Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/78056 |
Resumo: | No contexto escolar, a avaliação permeia todo o processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, muitas vezes a avaliação tem simplesmente o caráter comparativo e classificatório, sem atender às necessidades individuais dos alunos e sem oferecer o devido retorno. Assim, o feedback adequado pode ser um retorno que proporciona informações importantes sobre as competências dos alunos, sobre o que sabem, sobre o que fazem e como fazem. Este trabalho discute e apresenta os resultados de um experimento pedagógico, realizado no Ensino Médio de uma escola pública, em que é oferecido o feedback imediato na disciplina de matemática, disponibilizado em ambiente informatizado, através de vídeos-feedback, cujo objetivo é promover de forma personalizada o desempenho dos alunos. A pesquisa mostrou, através de teste estatístico, evidências suficientes que indicaram a promoção do desempenho dos alunos em matemática, após a utilização dos vídeos-feedback, inseridos em avaliação em ambiente informatizado.Mat |
id |
UFRGS-7_d8abb10e18e64df3ddcd9fd1ca9b9e1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/78056 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemáticaFeedbackVídeosMatemáticaAvaliaçãoTecnologiaO uso de tecnologias em ambientes informatizadosNo contexto escolar, a avaliação permeia todo o processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, muitas vezes a avaliação tem simplesmente o caráter comparativo e classificatório, sem atender às necessidades individuais dos alunos e sem oferecer o devido retorno. Assim, o feedback adequado pode ser um retorno que proporciona informações importantes sobre as competências dos alunos, sobre o que sabem, sobre o que fazem e como fazem. Este trabalho discute e apresenta os resultados de um experimento pedagógico, realizado no Ensino Médio de uma escola pública, em que é oferecido o feedback imediato na disciplina de matemática, disponibilizado em ambiente informatizado, através de vídeos-feedback, cujo objetivo é promover de forma personalizada o desempenho dos alunos. A pesquisa mostrou, através de teste estatístico, evidências suficientes que indicaram a promoção do desempenho dos alunos em matemática, após a utilização dos vídeos-feedback, inseridos em avaliação em ambiente informatizado.MatUniversidade Federal do Rio Grande do Sul2018-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionExperimento pedagógicoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7805610.22456/1982-1654.78056Computers in education: theory & practice; Vol. 21 No. 2 Mai/Ago (2018): ENSINO HÍBRIDO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE INFORMÁTICAInformática na educação: teoria & prática; v. 21 n. 2 Mai/Ago (2018): ENSINO HÍBRIDO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE INFORMÁTICA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/78056/50275Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Jorge Nazareno BatistaLima, José Valdeni deCanto Filho, Alberto Bastos2018-10-27T21:37:01Zoai:seer.ufrgs.br:article/78056Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2018-10-27T21:37:01Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática |
title |
Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática |
spellingShingle |
Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática Melo, Jorge Nazareno Batista Feedback Vídeos Matemática Avaliação Tecnologia O uso de tecnologias em ambientes informatizados |
title_short |
Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática |
title_full |
Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática |
title_fullStr |
Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática |
title_full_unstemmed |
Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática |
title_sort |
Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática |
author |
Melo, Jorge Nazareno Batista |
author_facet |
Melo, Jorge Nazareno Batista Lima, José Valdeni de Canto Filho, Alberto Bastos |
author_role |
author |
author2 |
Lima, José Valdeni de Canto Filho, Alberto Bastos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Jorge Nazareno Batista Lima, José Valdeni de Canto Filho, Alberto Bastos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Feedback Vídeos Matemática Avaliação Tecnologia O uso de tecnologias em ambientes informatizados |
topic |
Feedback Vídeos Matemática Avaliação Tecnologia O uso de tecnologias em ambientes informatizados |
description |
No contexto escolar, a avaliação permeia todo o processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, muitas vezes a avaliação tem simplesmente o caráter comparativo e classificatório, sem atender às necessidades individuais dos alunos e sem oferecer o devido retorno. Assim, o feedback adequado pode ser um retorno que proporciona informações importantes sobre as competências dos alunos, sobre o que sabem, sobre o que fazem e como fazem. Este trabalho discute e apresenta os resultados de um experimento pedagógico, realizado no Ensino Médio de uma escola pública, em que é oferecido o feedback imediato na disciplina de matemática, disponibilizado em ambiente informatizado, através de vídeos-feedback, cujo objetivo é promover de forma personalizada o desempenho dos alunos. A pesquisa mostrou, através de teste estatístico, evidências suficientes que indicaram a promoção do desempenho dos alunos em matemática, após a utilização dos vídeos-feedback, inseridos em avaliação em ambiente informatizado.Mat |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Experimento pedagógico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/78056 10.22456/1982-1654.78056 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/78056 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.78056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/78056/50275 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 21 No. 2 Mai/Ago (2018): ENSINO HÍBRIDO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE INFORMÁTICA Informática na educação: teoria & prática; v. 21 n. 2 Mai/Ago (2018): ENSINO HÍBRIDO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE INFORMÁTICA 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183545667584 |