Relações Interpessoais em Comunidades Virtuais de Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa Ventura, Paula Patrícia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11344
Resumo: Esse estudo teve como objetivo investigar as relações interpessoais em comunidades virtuais de aprendizagem (CVA). A pesquisa foi realizada com 18 alunos do 3º semestre do curso de Graduação semipresencial em Letras-Português, da Universidade Federal do Ceará, uma parceria com a Universidade Aberta do Brasil, no semestre 2008/2. Utilizou-se como método de pesquisa o etnográfico e os princípios da etnografia virtual. Nos resultados, foram elencadas quatro subcategorias: amizade, informalidade, incentivo e agradecimento. Os resultados obtidos se manifestaram especificamente nos espaços formais de aprendizagem.
id UFRGS-7_e5c05c54467fb8bfdc55d38d5e9ad3e9
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/11344
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Relações Interpessoais em Comunidades Virtuais de AprendizagemRelações InterpessoaisEducação a DistânciaComunidades Virtuais de AprendizagemEsse estudo teve como objetivo investigar as relações interpessoais em comunidades virtuais de aprendizagem (CVA). A pesquisa foi realizada com 18 alunos do 3º semestre do curso de Graduação semipresencial em Letras-Português, da Universidade Federal do Ceará, uma parceria com a Universidade Aberta do Brasil, no semestre 2008/2. Utilizou-se como método de pesquisa o etnográfico e os princípios da etnografia virtual. Nos resultados, foram elencadas quatro subcategorias: amizade, informalidade, incentivo e agradecimento. Os resultados obtidos se manifestaram especificamente nos espaços formais de aprendizagem.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/1134410.22456/1982-1654.11344Computers in education: theory & practice; Vol. 13 No. 1 (2010): Work, Technology and SubjectivityInformática na educação: teoria & prática; v. 13 n. 1 (2010): Trabalho, Tecnologias e Subjetivação.1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11344/12039https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11344/12040Barbosa Ventura, Paula Patríciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-28T19:46:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/11344Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2011-06-28T19:46:30Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações Interpessoais em Comunidades Virtuais de Aprendizagem
title Relações Interpessoais em Comunidades Virtuais de Aprendizagem
spellingShingle Relações Interpessoais em Comunidades Virtuais de Aprendizagem
Barbosa Ventura, Paula Patrícia
Relações Interpessoais
Educação a Distância
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
title_short Relações Interpessoais em Comunidades Virtuais de Aprendizagem
title_full Relações Interpessoais em Comunidades Virtuais de Aprendizagem
title_fullStr Relações Interpessoais em Comunidades Virtuais de Aprendizagem
title_full_unstemmed Relações Interpessoais em Comunidades Virtuais de Aprendizagem
title_sort Relações Interpessoais em Comunidades Virtuais de Aprendizagem
author Barbosa Ventura, Paula Patrícia
author_facet Barbosa Ventura, Paula Patrícia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa Ventura, Paula Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Relações Interpessoais
Educação a Distância
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
topic Relações Interpessoais
Educação a Distância
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
description Esse estudo teve como objetivo investigar as relações interpessoais em comunidades virtuais de aprendizagem (CVA). A pesquisa foi realizada com 18 alunos do 3º semestre do curso de Graduação semipresencial em Letras-Português, da Universidade Federal do Ceará, uma parceria com a Universidade Aberta do Brasil, no semestre 2008/2. Utilizou-se como método de pesquisa o etnográfico e os princípios da etnografia virtual. Nos resultados, foram elencadas quatro subcategorias: amizade, informalidade, incentivo e agradecimento. Os resultados obtidos se manifestaram especificamente nos espaços formais de aprendizagem.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11344
10.22456/1982-1654.11344
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11344
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.11344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11344/12039
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11344/12040
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 13 No. 1 (2010): Work, Technology and Subjectivity
Informática na educação: teoria & prática; v. 13 n. 1 (2010): Trabalho, Tecnologias e Subjetivação.
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1789438653505732608