizagem
Projeto e construção de Objetos de Aprendizagem
description O presente artigo propõe apontar aspectos que devem ser observados no projeto e construção de Objetos de Aprendizagem (OA) para sujeitos adictos em crack, pós tratamento clínico e que se encontram em vulnerabilidade social. Tais aspectos foram construídos baseando-se em diversas pesquisas e entrevistas realizadas em uma investigação-piloto, objetivando balizar futuras pesquisas onde a aplicação das orientações contidas no objeto possam ou não colaborar na manutenção, retorno ou conquista de um posto de trabalho por parte do adicto. Sendo esse um significativo fator na ressocialização do sujeito, diminuindo suas recaídas e conseqüentemente fortalecendo a manutenção de sua abstinência. Os aspectos relevantes estarão demonstrados dentro do modelo OASIS – Objeto de Aprendizagem Significativa de Informação para Sociedade durante a construção de OA para este perfil.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21939
10.22456/1982-1654.21939
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21939
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.21939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21939/16846
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 14 No. 2 (2011): Data Mining, Distance Learning and Educational Interfaces
Informática na educação: teoria & prática; v. 14 n. 2 (2011): Mineração de Dados, Ensino a Distância e Interfaces Educacionais
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182605094912