Technological Resources for the Bilingual Education of Deaf Students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sena, Lílian de Sousa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Serra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza, Schlemmer, Eliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/120615
Resumo: Esta pesquisa investiga o uso de recursos lúdicos estruturados com a ferramenta Power Point no ensino bilíngue de estudantes surdos, em uma escola situada no município de Timon, no estado do Maranhão. O objetivo é analisar a contribuição de jogos digitais no processo de aquisição linguística. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo exploratória e de cunho qualitativo. Para coleta e análise dos dados, foram realizadas observação das aulas, aplicação de questionário semiaberto e pesquisas bibliográficas. Os resultados demonstram que os jogos promovem engajamento e motivação para a aprendizagem. Observa-se ainda que a presença de elementos culturais surdos proporciona a criação de um ambiente escolar mais empático e inclusivo.
id UFRGS-9_015c4498f4963cf35eddf331119bfa52
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/120615
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Technological Resources for the Bilingual Education of Deaf StudentsRecursos Tecnológicos na Educação Bilíngue de Estudantes SurdosRecursos tecnológicosInclusãoAprendizagemSurdos.Technological ResourcesInclusionLearningDeafEsta pesquisa investiga o uso de recursos lúdicos estruturados com a ferramenta Power Point no ensino bilíngue de estudantes surdos, em uma escola situada no município de Timon, no estado do Maranhão. O objetivo é analisar a contribuição de jogos digitais no processo de aquisição linguística. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo exploratória e de cunho qualitativo. Para coleta e análise dos dados, foram realizadas observação das aulas, aplicação de questionário semiaberto e pesquisas bibliográficas. Os resultados demonstram que os jogos promovem engajamento e motivação para a aprendizagem. Observa-se ainda que a presença de elementos culturais surdos proporciona a criação de um ambiente escolar mais empático e inclusivo.Esta pesquisa investiga o uso de recursos lúdicos estruturados com a ferramenta Power Point no ensino bilíngue de estudantes surdos, em uma escola situada no município de Timon, no estado do Maranhão. O objetivo é analisar a contribuição de jogos digitais no processo de aquisição linguística. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo exploratória e de cunho qualitativo. Para coleta e análise dos dados, foram realizadas observação das aulas, aplicação de questionário semiaberto e pesquisas bibliográficas. Os resultados demonstram que os jogos promovem engajamento e motivação para a aprendizagem. Observa-se ainda que a presença de elementos culturais surdos proporciona a criação de um ambiente escolar mais empático e inclusivo.FACED - UFRGS2023-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12061510.1590/2175-6236120615vs01Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 48 (2023)Educação & Realidade; v. 48 (2023)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporenghttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/120615/88355https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/120615/88356Copyright (c) 2023 Educação & Realidadehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSena, Lílian de SousaSerra, Ilka Márcia Ribeiro de SouzaSchlemmer, Eliane2023-11-06T22:28:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/120615Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2023-11-06T22:28:59Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Technological Resources for the Bilingual Education of Deaf Students
Recursos Tecnológicos na Educação Bilíngue de Estudantes Surdos
title Technological Resources for the Bilingual Education of Deaf Students
spellingShingle Technological Resources for the Bilingual Education of Deaf Students
Sena, Lílian de Sousa
Recursos tecnológicos
Inclusão
Aprendizagem
Surdos.
Technological Resources
Inclusion
Learning
Deaf
title_short Technological Resources for the Bilingual Education of Deaf Students
title_full Technological Resources for the Bilingual Education of Deaf Students
title_fullStr Technological Resources for the Bilingual Education of Deaf Students
title_full_unstemmed Technological Resources for the Bilingual Education of Deaf Students
title_sort Technological Resources for the Bilingual Education of Deaf Students
author Sena, Lílian de Sousa
author_facet Sena, Lílian de Sousa
Serra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza
Schlemmer, Eliane
author_role author
author2 Serra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza
Schlemmer, Eliane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sena, Lílian de Sousa
Serra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza
Schlemmer, Eliane
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos tecnológicos
Inclusão
Aprendizagem
Surdos.
Technological Resources
Inclusion
Learning
Deaf
topic Recursos tecnológicos
Inclusão
Aprendizagem
Surdos.
Technological Resources
Inclusion
Learning
Deaf
description Esta pesquisa investiga o uso de recursos lúdicos estruturados com a ferramenta Power Point no ensino bilíngue de estudantes surdos, em uma escola situada no município de Timon, no estado do Maranhão. O objetivo é analisar a contribuição de jogos digitais no processo de aquisição linguística. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo exploratória e de cunho qualitativo. Para coleta e análise dos dados, foram realizadas observação das aulas, aplicação de questionário semiaberto e pesquisas bibliográficas. Os resultados demonstram que os jogos promovem engajamento e motivação para a aprendizagem. Observa-se ainda que a presença de elementos culturais surdos proporciona a criação de um ambiente escolar mais empático e inclusivo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/120615
10.1590/2175-6236120615vs01
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/120615
identifier_str_mv 10.1590/2175-6236120615vs01
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/120615/88355
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/120615/88356
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação & Realidade
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação & Realidade
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 48 (2023)
Educação & Realidade; v. 48 (2023)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766989300826112