Práticas pedagógicas com recursos digitais: instrucionistas ou construtivistas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusto Alvarenga, Cacilda Encarnação
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/71743
Resumo: O conhecimento de como Recursos digitais (RD) estão sendo usados didaticamente pode auxiliar na visualização de novas práticas e a repensar programas de formação para o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino. O estudo teve como objetivos identificar quais são os RD utilizados por 81 professores de Ensino Fundamental e Médio das disciplinas Ciências, Biologia, Física, Química e Matemática; como eles os encontram; qual a principal finalidade com que os utilizam e quais as práticas pedagógicas adotadas. Os dados foram coletados por meio de um questionário e analisados quantitativa e qualitativamente. Os professores têm se apropriado de RD desenvolvidos por instituições governamentais, localizando-os principalmente via buscadores, sendo vídeo o RD mais utilizado. Os RD são utilizados sobretudo para motivar os alunos. As abordagens instrucionista e construtivista vem sendo adotadas, com predominância da construtivista. O estudo revela mudanças nas práticas pedagógicas com o uso de TDIC. Os professores têm reconhecido a importância de abordagens que envolvam a exploração de TDIC não apenas por eles, mas também pelos alunos.
id UFRGS-7_97ece94eec18f407f8c836a46bd38c1e
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/71743
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Práticas pedagógicas com recursos digitais: instrucionistas ou construtivistas?Recursos educacionais digitaisPráticas pedagógicasTecnologias de Informação e Comunicação no ensinoTecnologias de Informação e Comunicação no ensinoO conhecimento de como Recursos digitais (RD) estão sendo usados didaticamente pode auxiliar na visualização de novas práticas e a repensar programas de formação para o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino. O estudo teve como objetivos identificar quais são os RD utilizados por 81 professores de Ensino Fundamental e Médio das disciplinas Ciências, Biologia, Física, Química e Matemática; como eles os encontram; qual a principal finalidade com que os utilizam e quais as práticas pedagógicas adotadas. Os dados foram coletados por meio de um questionário e analisados quantitativa e qualitativamente. Os professores têm se apropriado de RD desenvolvidos por instituições governamentais, localizando-os principalmente via buscadores, sendo vídeo o RD mais utilizado. Os RD são utilizados sobretudo para motivar os alunos. As abordagens instrucionista e construtivista vem sendo adotadas, com predominância da construtivista. O estudo revela mudanças nas práticas pedagógicas com o uso de TDIC. Os professores têm reconhecido a importância de abordagens que envolvam a exploração de TDIC não apenas por eles, mas também pelos alunos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionOs dados foram coletados por meio de um questionário com questões fechadas e abertas, tendo sido analisados quantitativa e qualitativamente.application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7174310.22456/1982-1654.71743Computers in education: theory & practice; Vol. 21 No. 3 (2018): Processo Ensino-Aprendizagem, Mineração de Dados Educacionais, Recursos EducacionaisInformática na educação: teoria & prática; v. 21 n. 3 (2018): Processo Ensino-Aprendizagem, Mineração de Dados Educacionais, Recursos Educacionais1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/71743/52122Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAugusto Alvarenga, Cacilda Encarnação2022-01-06T18:27:23Zoai:seer.ufrgs.br:article/71743Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:27:23Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas com recursos digitais: instrucionistas ou construtivistas?
title Práticas pedagógicas com recursos digitais: instrucionistas ou construtivistas?
spellingShingle Práticas pedagógicas com recursos digitais: instrucionistas ou construtivistas?
Augusto Alvarenga, Cacilda Encarnação
Recursos educacionais digitais
Práticas pedagógicas
Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino
Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino
title_short Práticas pedagógicas com recursos digitais: instrucionistas ou construtivistas?
title_full Práticas pedagógicas com recursos digitais: instrucionistas ou construtivistas?
title_fullStr Práticas pedagógicas com recursos digitais: instrucionistas ou construtivistas?
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas com recursos digitais: instrucionistas ou construtivistas?
title_sort Práticas pedagógicas com recursos digitais: instrucionistas ou construtivistas?
author Augusto Alvarenga, Cacilda Encarnação
author_facet Augusto Alvarenga, Cacilda Encarnação
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Augusto Alvarenga, Cacilda Encarnação
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos educacionais digitais
Práticas pedagógicas
Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino
Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino
topic Recursos educacionais digitais
Práticas pedagógicas
Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino
Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino
description O conhecimento de como Recursos digitais (RD) estão sendo usados didaticamente pode auxiliar na visualização de novas práticas e a repensar programas de formação para o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino. O estudo teve como objetivos identificar quais são os RD utilizados por 81 professores de Ensino Fundamental e Médio das disciplinas Ciências, Biologia, Física, Química e Matemática; como eles os encontram; qual a principal finalidade com que os utilizam e quais as práticas pedagógicas adotadas. Os dados foram coletados por meio de um questionário e analisados quantitativa e qualitativamente. Os professores têm se apropriado de RD desenvolvidos por instituições governamentais, localizando-os principalmente via buscadores, sendo vídeo o RD mais utilizado. Os RD são utilizados sobretudo para motivar os alunos. As abordagens instrucionista e construtivista vem sendo adotadas, com predominância da construtivista. O estudo revela mudanças nas práticas pedagógicas com o uso de TDIC. Os professores têm reconhecido a importância de abordagens que envolvam a exploração de TDIC não apenas por eles, mas também pelos alunos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Os dados foram coletados por meio de um questionário com questões fechadas e abertas, tendo sido analisados quantitativa e qualitativamente.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/71743
10.22456/1982-1654.71743
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/71743
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.71743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/71743/52122
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 21 No. 3 (2018): Processo Ensino-Aprendizagem, Mineração de Dados Educacionais, Recursos Educacionais
Informática na educação: teoria & prática; v. 21 n. 3 (2018): Processo Ensino-Aprendizagem, Mineração de Dados Educacionais, Recursos Educacionais
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183507918848