Acessibilidade em redes sociais: em busca da inclusão digital no Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piovesan, Sandra Dutra
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Wagner, Rosana, Rodrigues, Lisete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43422
Resumo: A utilização de redes sociais cresce a cada dia. Usuários fazem uso das redes sociais para as mais diversas finalidades e estas representam uma forma de interação entre indivíduos, bem como trazem consigo uma série de informações e dados que podem ser utilizados para o desenvolvimento pessoal. Indivíduos que apresentam determinadas deficiência podem vir a ter dificuldade de acesso, pois algumas redes sociais não estão de acordo com as normas de acessibilidade. Neste sentido este artigo tem como objetivo realizar uma analise da acessibilidade das redes sociais através do uso de ferramentas, bem como propor algumas mudanças que possam vir a facilitar o acesso pelos indivíduos com deficiência.
id UFRGS-7_7923565ab2ba27f35d7665a6813eca8a
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/43422
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Acessibilidade em redes sociais: em busca da inclusão digital no FacebookRedes Sociais. Zona de Desenvolvimento Proximal. AcessibilidadeEducação EspecialA utilização de redes sociais cresce a cada dia. Usuários fazem uso das redes sociais para as mais diversas finalidades e estas representam uma forma de interação entre indivíduos, bem como trazem consigo uma série de informações e dados que podem ser utilizados para o desenvolvimento pessoal. Indivíduos que apresentam determinadas deficiência podem vir a ter dificuldade de acesso, pois algumas redes sociais não estão de acordo com as normas de acessibilidade. Neste sentido este artigo tem como objetivo realizar uma analise da acessibilidade das redes sociais através do uso de ferramentas, bem como propor algumas mudanças que possam vir a facilitar o acesso pelos indivíduos com deficiência.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4342210.22456/1982-1654.43422Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 2 (2013): Alternative Communication, Technology and Practice Assistive Social and PedagogicalInformática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 2 (2013): Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva, Práticas Sociais e Pedagógicas1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43422/28000Piovesan, Sandra DutraWagner, RosanaRodrigues, Liseteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-22T23:07:54Zoai:seer.ufrgs.br:article/43422Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2013-12-22T23:07:54Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Acessibilidade em redes sociais: em busca da inclusão digital no Facebook
title Acessibilidade em redes sociais: em busca da inclusão digital no Facebook
spellingShingle Acessibilidade em redes sociais: em busca da inclusão digital no Facebook
Piovesan, Sandra Dutra
Redes Sociais. Zona de Desenvolvimento Proximal. Acessibilidade
Educação Especial
title_short Acessibilidade em redes sociais: em busca da inclusão digital no Facebook
title_full Acessibilidade em redes sociais: em busca da inclusão digital no Facebook
title_fullStr Acessibilidade em redes sociais: em busca da inclusão digital no Facebook
title_full_unstemmed Acessibilidade em redes sociais: em busca da inclusão digital no Facebook
title_sort Acessibilidade em redes sociais: em busca da inclusão digital no Facebook
author Piovesan, Sandra Dutra
author_facet Piovesan, Sandra Dutra
Wagner, Rosana
Rodrigues, Lisete
author_role author
author2 Wagner, Rosana
Rodrigues, Lisete
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piovesan, Sandra Dutra
Wagner, Rosana
Rodrigues, Lisete
dc.subject.por.fl_str_mv Redes Sociais. Zona de Desenvolvimento Proximal. Acessibilidade
Educação Especial
topic Redes Sociais. Zona de Desenvolvimento Proximal. Acessibilidade
Educação Especial
description A utilização de redes sociais cresce a cada dia. Usuários fazem uso das redes sociais para as mais diversas finalidades e estas representam uma forma de interação entre indivíduos, bem como trazem consigo uma série de informações e dados que podem ser utilizados para o desenvolvimento pessoal. Indivíduos que apresentam determinadas deficiência podem vir a ter dificuldade de acesso, pois algumas redes sociais não estão de acordo com as normas de acessibilidade. Neste sentido este artigo tem como objetivo realizar uma analise da acessibilidade das redes sociais através do uso de ferramentas, bem como propor algumas mudanças que possam vir a facilitar o acesso pelos indivíduos com deficiência.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43422
10.22456/1982-1654.43422
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43422
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.43422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43422/28000
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 2 (2013): Alternative Communication, Technology and Practice Assistive Social and Pedagogical
Informática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 2 (2013): Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva, Práticas Sociais e Pedagógicas
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183080099840