As mídias sociais no contexto da educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Celestino, Marcelo Salvador
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Colloca, Nicolas Antonio Messias dos Santos, Ananias Junior, Luiz Francisco, Albino, João Pedro, Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/91646
Resumo: A pesquisa aqui relatada analisou ferramentas para suporte educacional com potencial para promover práticas colaborativas e interativas e traçou um panorama quantitativo sobre as principais mídias sociais utilizadas por professores e estudantes de nível superior da macrorregião de Bauru. Este trabalho também objetivou compreender o valor e a apropriação de tais mídias no contexto educacional dos envolvidos. Para tanto, foi aplicado um Survey entre professores e estudantes do ensino superior que permitisse conhecer as preferências em relação às mídias sociais utilizadas por este público. Os resultados apontaram que a maioria dos participantes acredita que as mídias poderiam ser utilizadas como recurso didático-pedagógico (59,3%) e que são excelentes ferramentas para troca de informações entre os envolvidos no processo educacional (61,1%).
id UFRGS-7_90ed7471ee614b4db7494f70acc83235
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/91646
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling As mídias sociais no contexto da educação superiorTecnologia educacional. Educação pela mídia. Ensino superior.Educação superior na sociedade da informaçãoA pesquisa aqui relatada analisou ferramentas para suporte educacional com potencial para promover práticas colaborativas e interativas e traçou um panorama quantitativo sobre as principais mídias sociais utilizadas por professores e estudantes de nível superior da macrorregião de Bauru. Este trabalho também objetivou compreender o valor e a apropriação de tais mídias no contexto educacional dos envolvidos. Para tanto, foi aplicado um Survey entre professores e estudantes do ensino superior que permitisse conhecer as preferências em relação às mídias sociais utilizadas por este público. Os resultados apontaram que a maioria dos participantes acredita que as mídias poderiam ser utilizadas como recurso didático-pedagógico (59,3%) e que são excelentes ferramentas para troca de informações entre os envolvidos no processo educacional (61,1%).Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAplicação de Surveyapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9164610.22456/1982-1654.91646Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes SociaisInformática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/91646/54539Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCelestino, Marcelo SalvadorColloca, Nicolas Antonio Messias dos SantosAnanias Junior, Luiz FranciscoAlbino, João PedroValente, Vânia Cristina Pires Nogueira2021-03-14T20:40:42Zoai:seer.ufrgs.br:article/91646Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-03-14T20:40:42Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv As mídias sociais no contexto da educação superior
title As mídias sociais no contexto da educação superior
spellingShingle As mídias sociais no contexto da educação superior
Celestino, Marcelo Salvador
Tecnologia educacional. Educação pela mídia. Ensino superior.
Educação superior na sociedade da informação
title_short As mídias sociais no contexto da educação superior
title_full As mídias sociais no contexto da educação superior
title_fullStr As mídias sociais no contexto da educação superior
title_full_unstemmed As mídias sociais no contexto da educação superior
title_sort As mídias sociais no contexto da educação superior
author Celestino, Marcelo Salvador
author_facet Celestino, Marcelo Salvador
Colloca, Nicolas Antonio Messias dos Santos
Ananias Junior, Luiz Francisco
Albino, João Pedro
Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira
author_role author
author2 Colloca, Nicolas Antonio Messias dos Santos
Ananias Junior, Luiz Francisco
Albino, João Pedro
Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Celestino, Marcelo Salvador
Colloca, Nicolas Antonio Messias dos Santos
Ananias Junior, Luiz Francisco
Albino, João Pedro
Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional. Educação pela mídia. Ensino superior.
Educação superior na sociedade da informação
topic Tecnologia educacional. Educação pela mídia. Ensino superior.
Educação superior na sociedade da informação
description A pesquisa aqui relatada analisou ferramentas para suporte educacional com potencial para promover práticas colaborativas e interativas e traçou um panorama quantitativo sobre as principais mídias sociais utilizadas por professores e estudantes de nível superior da macrorregião de Bauru. Este trabalho também objetivou compreender o valor e a apropriação de tais mídias no contexto educacional dos envolvidos. Para tanto, foi aplicado um Survey entre professores e estudantes do ensino superior que permitisse conhecer as preferências em relação às mídias sociais utilizadas por este público. Os resultados apontaram que a maioria dos participantes acredita que as mídias poderiam ser utilizadas como recurso didático-pedagógico (59,3%) e que são excelentes ferramentas para troca de informações entre os envolvidos no processo educacional (61,1%).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Aplicação de Survey
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/91646
10.22456/1982-1654.91646
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/91646
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.91646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/91646/54539
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais
Informática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766184129724416