Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Jorge Nazareno Batista
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lima, José Valdeni de, Canto Filho, Alberto Bastos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/78056
Resumo: No contexto escolar, a avaliação permeia todo o processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, muitas vezes a avaliação tem simplesmente o caráter comparativo e classificatório, sem atender às necessidades individuais dos alunos e sem oferecer o devido retorno. Assim, o feedback adequado pode ser um retorno que proporciona informações importantes sobre as competências dos alunos, sobre o que sabem, sobre o que fazem e como fazem. Este trabalho discute e apresenta os resultados de um experimento pedagógico, realizado no Ensino Médio de uma escola pública, em que é oferecido o feedback imediato na disciplina de matemática, disponibilizado em ambiente informatizado, através de vídeos-feedback, cujo objetivo é promover de forma personalizada o desempenho dos alunos. A pesquisa mostrou, através de teste estatístico, evidências suficientes que indicaram a promoção do desempenho dos alunos em matemática, após a utilização dos vídeos-feedback, inseridos em avaliação em ambiente informatizado.Mat
id UFRGS-7_d8abb10e18e64df3ddcd9fd1ca9b9e1a
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/78056
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemáticaFeedbackVídeosMatemáticaAvaliaçãoTecnologiaO uso de tecnologias em ambientes informatizadosNo contexto escolar, a avaliação permeia todo o processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, muitas vezes a avaliação tem simplesmente o caráter comparativo e classificatório, sem atender às necessidades individuais dos alunos e sem oferecer o devido retorno. Assim, o feedback adequado pode ser um retorno que proporciona informações importantes sobre as competências dos alunos, sobre o que sabem, sobre o que fazem e como fazem. Este trabalho discute e apresenta os resultados de um experimento pedagógico, realizado no Ensino Médio de uma escola pública, em que é oferecido o feedback imediato na disciplina de matemática, disponibilizado em ambiente informatizado, através de vídeos-feedback, cujo objetivo é promover de forma personalizada o desempenho dos alunos. A pesquisa mostrou, através de teste estatístico, evidências suficientes que indicaram a promoção do desempenho dos alunos em matemática, após a utilização dos vídeos-feedback, inseridos em avaliação em ambiente informatizado.MatUniversidade Federal do Rio Grande do Sul2018-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionExperimento pedagógicoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7805610.22456/1982-1654.78056Computers in education: theory & practice; Vol. 21 No. 2 Mai/Ago (2018): ENSINO HÍBRIDO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE INFORMÁTICAInformática na educação: teoria & prática; v. 21 n. 2 Mai/Ago (2018): ENSINO HÍBRIDO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE INFORMÁTICA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/78056/50275Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Jorge Nazareno BatistaLima, José Valdeni deCanto Filho, Alberto Bastos2018-10-27T21:37:01Zoai:seer.ufrgs.br:article/78056Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2018-10-27T21:37:01Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática
title Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática
spellingShingle Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática
Melo, Jorge Nazareno Batista
Feedback
Vídeos
Matemática
Avaliação
Tecnologia
O uso de tecnologias em ambientes informatizados
title_short Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática
title_full Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática
title_fullStr Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática
title_full_unstemmed Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática
title_sort Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática
author Melo, Jorge Nazareno Batista
author_facet Melo, Jorge Nazareno Batista
Lima, José Valdeni de
Canto Filho, Alberto Bastos
author_role author
author2 Lima, José Valdeni de
Canto Filho, Alberto Bastos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Jorge Nazareno Batista
Lima, José Valdeni de
Canto Filho, Alberto Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv Feedback
Vídeos
Matemática
Avaliação
Tecnologia
O uso de tecnologias em ambientes informatizados
topic Feedback
Vídeos
Matemática
Avaliação
Tecnologia
O uso de tecnologias em ambientes informatizados
description No contexto escolar, a avaliação permeia todo o processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, muitas vezes a avaliação tem simplesmente o caráter comparativo e classificatório, sem atender às necessidades individuais dos alunos e sem oferecer o devido retorno. Assim, o feedback adequado pode ser um retorno que proporciona informações importantes sobre as competências dos alunos, sobre o que sabem, sobre o que fazem e como fazem. Este trabalho discute e apresenta os resultados de um experimento pedagógico, realizado no Ensino Médio de uma escola pública, em que é oferecido o feedback imediato na disciplina de matemática, disponibilizado em ambiente informatizado, através de vídeos-feedback, cujo objetivo é promover de forma personalizada o desempenho dos alunos. A pesquisa mostrou, através de teste estatístico, evidências suficientes que indicaram a promoção do desempenho dos alunos em matemática, após a utilização dos vídeos-feedback, inseridos em avaliação em ambiente informatizado.Mat
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Experimento pedagógico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/78056
10.22456/1982-1654.78056
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/78056
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.78056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/78056/50275
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 21 No. 2 Mai/Ago (2018): ENSINO HÍBRIDO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE INFORMÁTICA
Informática na educação: teoria & prática; v. 21 n. 2 Mai/Ago (2018): ENSINO HÍBRIDO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE INFORMÁTICA
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183545667584