Práticas pedagógicas com recursos digitais: instrucionistas ou construtivistas?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/71743 |
Resumo: | O conhecimento de como Recursos digitais (RD) estão sendo usados didaticamente pode auxiliar na visualização de novas práticas e a repensar programas de formação para o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino. O estudo teve como objetivos identificar quais são os RD utilizados por 81 professores de Ensino Fundamental e Médio das disciplinas Ciências, Biologia, Física, Química e Matemática; como eles os encontram; qual a principal finalidade com que os utilizam e quais as práticas pedagógicas adotadas. Os dados foram coletados por meio de um questionário e analisados quantitativa e qualitativamente. Os professores têm se apropriado de RD desenvolvidos por instituições governamentais, localizando-os principalmente via buscadores, sendo vídeo o RD mais utilizado. Os RD são utilizados sobretudo para motivar os alunos. As abordagens instrucionista e construtivista vem sendo adotadas, com predominância da construtivista. O estudo revela mudanças nas práticas pedagógicas com o uso de TDIC. Os professores têm reconhecido a importância de abordagens que envolvam a exploração de TDIC não apenas por eles, mas também pelos alunos. |
id |
UFRGS-7_97ece94eec18f407f8c836a46bd38c1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/71743 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas pedagógicas com recursos digitais: instrucionistas ou construtivistas?Recursos educacionais digitaisPráticas pedagógicasTecnologias de Informação e Comunicação no ensinoTecnologias de Informação e Comunicação no ensinoO conhecimento de como Recursos digitais (RD) estão sendo usados didaticamente pode auxiliar na visualização de novas práticas e a repensar programas de formação para o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino. O estudo teve como objetivos identificar quais são os RD utilizados por 81 professores de Ensino Fundamental e Médio das disciplinas Ciências, Biologia, Física, Química e Matemática; como eles os encontram; qual a principal finalidade com que os utilizam e quais as práticas pedagógicas adotadas. Os dados foram coletados por meio de um questionário e analisados quantitativa e qualitativamente. Os professores têm se apropriado de RD desenvolvidos por instituições governamentais, localizando-os principalmente via buscadores, sendo vídeo o RD mais utilizado. Os RD são utilizados sobretudo para motivar os alunos. As abordagens instrucionista e construtivista vem sendo adotadas, com predominância da construtivista. O estudo revela mudanças nas práticas pedagógicas com o uso de TDIC. Os professores têm reconhecido a importância de abordagens que envolvam a exploração de TDIC não apenas por eles, mas também pelos alunos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionOs dados foram coletados por meio de um questionário com questões fechadas e abertas, tendo sido analisados quantitativa e qualitativamente.application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7174310.22456/1982-1654.71743Computers in education: theory & practice; Vol. 21 No. 3 (2018): Processo Ensino-Aprendizagem, Mineração de Dados Educacionais, Recursos EducacionaisInformática na educação: teoria & prática; v. 21 n. 3 (2018): Processo Ensino-Aprendizagem, Mineração de Dados Educacionais, Recursos Educacionais1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/71743/52122Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAugusto Alvarenga, Cacilda Encarnação2022-01-06T18:27:23Zoai:seer.ufrgs.br:article/71743Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:27:23Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas com recursos digitais: instrucionistas ou construtivistas? |
title |
Práticas pedagógicas com recursos digitais: instrucionistas ou construtivistas? |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas com recursos digitais: instrucionistas ou construtivistas? Augusto Alvarenga, Cacilda Encarnação Recursos educacionais digitais Práticas pedagógicas Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino |
title_short |
Práticas pedagógicas com recursos digitais: instrucionistas ou construtivistas? |
title_full |
Práticas pedagógicas com recursos digitais: instrucionistas ou construtivistas? |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas com recursos digitais: instrucionistas ou construtivistas? |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas com recursos digitais: instrucionistas ou construtivistas? |
title_sort |
Práticas pedagógicas com recursos digitais: instrucionistas ou construtivistas? |
author |
Augusto Alvarenga, Cacilda Encarnação |
author_facet |
Augusto Alvarenga, Cacilda Encarnação |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Augusto Alvarenga, Cacilda Encarnação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recursos educacionais digitais Práticas pedagógicas Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino |
topic |
Recursos educacionais digitais Práticas pedagógicas Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino |
description |
O conhecimento de como Recursos digitais (RD) estão sendo usados didaticamente pode auxiliar na visualização de novas práticas e a repensar programas de formação para o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino. O estudo teve como objetivos identificar quais são os RD utilizados por 81 professores de Ensino Fundamental e Médio das disciplinas Ciências, Biologia, Física, Química e Matemática; como eles os encontram; qual a principal finalidade com que os utilizam e quais as práticas pedagógicas adotadas. Os dados foram coletados por meio de um questionário e analisados quantitativa e qualitativamente. Os professores têm se apropriado de RD desenvolvidos por instituições governamentais, localizando-os principalmente via buscadores, sendo vídeo o RD mais utilizado. Os RD são utilizados sobretudo para motivar os alunos. As abordagens instrucionista e construtivista vem sendo adotadas, com predominância da construtivista. O estudo revela mudanças nas práticas pedagógicas com o uso de TDIC. Os professores têm reconhecido a importância de abordagens que envolvam a exploração de TDIC não apenas por eles, mas também pelos alunos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Os dados foram coletados por meio de um questionário com questões fechadas e abertas, tendo sido analisados quantitativa e qualitativamente. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/71743 10.22456/1982-1654.71743 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/71743 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.71743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/71743/52122 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 21 No. 3 (2018): Processo Ensino-Aprendizagem, Mineração de Dados Educacionais, Recursos Educacionais Informática na educação: teoria & prática; v. 21 n. 3 (2018): Processo Ensino-Aprendizagem, Mineração de Dados Educacionais, Recursos Educacionais 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183507918848 |