Corpo e formação: perspectivas e experiências constitutivas da terapia ocupacional: Body and education: constitutive perspectives and experiences of occupational therapy
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revisbrato |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/59724 |
Resumo: | Introdução: O corpo tem se destacado na literatura sobre a formação em terapia ocupacional, que coloca a compreensão sobre a experiência corporal ser formativa. Considerando que o processo formativo também seja corporal e atravessado por forças do contexto histórico, social, político, econômico e cultural, questiona-se sobre como o tema conduz perspectivas para o campo. Objetivo: Investigar o tema corpo na formação de terapia ocupacional no Brasil, a partir de documentos orientadores e narrativas de docentes. Métodos: O método da cartografia conduziu as percepções sobre o habitar esse território, apresentado em camadas: análise de documentos dos cursos ativos e formulários direcionados às coordenações dos cursos e a docentes responsáveis por disciplinas específicas. Resultados: As diretrizes curriculares referem ‘atividades corporais’ ou ‘funções do corpo’. As disciplinas referidas pelos cursos indicam carga horária predominantemente teórica. As narrativas docentes se amparam no processo formativo experiencial, sensível e poroso, aberto a deslocamentos nas formas de agir, ensinar e atuar, baseado no encontro e nas afetações dos corpos. Enquanto os documentos indicam práticas opcionais e visões reducionistas sobre o corpo, as docentes contam de uma produção compartilhada, acolhendo riscos, incertezas e desconfortos, suspendendo visões reprodutíveis, normativas e mercadológicas. Conclusão: A diferença de perspectivas entre documentos e relatos destacam um desvalor pela constituição de saberes pela experiência, mas indicam uma resistência das docentes a parâmetros gerais, ao investirem na constituição de corpos-terapeutas ocupacionais atentos e disponíveis, o que redimensiona o lugar do corpo na formação e problematiza a própria fundamentação profissional. Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Corpo. Ensino. |
id |
UFRJ-14_0756603b3dc3e56f56e4e334679492fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/59724 |
network_acronym_str |
UFRJ-14 |
network_name_str |
Revisbrato |
repository_id_str |
|
spelling |
Corpo e formação: perspectivas e experiências constitutivas da terapia ocupacional: Body and education: constitutive perspectives and experiences of occupational therapyTerapia Ocupacional. Corpo. Ensino.Terapia Ocupacional. Corpo. Ensino.Introdução: O corpo tem se destacado na literatura sobre a formação em terapia ocupacional, que coloca a compreensão sobre a experiência corporal ser formativa. Considerando que o processo formativo também seja corporal e atravessado por forças do contexto histórico, social, político, econômico e cultural, questiona-se sobre como o tema conduz perspectivas para o campo. Objetivo: Investigar o tema corpo na formação de terapia ocupacional no Brasil, a partir de documentos orientadores e narrativas de docentes. Métodos: O método da cartografia conduziu as percepções sobre o habitar esse território, apresentado em camadas: análise de documentos dos cursos ativos e formulários direcionados às coordenações dos cursos e a docentes responsáveis por disciplinas específicas. Resultados: As diretrizes curriculares referem ‘atividades corporais’ ou ‘funções do corpo’. As disciplinas referidas pelos cursos indicam carga horária predominantemente teórica. As narrativas docentes se amparam no processo formativo experiencial, sensível e poroso, aberto a deslocamentos nas formas de agir, ensinar e atuar, baseado no encontro e nas afetações dos corpos. Enquanto os documentos indicam práticas opcionais e visões reducionistas sobre o corpo, as docentes contam de uma produção compartilhada, acolhendo riscos, incertezas e desconfortos, suspendendo visões reprodutíveis, normativas e mercadológicas. Conclusão: A diferença de perspectivas entre documentos e relatos destacam um desvalor pela constituição de saberes pela experiência, mas indicam uma resistência das docentes a parâmetros gerais, ao investirem na constituição de corpos-terapeutas ocupacionais atentos e disponíveis, o que redimensiona o lugar do corpo na formação e problematiza a própria fundamentação profissional. Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Corpo. Ensino.Universidade Federal do Rio de Janeiro2024-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/5972410.47222/2526-3544.rbto59724Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 8 n. 1 (2024): p. 2243-2417 (ISSN eletrônico 2526-3544)2526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/59724/40089Copyright (c) 2024 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccessShiramizo, Carolina da SilvaCardinalli, IsadoraSilva, Carla Regina2024-02-01T17:24:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/59724Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2024-02-01T17:24:04Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corpo e formação: perspectivas e experiências constitutivas da terapia ocupacional: Body and education: constitutive perspectives and experiences of occupational therapy |
title |
Corpo e formação: perspectivas e experiências constitutivas da terapia ocupacional: Body and education: constitutive perspectives and experiences of occupational therapy |
spellingShingle |
Corpo e formação: perspectivas e experiências constitutivas da terapia ocupacional: Body and education: constitutive perspectives and experiences of occupational therapy Shiramizo, Carolina da Silva Terapia Ocupacional. Corpo. Ensino. Terapia Ocupacional. Corpo. Ensino. |
title_short |
Corpo e formação: perspectivas e experiências constitutivas da terapia ocupacional: Body and education: constitutive perspectives and experiences of occupational therapy |
title_full |
Corpo e formação: perspectivas e experiências constitutivas da terapia ocupacional: Body and education: constitutive perspectives and experiences of occupational therapy |
title_fullStr |
Corpo e formação: perspectivas e experiências constitutivas da terapia ocupacional: Body and education: constitutive perspectives and experiences of occupational therapy |
title_full_unstemmed |
Corpo e formação: perspectivas e experiências constitutivas da terapia ocupacional: Body and education: constitutive perspectives and experiences of occupational therapy |
title_sort |
Corpo e formação: perspectivas e experiências constitutivas da terapia ocupacional: Body and education: constitutive perspectives and experiences of occupational therapy |
author |
Shiramizo, Carolina da Silva |
author_facet |
Shiramizo, Carolina da Silva Cardinalli, Isadora Silva, Carla Regina |
author_role |
author |
author2 |
Cardinalli, Isadora Silva, Carla Regina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Shiramizo, Carolina da Silva Cardinalli, Isadora Silva, Carla Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Terapia Ocupacional. Corpo. Ensino. Terapia Ocupacional. Corpo. Ensino. |
topic |
Terapia Ocupacional. Corpo. Ensino. Terapia Ocupacional. Corpo. Ensino. |
description |
Introdução: O corpo tem se destacado na literatura sobre a formação em terapia ocupacional, que coloca a compreensão sobre a experiência corporal ser formativa. Considerando que o processo formativo também seja corporal e atravessado por forças do contexto histórico, social, político, econômico e cultural, questiona-se sobre como o tema conduz perspectivas para o campo. Objetivo: Investigar o tema corpo na formação de terapia ocupacional no Brasil, a partir de documentos orientadores e narrativas de docentes. Métodos: O método da cartografia conduziu as percepções sobre o habitar esse território, apresentado em camadas: análise de documentos dos cursos ativos e formulários direcionados às coordenações dos cursos e a docentes responsáveis por disciplinas específicas. Resultados: As diretrizes curriculares referem ‘atividades corporais’ ou ‘funções do corpo’. As disciplinas referidas pelos cursos indicam carga horária predominantemente teórica. As narrativas docentes se amparam no processo formativo experiencial, sensível e poroso, aberto a deslocamentos nas formas de agir, ensinar e atuar, baseado no encontro e nas afetações dos corpos. Enquanto os documentos indicam práticas opcionais e visões reducionistas sobre o corpo, as docentes contam de uma produção compartilhada, acolhendo riscos, incertezas e desconfortos, suspendendo visões reprodutíveis, normativas e mercadológicas. Conclusão: A diferença de perspectivas entre documentos e relatos destacam um desvalor pela constituição de saberes pela experiência, mas indicam uma resistência das docentes a parâmetros gerais, ao investirem na constituição de corpos-terapeutas ocupacionais atentos e disponíveis, o que redimensiona o lugar do corpo na formação e problematiza a própria fundamentação profissional. Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Corpo. Ensino. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/59724 10.47222/2526-3544.rbto59724 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/59724 |
identifier_str_mv |
10.47222/2526-3544.rbto59724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/59724/40089 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 8 n. 1 (2024): p. 2243-2417 (ISSN eletrônico 2526-3544) 2526-3544 reponame:Revisbrato instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Revisbrato |
collection |
Revisbrato |
repository.name.fl_str_mv |
Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revisbrato@gmail.com |
_version_ |
1798321180447342592 |