Diálogos Interdisciplinares em Saúde e Educação: a arte do cuidar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fazenda, Ivani Catarina Arantes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Souza, Fernando César de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21799
Resumo: O artigo descreve o cuidado em suas dimensões histórica, filosófica e educacional, sendo a última focada em dois movimentos práticos: cuidar de si e cuidar do outro, sob o prisma metodológico interdisciplinar que reconhece a urgência da integração entre o fazer e o ser, mesclando as histórias de vidas. Ao considerar a escola como um local de ação terapêutica, no qual há movimentos cuidadosos atrelados ao currículo, à formação docente e ao relacionamento interpessoal, redesenharemos uma didática para a educação que transcende os bancos escolares, onde a questão vital capaz de curar as pessoas é reconhecida nas inquietações dos alunos e professores rumo à valorização da cura nata em cada um de nós, porém não compreendida por muitos de nós.
id UFRGS-9_edca25f77785814e4de1a4ff6ac616e3
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/21799
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Diálogos Interdisciplinares em Saúde e Educação: a arte do cuidarInterdisciplinaridade. Saúde. Cura. Educação. Formação de Professores.O artigo descreve o cuidado em suas dimensões histórica, filosófica e educacional, sendo a última focada em dois movimentos práticos: cuidar de si e cuidar do outro, sob o prisma metodológico interdisciplinar que reconhece a urgência da integração entre o fazer e o ser, mesclando as histórias de vidas. Ao considerar a escola como um local de ação terapêutica, no qual há movimentos cuidadosos atrelados ao currículo, à formação docente e ao relacionamento interpessoal, redesenharemos uma didática para a educação que transcende os bancos escolares, onde a questão vital capaz de curar as pessoas é reconhecida nas inquietações dos alunos e professores rumo à valorização da cura nata em cada um de nós, porém não compreendida por muitos de nós.FACED - UFRGS2012-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21799Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 37 No. 1 (2012)Educação & Realidade; v. 37 n. 1 (2012)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21799/16017Fazenda, Ivani Catarina ArantesSouza, Fernando César deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-22T01:27:40Zoai:seer.ufrgs.br:article/21799Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-04-22T01:27:40Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos Interdisciplinares em Saúde e Educação: a arte do cuidar
title Diálogos Interdisciplinares em Saúde e Educação: a arte do cuidar
spellingShingle Diálogos Interdisciplinares em Saúde e Educação: a arte do cuidar
Fazenda, Ivani Catarina Arantes
Interdisciplinaridade. Saúde. Cura. Educação. Formação de Professores.
title_short Diálogos Interdisciplinares em Saúde e Educação: a arte do cuidar
title_full Diálogos Interdisciplinares em Saúde e Educação: a arte do cuidar
title_fullStr Diálogos Interdisciplinares em Saúde e Educação: a arte do cuidar
title_full_unstemmed Diálogos Interdisciplinares em Saúde e Educação: a arte do cuidar
title_sort Diálogos Interdisciplinares em Saúde e Educação: a arte do cuidar
author Fazenda, Ivani Catarina Arantes
author_facet Fazenda, Ivani Catarina Arantes
Souza, Fernando César de
author_role author
author2 Souza, Fernando César de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fazenda, Ivani Catarina Arantes
Souza, Fernando César de
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade. Saúde. Cura. Educação. Formação de Professores.
topic Interdisciplinaridade. Saúde. Cura. Educação. Formação de Professores.
description O artigo descreve o cuidado em suas dimensões histórica, filosófica e educacional, sendo a última focada em dois movimentos práticos: cuidar de si e cuidar do outro, sob o prisma metodológico interdisciplinar que reconhece a urgência da integração entre o fazer e o ser, mesclando as histórias de vidas. Ao considerar a escola como um local de ação terapêutica, no qual há movimentos cuidadosos atrelados ao currículo, à formação docente e ao relacionamento interpessoal, redesenharemos uma didática para a educação que transcende os bancos escolares, onde a questão vital capaz de curar as pessoas é reconhecida nas inquietações dos alunos e professores rumo à valorização da cura nata em cada um de nós, porém não compreendida por muitos de nós.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21799
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21799/16017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 37 No. 1 (2012)
Educação & Realidade; v. 37 n. 1 (2012)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984510930944