Mapas conceituais e o jogo: estratégias pedagógicas de ensino e aprendizagem de Bioquímica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4940 |
Resumo: | O artigo relata e analisa a utilizaÁ„o de mapas conceituais aplicados ‡ avaliaÁ„o de conceitos aprendidos com o uso do jogo Diagrama MetabÛlico Din‚mico (DMD) na disciplina de BioquÌmica da FundaÁ„o Faculdade Federal de CiÍncias MÈdicas de Porto Alegre. Explora a validade do uso do mapa conceitual como ferramenta pedagÛgica, pelo estudante, na modelagem dos conceitos e autoavaliaÁ„ o; e pelo professor, no acompanhamento e avaliaÁ„o do processo de aquisiÁ„o de conhecimento pelo aluno. Cada participante, individualmente, construiu um mapa conceitual inicial, sobre um determinado metabÛlito indicado pelo professor. Em seguida, participou de uma atividade em grupo, montando, de forma colaborativa e cooperativa, um jogo sobre este metabÛlito e apÛs construiu, individualmente, novo mapa conceitual. Uma an·lise qualitativa comparativa foi feita entre os mapas conceituais inicial e final de cada participante. O inicial foi usado como indicador do conhecimento prÈvio do participante sobre o assunto trabalhado e o final para verificar a expans„o dos conceitos processados pelo aluno apÛs o jogo. Foram considerados os seguintes pontos: predomin‚ncia do car·ter associativo ou classificatÛrio; conceitos e relaÁ?es corretas; n?mero de relaÁ?es. Os mapas iniciais indicaram que todos os alunos possuÌam algum esquema mental prÈvio sobre o conceito proposto. Todos os mapas conceituais finais indicaram expans„o de conceitos em relaÁ„o aos mapas iniciais, o que pode ser percebido atÈ mesmo pela observaÁ„o do tamanho dos grafos. A observaÁ„o puramente visual comparativa entre os mapas mostra que houve uma agregaÁ„o de novos elementos. Evidenciou-se a predomin‚ncia do car·ter associativo em relaÁ„o ao car·ter classificatÛrio. Os resultados apresentados sugerem a validade do uso do mapa conceitual como estratÈgia de acompanhamento do processo cognitivo, pelo professor e pelo prÛprio aluno. |
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