Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-98232012000100002 |
Resumo: | OBJETIVO: Comparar o desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de indivíduos adultos e idosos praticantes de atividade física. MÉTODOS: Foram avaliados 122 indivíduos sem comprometimento cognitivo, idade entre 46 a 85 anos e escolaridade entre 1 a 15 anos, praticantes de atividade física há mais de 6 meses no Programa de Atividades Físicas e Recreativas para a Terceira Idade. Foi aplicada uma bateria de testes cognitivos para verificar as seguintes variáveis: memória de curto prazo, linguagem, aprendizagem, taxa de esquecimento e funções executivas. RESULTADOS: O teste de Kruskal-Wallis apontou diferenças entre os grupos, com diferentes níveis de escolaridade, apenas para a memória de curto prazo, sendo que o teste de U Mann Whitney demonstra diferença entre o grupo de menor escolaridade (1-4 anos) com o grupo de maior escolaridade (> 12 anos). CONCLUSÃO: Diante disso, sugere-se que adultos e idosos ativos, em diferentes níveis de escolaridade, apresentam um perfil cognitivo semelhante para os seguintes domínios cognitivos: linguagem, aprendizagem, taxa de esquecimento e funções executivas. |
id |
UFRJ-10_0d31d513e8e1bf3b84fa759cf9496d95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1809-98232012000100002 |
network_acronym_str |
UFRJ-10 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativosCogniçãoAtividade motoraSaúde do idosoAvaliação de desempenhoAtividade físicaNível educacionalOBJETIVO: Comparar o desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de indivíduos adultos e idosos praticantes de atividade física. MÉTODOS: Foram avaliados 122 indivíduos sem comprometimento cognitivo, idade entre 46 a 85 anos e escolaridade entre 1 a 15 anos, praticantes de atividade física há mais de 6 meses no Programa de Atividades Físicas e Recreativas para a Terceira Idade. Foi aplicada uma bateria de testes cognitivos para verificar as seguintes variáveis: memória de curto prazo, linguagem, aprendizagem, taxa de esquecimento e funções executivas. RESULTADOS: O teste de Kruskal-Wallis apontou diferenças entre os grupos, com diferentes níveis de escolaridade, apenas para a memória de curto prazo, sendo que o teste de U Mann Whitney demonstra diferença entre o grupo de menor escolaridade (1-4 anos) com o grupo de maior escolaridade (> 12 anos). CONCLUSÃO: Diante disso, sugere-se que adultos e idosos ativos, em diferentes níveis de escolaridade, apresentam um perfil cognitivo semelhante para os seguintes domínios cognitivos: linguagem, aprendizagem, taxa de esquecimento e funções executivas.Universidade do Estado do Rio Janeiro2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-98232012000100002Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia v.15 n.1 2012reponame:Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologiainstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UFRJ10.1590/S1809-98232012000100002info:eu-repo/semantics/openAccessCoelho,Flávia Gomes de MeloVital,Thays MartinsNovais,Iane de PaivaCosta,Geni de AraújoStella,FlorindoSantos-Galduroz,Ruth Ferreirapor2012-07-25T00:00:00Zoai:scielo:S1809-98232012000100002Revistahttp://revista.unati.uerj.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1809-9823&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistabgg@gmail.com1981-22561809-9823opendoar:2012-07-25T00:00Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativos |
title |
Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativos |
spellingShingle |
Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativos Coelho,Flávia Gomes de Melo Cognição Atividade motora Saúde do idoso Avaliação de desempenho Atividade física Nível educacional |
title_short |
Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativos |
title_full |
Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativos |
title_fullStr |
Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativos |
title_full_unstemmed |
Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativos |
title_sort |
Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativos |
author |
Coelho,Flávia Gomes de Melo |
author_facet |
Coelho,Flávia Gomes de Melo Vital,Thays Martins Novais,Iane de Paiva Costa,Geni de Araújo Stella,Florindo Santos-Galduroz,Ruth Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Vital,Thays Martins Novais,Iane de Paiva Costa,Geni de Araújo Stella,Florindo Santos-Galduroz,Ruth Ferreira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho,Flávia Gomes de Melo Vital,Thays Martins Novais,Iane de Paiva Costa,Geni de Araújo Stella,Florindo Santos-Galduroz,Ruth Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cognição Atividade motora Saúde do idoso Avaliação de desempenho Atividade física Nível educacional |
topic |
Cognição Atividade motora Saúde do idoso Avaliação de desempenho Atividade física Nível educacional |
description |
OBJETIVO: Comparar o desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de indivíduos adultos e idosos praticantes de atividade física. MÉTODOS: Foram avaliados 122 indivíduos sem comprometimento cognitivo, idade entre 46 a 85 anos e escolaridade entre 1 a 15 anos, praticantes de atividade física há mais de 6 meses no Programa de Atividades Físicas e Recreativas para a Terceira Idade. Foi aplicada uma bateria de testes cognitivos para verificar as seguintes variáveis: memória de curto prazo, linguagem, aprendizagem, taxa de esquecimento e funções executivas. RESULTADOS: O teste de Kruskal-Wallis apontou diferenças entre os grupos, com diferentes níveis de escolaridade, apenas para a memória de curto prazo, sendo que o teste de U Mann Whitney demonstra diferença entre o grupo de menor escolaridade (1-4 anos) com o grupo de maior escolaridade (> 12 anos). CONCLUSÃO: Diante disso, sugere-se que adultos e idosos ativos, em diferentes níveis de escolaridade, apresentam um perfil cognitivo semelhante para os seguintes domínios cognitivos: linguagem, aprendizagem, taxa de esquecimento e funções executivas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-98232012000100002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-98232012000100002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1809-98232012000100002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia v.15 n.1 2012 reponame:Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia |
collection |
Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistabgg@gmail.com |
_version_ |
1750128434504269825 |