Diálogos Interdisciplinares em Saúde e Educação: a arte do cuidar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21799 |
Resumo: | O artigo descreve o cuidado em suas dimensões histórica, filosófica e educacional, sendo a última focada em dois movimentos práticos: cuidar de si e cuidar do outro, sob o prisma metodológico interdisciplinar que reconhece a urgência da integração entre o fazer e o ser, mesclando as histórias de vidas. Ao considerar a escola como um local de ação terapêutica, no qual há movimentos cuidadosos atrelados ao currículo, à formação docente e ao relacionamento interpessoal, redesenharemos uma didática para a educação que transcende os bancos escolares, onde a questão vital capaz de curar as pessoas é reconhecida nas inquietações dos alunos e professores rumo à valorização da cura nata em cada um de nós, porém não compreendida por muitos de nós. |
id |
UFRGS-9_edca25f77785814e4de1a4ff6ac616e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/21799 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Diálogos Interdisciplinares em Saúde e Educação: a arte do cuidarInterdisciplinaridade. Saúde. Cura. Educação. Formação de Professores.O artigo descreve o cuidado em suas dimensões histórica, filosófica e educacional, sendo a última focada em dois movimentos práticos: cuidar de si e cuidar do outro, sob o prisma metodológico interdisciplinar que reconhece a urgência da integração entre o fazer e o ser, mesclando as histórias de vidas. Ao considerar a escola como um local de ação terapêutica, no qual há movimentos cuidadosos atrelados ao currículo, à formação docente e ao relacionamento interpessoal, redesenharemos uma didática para a educação que transcende os bancos escolares, onde a questão vital capaz de curar as pessoas é reconhecida nas inquietações dos alunos e professores rumo à valorização da cura nata em cada um de nós, porém não compreendida por muitos de nós.FACED - UFRGS2012-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21799Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 37 No. 1 (2012)Educação & Realidade; v. 37 n. 1 (2012)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21799/16017Fazenda, Ivani Catarina ArantesSouza, Fernando César deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-22T01:27:40Zoai:seer.ufrgs.br:article/21799Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-04-22T01:27:40Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogos Interdisciplinares em Saúde e Educação: a arte do cuidar |
title |
Diálogos Interdisciplinares em Saúde e Educação: a arte do cuidar |
spellingShingle |
Diálogos Interdisciplinares em Saúde e Educação: a arte do cuidar Fazenda, Ivani Catarina Arantes Interdisciplinaridade. Saúde. Cura. Educação. Formação de Professores. |
title_short |
Diálogos Interdisciplinares em Saúde e Educação: a arte do cuidar |
title_full |
Diálogos Interdisciplinares em Saúde e Educação: a arte do cuidar |
title_fullStr |
Diálogos Interdisciplinares em Saúde e Educação: a arte do cuidar |
title_full_unstemmed |
Diálogos Interdisciplinares em Saúde e Educação: a arte do cuidar |
title_sort |
Diálogos Interdisciplinares em Saúde e Educação: a arte do cuidar |
author |
Fazenda, Ivani Catarina Arantes |
author_facet |
Fazenda, Ivani Catarina Arantes Souza, Fernando César de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Fernando César de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fazenda, Ivani Catarina Arantes Souza, Fernando César de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade. Saúde. Cura. Educação. Formação de Professores. |
topic |
Interdisciplinaridade. Saúde. Cura. Educação. Formação de Professores. |
description |
O artigo descreve o cuidado em suas dimensões histórica, filosófica e educacional, sendo a última focada em dois movimentos práticos: cuidar de si e cuidar do outro, sob o prisma metodológico interdisciplinar que reconhece a urgência da integração entre o fazer e o ser, mesclando as histórias de vidas. Ao considerar a escola como um local de ação terapêutica, no qual há movimentos cuidadosos atrelados ao currículo, à formação docente e ao relacionamento interpessoal, redesenharemos uma didática para a educação que transcende os bancos escolares, onde a questão vital capaz de curar as pessoas é reconhecida nas inquietações dos alunos e professores rumo à valorização da cura nata em cada um de nós, porém não compreendida por muitos de nós. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21799 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21799 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21799/16017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 37 No. 1 (2012) Educação & Realidade; v. 37 n. 1 (2012) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766984510930944 |