Mais do que apenas dedos rápidos: narrativas e experiências de performances em League of Legends
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Lumina |
Texto Completo: | https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/669 |
Resumo: | Este artigo procura discutir sobre uma performance de alto rendimento no jogo on-line League of Legends (LoL), cujo objetivo é compreender como a busca pela perícia ocorre entre os sujeitos-jogadores. Para tanto, o artigo concentra-se na discussão de um modelo binário composto pela mecânica e metagame no processo de especialização/aprendizado de uma experiência de cunho tanto operacional quanto social, passando pela repetição e a procura por padrões por parte dos jogadores. Para alcançar este objetivo, a proposta é formada de um processo articulado que possui nos elementos “jogo” e “jogadores” sua manifestação central para constituição da esfera empírica de investigação, a partir de um olhar baseado nos estudos da comunicação, performance studies e game studies. Nessa perspectiva, à guisa do método etnográfico, são apresentadas narrativas e experiências de performances em LoL por jogadores das cidades de Belém (PA), Diadema (SP) e Osasco (SP). Os resultados apontam para as diversas capacidades que os aspectos sociais, para além do jogo, têm de incutir nas dinâmicas das narrativas e dos estudos das experiências, das perícias e das performances em LoL. |
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Mais do que apenas dedos rápidos: narrativas e experiências de performances em League of Legendsentretenimento digital; performance; mecânica; metagame; League of LegendsEste artigo procura discutir sobre uma performance de alto rendimento no jogo on-line League of Legends (LoL), cujo objetivo é compreender como a busca pela perícia ocorre entre os sujeitos-jogadores. Para tanto, o artigo concentra-se na discussão de um modelo binário composto pela mecânica e metagame no processo de especialização/aprendizado de uma experiência de cunho tanto operacional quanto social, passando pela repetição e a procura por padrões por parte dos jogadores. Para alcançar este objetivo, a proposta é formada de um processo articulado que possui nos elementos “jogo” e “jogadores” sua manifestação central para constituição da esfera empírica de investigação, a partir de um olhar baseado nos estudos da comunicação, performance studies e game studies. Nessa perspectiva, à guisa do método etnográfico, são apresentadas narrativas e experiências de performances em LoL por jogadores das cidades de Belém (PA), Diadema (SP) e Osasco (SP). Os resultados apontam para as diversas capacidades que os aspectos sociais, para além do jogo, têm de incutir nas dinâmicas das narrativas e dos estudos das experiências, das perícias e das performances em LoL.LuminaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Macedo, TarcízioVieira, Manuela do Corral2017-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/669Lumina; v. 11, n. 1 (2017): Dossiê Entretenimento Digital: Meios e Processos do Lúdico na Cultura Contemporâneae-1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiroinstacron:UFRJporhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/669/502https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/downloadSuppFile/669/139Direitos autorais 2017 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T20:26:34Zmail@mail.com - |
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Este artigo procura discutir sobre uma performance de alto rendimento no jogo on-line League of Legends (LoL), cujo objetivo é compreender como a busca pela perícia ocorre entre os sujeitos-jogadores. Para tanto, o artigo concentra-se na discussão de um modelo binário composto pela mecânica e metagame no processo de especialização/aprendizado de uma experiência de cunho tanto operacional quanto social, passando pela repetição e a procura por padrões por parte dos jogadores. Para alcançar este objetivo, a proposta é formada de um processo articulado que possui nos elementos “jogo” e “jogadores” sua manifestação central para constituição da esfera empírica de investigação, a partir de um olhar baseado nos estudos da comunicação, performance studies e game studies. Nessa perspectiva, à guisa do método etnográfico, são apresentadas narrativas e experiências de performances em LoL por jogadores das cidades de Belém (PA), Diadema (SP) e Osasco (SP). Os resultados apontam para as diversas capacidades que os aspectos sociais, para além do jogo, têm de incutir nas dinâmicas das narrativas e dos estudos das experiências, das perícias e das performances em LoL. |
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