Mapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Aline de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Hollerweger, Leonéia, Santos, Gabriela, Farias, Adriano F., Behar, Patricia A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/79624
Resumo: Sistemas de recomendação são facilitadores na seleção de informações relevantes e têm sido amplamente adotados em processos de ensino-aprendizagem. Com o mapeamento de 20 projetos aplicados ao campo educacional, são apresentadas análises quantitativas usando mineração de textos e qualitativas por classificação seguindo critérios previamente definidos. Os resultados demonstram aplicações em situações de aprendizagem como recomendação de recursos digitais, relacionadas ao estilo de aprendizagem e baseadas em capacidade e desempenho. Alguns projetos integrados a plataformas específicas usam dados de acesso a ferramentas sinalizando sugestões didáticas. A maioria dos estudos trata do apoio à Educação a Distância e são destinados ao Ensino Superior. As técnicas de recomendação mais utilizadas são a filtragem colaborativa, de conteúdo e híbrida. Este estudo contribuiu para a sistematização de recursos tecnológicos voltados à educação possibilitando a experimentação de outras formas de vivenciar o processo de ensino-aprendizagem por docentes e discentes.
id UFRGS-7_839be5604b2f4736e4cd0d1566c64d6f
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/79624
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Mapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiroSistemas de recomendaçãoEducaçãoAprendizagemEnsinoSistemas de recomendação são facilitadores na seleção de informações relevantes e têm sido amplamente adotados em processos de ensino-aprendizagem. Com o mapeamento de 20 projetos aplicados ao campo educacional, são apresentadas análises quantitativas usando mineração de textos e qualitativas por classificação seguindo critérios previamente definidos. Os resultados demonstram aplicações em situações de aprendizagem como recomendação de recursos digitais, relacionadas ao estilo de aprendizagem e baseadas em capacidade e desempenho. Alguns projetos integrados a plataformas específicas usam dados de acesso a ferramentas sinalizando sugestões didáticas. A maioria dos estudos trata do apoio à Educação a Distância e são destinados ao Ensino Superior. As técnicas de recomendação mais utilizadas são a filtragem colaborativa, de conteúdo e híbrida. Este estudo contribuiu para a sistematização de recursos tecnológicos voltados à educação possibilitando a experimentação de outras formas de vivenciar o processo de ensino-aprendizagem por docentes e discentes.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7962410.22456/1982-1654.79624Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 3 set/dez (2017): JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃOInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 3 set/dez (2017): JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/79624/47112Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Aline deHollerweger, LeonéiaSantos, GabrielaFarias, Adriano F.Behar, Patricia A.2022-01-06T18:35:11Zoai:seer.ufrgs.br:article/79624Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:35:11Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiro
title Mapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiro
spellingShingle Mapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiro
Campos, Aline de
Sistemas de recomendação
Educação
Aprendizagem
Ensino
title_short Mapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiro
title_full Mapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiro
title_fullStr Mapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiro
title_full_unstemmed Mapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiro
title_sort Mapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiro
author Campos, Aline de
author_facet Campos, Aline de
Hollerweger, Leonéia
Santos, Gabriela
Farias, Adriano F.
Behar, Patricia A.
author_role author
author2 Hollerweger, Leonéia
Santos, Gabriela
Farias, Adriano F.
Behar, Patricia A.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Aline de
Hollerweger, Leonéia
Santos, Gabriela
Farias, Adriano F.
Behar, Patricia A.
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas de recomendação
Educação
Aprendizagem
Ensino
topic Sistemas de recomendação
Educação
Aprendizagem
Ensino
description Sistemas de recomendação são facilitadores na seleção de informações relevantes e têm sido amplamente adotados em processos de ensino-aprendizagem. Com o mapeamento de 20 projetos aplicados ao campo educacional, são apresentadas análises quantitativas usando mineração de textos e qualitativas por classificação seguindo critérios previamente definidos. Os resultados demonstram aplicações em situações de aprendizagem como recomendação de recursos digitais, relacionadas ao estilo de aprendizagem e baseadas em capacidade e desempenho. Alguns projetos integrados a plataformas específicas usam dados de acesso a ferramentas sinalizando sugestões didáticas. A maioria dos estudos trata do apoio à Educação a Distância e são destinados ao Ensino Superior. As técnicas de recomendação mais utilizadas são a filtragem colaborativa, de conteúdo e híbrida. Este estudo contribuiu para a sistematização de recursos tecnológicos voltados à educação possibilitando a experimentação de outras formas de vivenciar o processo de ensino-aprendizagem por docentes e discentes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/79624
10.22456/1982-1654.79624
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/79624
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.79624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/79624/47112
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 3 set/dez (2017): JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO
Informática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 3 set/dez (2017): JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1789438655081742336