Astroturfing e a violência dos memes na Política do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Heitor Pinheiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/518
Resumo: O presente artigo examina os tipos de violência presentes nos memes que retrataram os candidatos à Presidência do Brasil em 2014 na internet e relaciona esses conteúdos com as práticas do Astroturfing, termo norte-americano que caracteriza a realização de um movimento social falso que objetiva embair a opinião pública a favor de interesses políticos espúrios. A hipótese principal deste artigo é que os memes induziram os internautas a interpretações negativas sobre os candidatos no arrogado período eleitoral e que estas representações foram elaboradas por militantes virtuais, os quais serviram grupos políticos que se beneficiaram com a depreciação de adversários na internet. O resultado esperado é contribuir para discussões que vislumbrem uma visão mais ampla sobre a relação dos memes que agridem os políticos brasileiros na internet e as atividades aéticas de militantes virtuais vinculados a grupos políticos que detêm proveitos com esses atos.
id UFRJ-12_599b5d21975b522ac99888bf7681d71e
oai_identifier_str oai:lumina.ufjf.emnuvens.com.br:article/518
network_acronym_str UFRJ-12
network_name_str Revista Lumina
spelling Astroturfing e a violência dos memes na Política do BrasilAstroturfing; Memes; Violência; Política; Internet.O presente artigo examina os tipos de violência presentes nos memes que retrataram os candidatos à Presidência do Brasil em 2014 na internet e relaciona esses conteúdos com as práticas do Astroturfing, termo norte-americano que caracteriza a realização de um movimento social falso que objetiva embair a opinião pública a favor de interesses políticos espúrios. A hipótese principal deste artigo é que os memes induziram os internautas a interpretações negativas sobre os candidatos no arrogado período eleitoral e que estas representações foram elaboradas por militantes virtuais, os quais serviram grupos políticos que se beneficiaram com a depreciação de adversários na internet. O resultado esperado é contribuir para discussões que vislumbrem uma visão mais ampla sobre a relação dos memes que agridem os políticos brasileiros na internet e as atividades aéticas de militantes virtuais vinculados a grupos políticos que detêm proveitos com esses atos.LuminaRezende, Heitor Pinheiro2017-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/518Lumina; v. 11, n. 2 (2017): Art, Media and Technology: as life and media merge; 271-288e-1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiroinstacron:UFRJporhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/518/519Direitos autorais 2017 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T20:26:52Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Astroturfing e a violência dos memes na Política do Brasil
title Astroturfing e a violência dos memes na Política do Brasil
spellingShingle Astroturfing e a violência dos memes na Política do Brasil
Rezende, Heitor Pinheiro
Astroturfing; Memes; Violência; Política; Internet.
title_short Astroturfing e a violência dos memes na Política do Brasil
title_full Astroturfing e a violência dos memes na Política do Brasil
title_fullStr Astroturfing e a violência dos memes na Política do Brasil
title_full_unstemmed Astroturfing e a violência dos memes na Política do Brasil
title_sort Astroturfing e a violência dos memes na Política do Brasil
author Rezende, Heitor Pinheiro
author_facet Rezende, Heitor Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Heitor Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Astroturfing; Memes; Violência; Política; Internet.
topic Astroturfing; Memes; Violência; Política; Internet.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo examina os tipos de violência presentes nos memes que retrataram os candidatos à Presidência do Brasil em 2014 na internet e relaciona esses conteúdos com as práticas do Astroturfing, termo norte-americano que caracteriza a realização de um movimento social falso que objetiva embair a opinião pública a favor de interesses políticos espúrios. A hipótese principal deste artigo é que os memes induziram os internautas a interpretações negativas sobre os candidatos no arrogado período eleitoral e que estas representações foram elaboradas por militantes virtuais, os quais serviram grupos políticos que se beneficiaram com a depreciação de adversários na internet. O resultado esperado é contribuir para discussões que vislumbrem uma visão mais ampla sobre a relação dos memes que agridem os políticos brasileiros na internet e as atividades aéticas de militantes virtuais vinculados a grupos políticos que detêm proveitos com esses atos.
description O presente artigo examina os tipos de violência presentes nos memes que retrataram os candidatos à Presidência do Brasil em 2014 na internet e relaciona esses conteúdos com as práticas do Astroturfing, termo norte-americano que caracteriza a realização de um movimento social falso que objetiva embair a opinião pública a favor de interesses políticos espúrios. A hipótese principal deste artigo é que os memes induziram os internautas a interpretações negativas sobre os candidatos no arrogado período eleitoral e que estas representações foram elaboradas por militantes virtuais, os quais serviram grupos políticos que se beneficiaram com a depreciação de adversários na internet. O resultado esperado é contribuir para discussões que vislumbrem uma visão mais ampla sobre a relação dos memes que agridem os políticos brasileiros na internet e as atividades aéticas de militantes virtuais vinculados a grupos políticos que detêm proveitos com esses atos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/518
url https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/518/519
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lumina
publisher.none.fl_str_mv Lumina
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 11, n. 2 (2017): Art, Media and Technology: as life and media merge; 271-288
e-1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro
instacron:UFRJ
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1624478394464862209