Terapia Ocupacional na universidade pública e ações de enfrentamento à Covid-19: singularidades e/nas multiplicidades/Occupational therapy at the public university and actions to confront Covid-19: singularities and/in multiplicities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carla Regina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fornereto, Alana de Paiva Nogueira, Paolillo, Alessandra Rossi, Andrade, Alice Fernandes, Fernandes, Amanda Dourado Souza Akahosi, Valente Santos, Claudia Aline, Lourenço, Gerusa Ferreira, Morato, Giovana Garcia, Martini, Larissa Campagna, Martinez, Luciana Bolzan Agnelli, Silva, Marina Jorge da, Castro, Sara Mariana de, Ferigato, Sabrina Helena, Lussi, Isabela Aparecida de Oliveira, Carrijo, Débora Couto de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/34463
Resumo: Frente aos impactos causados pela pandemia de COVID–19 tem-se inaugurado experiências em diversas áreas profissionais, dentre as quais se destaca a Terapia Ocupacional. Identifica-se contribuições da área a partir da universidade pública e a produção de ações integradas de gestão, ensino, pesquisa, extensão e produção acadêmica. A partir do relato de experiências vividas na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ilustra-se como a dinamicidade do momento que tem convocado a (re)pensar a função social da universidade e imposto a necessidade de adotar novas reflexões e estratégias para a continuidade e/ou reorientação do trabalho para responder demandas de proporções pandêmicas, na interação entre docentes e discentes. Além disso, nota-se que o fomento de ações de apoio, acolhimento e cuidado, para além de questões administrativas e de caráter acadêmico pedagógicas, têm sido uma diretriz comum.AbstractConsidering the impacts caused by CoVid–19 pandemic, experiences have been opened in several professional areas, among which the occupational therapy performance stands out. Identify themselves contributions from public universities and from integrated actions of management, teaching, research, extension and academic production. From lived experience's at the Federal University of São Carlos (UFSCar) reports, it is illustrated how the moment's dynamism called us to (re) think the university social function and imposed the need to adopt new reflections and strategies for continuity and / or work reorientation , in response of pandemic proportions demands, in the interaction between teachers and students. In addition, it is noted that promoting support, welcoming and care actions, beyond the administrative and pedagogical issues, have been a common guideline.Key words: Teaching; Search; Extension; Pandemic; Professional qualification. ResumenAnte los impactos causados por la pandemia de COVID-19, se han lanzado experiencias en varias áreas profesionales, entre las cuales se destaca la Terapia Ocupacional. Identifica contribuciones para la disciplina desde la universidad pública y la producción de acciones integradas para la gestión, la enseñanza, la investigación, la extensión y la producción académica. A partir de la narrativa de experiencias vividas en la Universidad Federal de São Carlos (UFSCar), se ilustra cómo el dinamismo del momento que llamó a (re)pensar la función social de la universidad e impuso la necesidad de adoptar nuevas reflexiones y estrategias para el continuidad y/o reorientación del trabajo para responder a demandas de proporciones pandémicas, entre la interacción de docentes y alumnos. Además, se observa que la promoción de acciones de apoyo, acogida y atención, además de cuestiones pedagógicas administrativas y académicas, ha sido una guía común.Palabras clave: Enseñanza; Investigación; Extensión; Pandemia; Formación profesional. 
id UFRJ-14_f0e114db5292bbbd3e80f46fd8f64691
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/34463
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
repository_id_str
spelling Terapia Ocupacional na universidade pública e ações de enfrentamento à Covid-19: singularidades e/nas multiplicidades/Occupational therapy at the public university and actions to confront Covid-19: singularities and/in multiplicitiesTerapia OcupacionalEnsino; Pesquisa; Extensão; Pandemia; Formação ProfissionalUniversidade; pandemiaFrente aos impactos causados pela pandemia de COVID–19 tem-se inaugurado experiências em diversas áreas profissionais, dentre as quais se destaca a Terapia Ocupacional. Identifica-se contribuições da área a partir da universidade pública e a produção de ações integradas de gestão, ensino, pesquisa, extensão e produção acadêmica. A partir do relato de experiências vividas na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ilustra-se como a dinamicidade do momento que tem convocado a (re)pensar a função social da universidade e imposto a necessidade de adotar novas reflexões e estratégias para a continuidade e/ou reorientação do trabalho para responder demandas de proporções pandêmicas, na interação entre docentes e discentes. Além disso, nota-se que o fomento de ações de apoio, acolhimento e cuidado, para além de questões administrativas e de caráter acadêmico pedagógicas, têm sido uma diretriz comum.AbstractConsidering the impacts caused by CoVid–19 pandemic, experiences have been opened in several professional areas, among which the occupational therapy performance stands out. Identify themselves contributions from public universities and from integrated actions of management, teaching, research, extension and academic production. From lived experience's at the Federal University of São Carlos (UFSCar) reports, it is illustrated how the moment's dynamism called us to (re) think the university social function and imposed the need to adopt new reflections and strategies for continuity and / or work reorientation , in response of pandemic proportions demands, in the interaction between teachers and students. In addition, it is noted that promoting support, welcoming and care actions, beyond the administrative and pedagogical issues, have been a common guideline.Key words: Teaching; Search; Extension; Pandemic; Professional qualification. ResumenAnte los impactos causados por la pandemia de COVID-19, se han lanzado experiencias en varias áreas profesionales, entre las cuales se destaca la Terapia Ocupacional. Identifica contribuciones para la disciplina desde la universidad pública y la producción de acciones integradas para la gestión, la enseñanza, la investigación, la extensión y la producción académica. A partir de la narrativa de experiencias vividas en la Universidad Federal de São Carlos (UFSCar), se ilustra cómo el dinamismo del momento que llamó a (re)pensar la función social de la universidad e impuso la necesidad de adoptar nuevas reflexiones y estrategias para el continuidad y/o reorientación del trabajo para responder a demandas de proporciones pandémicas, entre la interacción de docentes y alumnos. Además, se observa que la promoción de acciones de apoyo, acogida y atención, además de cuestiones pedagógicas administrativas y académicas, ha sido una guía común.Palabras clave: Enseñanza; Investigación; Extensión; Pandemia; Formación profesional. Universidade Federal do Rio de JaneiroSilva, Carla ReginaFornereto, Alana de Paiva NogueiraPaolillo, Alessandra RossiAndrade, Alice FernandesFernandes, Amanda Dourado Souza AkahosiValente Santos, Claudia AlineLourenço, Gerusa FerreiraMorato, Giovana GarciaMartini, Larissa CampagnaMartinez, Luciana Bolzan AgnelliSilva, Marina Jorge daCastro, Sara Mariana deFerigato, Sabrina HelenaLussi, Isabela Aparecida de OliveiraCarrijo, Débora Couto de Melo2020-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/3446310.47222/2526-3544.rbto34463Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 4, n. 3 (2020): Suplemento - Terapia Ocupacional frente ao Coronavírus (ISSN eletrônico 2526-3544); 351-3702526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/34463/pdf_1https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/34463/11353https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/34463/11354/*ref*/PAHO. OMS declara emergência de saúde pública de importância internacional por surto de novo coronavírus, 30 de janeiro de 2020a. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6100:oms-declara-emergencia-de-saude-publica-de-importancia-internacional-em-relacao-a-novo-coronavirus&Itemid=812> 2. PAHO. OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia, 11 de março de 2020b. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6120:oms-afirma-que-covid-19-e-agora-caracterizada-como-pandemia&Itemid=812> 3. WFOT. Occupational Therapy and the COVID-19 Pandemic - information and resources. Disponível em: <https://www.wfot.org/news/2020/occupational-therapy-response-to-the-covid-19-pandemic> 4. Huremovic, D. (Ed). Psychiatry of Pandemics. A Mental Health Response to Infection Outbreak. Springer Nature Switzerland. 2019. 5. Parente, M.; Tofani, M.; De Santis, R.; Esposito, G.; Santilli, V.; Galeoto, G. The Role of the Occupational Therapist in Disaster Areas: Systematic Review. Occup Ther Int. 31(1); 2017:6474761. doi: 10.1155/2017/6474761. 6. Jeong, Y.; Law, M.; DeMatteo, C.; Stratford, P; Kim, H. The role of occupational therapists in the contexts of a natural disaster: a scoping review. Disabil Rehabil. 2016; 38(16):1620-31. 7. Brasil. Ministério de Saúde. Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo. Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública | COE-COVID-19. Brasília. 2020a. 8. Bondía JL. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Rev Bras Educ (Rio de Janeiro). 2002;19(1):19-28. 9. Lévy P. The Collective Intelligence: For a cyberspace anthropology. São Paulo: Loyola, 1998. 10. Brasil, Ministério de Saúde. Painel com Coronavírus. 2020b. Disponível em <https://covid.saude.gov.br/> 11. COFFITO. RESOLUÇÃO Nº 516, DE 20 DE MARÇO DE 2020. Teleconsulta, Telemonitoramento e Teleconsultoria. Disponível em: <https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=15825> 12. Palassi, MP.; Martins, GF.; Paula, APP. Consciência política e participação cidadã de estudantes de administração: um estudo exploratório em uma universidade pública no Brasil. REAd. Rev. eletrôn. adm. (Porto Alegre), Porto Alegre, 22(3):435-461: 2016. https://doi.org/10.1590/1413-2311.05115.59875. 13. Sandoval, S A M. The Crisis of the Brazilian of labor movement and the emergence of alternatives of working-class contention in the 1990s. Psicologia Política, São Paulo, 1(1); 2001: 173-195. 14. Rosenberg, MB. Comunicação não-violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora, 2006. 15. Nash, J. Learning materials: their use and evaluation. Lepr. Rev., 70(1);1999:254-260.Direitos autorais 2020 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-12T13:34:07Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/34463Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2021-03-12T13:34:07Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Terapia Ocupacional na universidade pública e ações de enfrentamento à Covid-19: singularidades e/nas multiplicidades/Occupational therapy at the public university and actions to confront Covid-19: singularities and/in multiplicities
title Terapia Ocupacional na universidade pública e ações de enfrentamento à Covid-19: singularidades e/nas multiplicidades/Occupational therapy at the public university and actions to confront Covid-19: singularities and/in multiplicities
spellingShingle Terapia Ocupacional na universidade pública e ações de enfrentamento à Covid-19: singularidades e/nas multiplicidades/Occupational therapy at the public university and actions to confront Covid-19: singularities and/in multiplicities
Silva, Carla Regina
Terapia Ocupacional
Ensino; Pesquisa; Extensão; Pandemia; Formação Profissional
Universidade; pandemia
title_short Terapia Ocupacional na universidade pública e ações de enfrentamento à Covid-19: singularidades e/nas multiplicidades/Occupational therapy at the public university and actions to confront Covid-19: singularities and/in multiplicities
title_full Terapia Ocupacional na universidade pública e ações de enfrentamento à Covid-19: singularidades e/nas multiplicidades/Occupational therapy at the public university and actions to confront Covid-19: singularities and/in multiplicities
title_fullStr Terapia Ocupacional na universidade pública e ações de enfrentamento à Covid-19: singularidades e/nas multiplicidades/Occupational therapy at the public university and actions to confront Covid-19: singularities and/in multiplicities
title_full_unstemmed Terapia Ocupacional na universidade pública e ações de enfrentamento à Covid-19: singularidades e/nas multiplicidades/Occupational therapy at the public university and actions to confront Covid-19: singularities and/in multiplicities
title_sort Terapia Ocupacional na universidade pública e ações de enfrentamento à Covid-19: singularidades e/nas multiplicidades/Occupational therapy at the public university and actions to confront Covid-19: singularities and/in multiplicities
author Silva, Carla Regina
author_facet Silva, Carla Regina
Fornereto, Alana de Paiva Nogueira
Paolillo, Alessandra Rossi
Andrade, Alice Fernandes
Fernandes, Amanda Dourado Souza Akahosi
Valente Santos, Claudia Aline
Lourenço, Gerusa Ferreira
Morato, Giovana Garcia
Martini, Larissa Campagna
Martinez, Luciana Bolzan Agnelli
Silva, Marina Jorge da
Castro, Sara Mariana de
Ferigato, Sabrina Helena
Lussi, Isabela Aparecida de Oliveira
Carrijo, Débora Couto de Melo
author_role author
author2 Fornereto, Alana de Paiva Nogueira
Paolillo, Alessandra Rossi
Andrade, Alice Fernandes
Fernandes, Amanda Dourado Souza Akahosi
Valente Santos, Claudia Aline
Lourenço, Gerusa Ferreira
Morato, Giovana Garcia
Martini, Larissa Campagna
Martinez, Luciana Bolzan Agnelli
Silva, Marina Jorge da
Castro, Sara Mariana de
Ferigato, Sabrina Helena
Lussi, Isabela Aparecida de Oliveira
Carrijo, Débora Couto de Melo
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carla Regina
Fornereto, Alana de Paiva Nogueira
Paolillo, Alessandra Rossi
Andrade, Alice Fernandes
Fernandes, Amanda Dourado Souza Akahosi
Valente Santos, Claudia Aline
Lourenço, Gerusa Ferreira
Morato, Giovana Garcia
Martini, Larissa Campagna
Martinez, Luciana Bolzan Agnelli
Silva, Marina Jorge da
Castro, Sara Mariana de
Ferigato, Sabrina Helena
Lussi, Isabela Aparecida de Oliveira
Carrijo, Débora Couto de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia Ocupacional
Ensino; Pesquisa; Extensão; Pandemia; Formação Profissional
Universidade; pandemia
topic Terapia Ocupacional
Ensino; Pesquisa; Extensão; Pandemia; Formação Profissional
Universidade; pandemia
description Frente aos impactos causados pela pandemia de COVID–19 tem-se inaugurado experiências em diversas áreas profissionais, dentre as quais se destaca a Terapia Ocupacional. Identifica-se contribuições da área a partir da universidade pública e a produção de ações integradas de gestão, ensino, pesquisa, extensão e produção acadêmica. A partir do relato de experiências vividas na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ilustra-se como a dinamicidade do momento que tem convocado a (re)pensar a função social da universidade e imposto a necessidade de adotar novas reflexões e estratégias para a continuidade e/ou reorientação do trabalho para responder demandas de proporções pandêmicas, na interação entre docentes e discentes. Além disso, nota-se que o fomento de ações de apoio, acolhimento e cuidado, para além de questões administrativas e de caráter acadêmico pedagógicas, têm sido uma diretriz comum.AbstractConsidering the impacts caused by CoVid–19 pandemic, experiences have been opened in several professional areas, among which the occupational therapy performance stands out. Identify themselves contributions from public universities and from integrated actions of management, teaching, research, extension and academic production. From lived experience's at the Federal University of São Carlos (UFSCar) reports, it is illustrated how the moment's dynamism called us to (re) think the university social function and imposed the need to adopt new reflections and strategies for continuity and / or work reorientation , in response of pandemic proportions demands, in the interaction between teachers and students. In addition, it is noted that promoting support, welcoming and care actions, beyond the administrative and pedagogical issues, have been a common guideline.Key words: Teaching; Search; Extension; Pandemic; Professional qualification. ResumenAnte los impactos causados por la pandemia de COVID-19, se han lanzado experiencias en varias áreas profesionales, entre las cuales se destaca la Terapia Ocupacional. Identifica contribuciones para la disciplina desde la universidad pública y la producción de acciones integradas para la gestión, la enseñanza, la investigación, la extensión y la producción académica. A partir de la narrativa de experiencias vividas en la Universidad Federal de São Carlos (UFSCar), se ilustra cómo el dinamismo del momento que llamó a (re)pensar la función social de la universidad e impuso la necesidad de adoptar nuevas reflexiones y estrategias para el continuidad y/o reorientación del trabajo para responder a demandas de proporciones pandémicas, entre la interacción de docentes y alumnos. Además, se observa que la promoción de acciones de apoyo, acogida y atención, además de cuestiones pedagógicas administrativas y académicas, ha sido una guía común.Palabras clave: Enseñanza; Investigación; Extensión; Pandemia; Formación profesional. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/34463
10.47222/2526-3544.rbto34463
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/34463
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto34463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/34463/pdf_1
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/34463/11353
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/34463/11354
/*ref*/PAHO. OMS declara emergência de saúde pública de importância internacional por surto de novo coronavírus, 30 de janeiro de 2020a. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6100:oms-declara-emergencia-de-saude-publica-de-importancia-internacional-em-relacao-a-novo-coronavirus&Itemid=812> 2. PAHO. OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia, 11 de março de 2020b. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6120:oms-afirma-que-covid-19-e-agora-caracterizada-como-pandemia&Itemid=812> 3. WFOT. Occupational Therapy and the COVID-19 Pandemic - information and resources. Disponível em: <https://www.wfot.org/news/2020/occupational-therapy-response-to-the-covid-19-pandemic> 4. Huremovic, D. (Ed). Psychiatry of Pandemics. A Mental Health Response to Infection Outbreak. Springer Nature Switzerland. 2019. 5. Parente, M.; Tofani, M.; De Santis, R.; Esposito, G.; Santilli, V.; Galeoto, G. The Role of the Occupational Therapist in Disaster Areas: Systematic Review. Occup Ther Int. 31(1); 2017:6474761. doi: 10.1155/2017/6474761. 6. Jeong, Y.; Law, M.; DeMatteo, C.; Stratford, P; Kim, H. The role of occupational therapists in the contexts of a natural disaster: a scoping review. Disabil Rehabil. 2016; 38(16):1620-31. 7. Brasil. Ministério de Saúde. Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo. Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública | COE-COVID-19. Brasília. 2020a. 8. Bondía JL. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Rev Bras Educ (Rio de Janeiro). 2002;19(1):19-28. 9. Lévy P. The Collective Intelligence: For a cyberspace anthropology. São Paulo: Loyola, 1998. 10. Brasil, Ministério de Saúde. Painel com Coronavírus. 2020b. Disponível em <https://covid.saude.gov.br/> 11. COFFITO. RESOLUÇÃO Nº 516, DE 20 DE MARÇO DE 2020. Teleconsulta, Telemonitoramento e Teleconsultoria. Disponível em: <https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=15825> 12. Palassi, MP.; Martins, GF.; Paula, APP. Consciência política e participação cidadã de estudantes de administração: um estudo exploratório em uma universidade pública no Brasil. REAd. Rev. eletrôn. adm. (Porto Alegre), Porto Alegre, 22(3):435-461: 2016. https://doi.org/10.1590/1413-2311.05115.59875. 13. Sandoval, S A M. The Crisis of the Brazilian of labor movement and the emergence of alternatives of working-class contention in the 1990s. Psicologia Política, São Paulo, 1(1); 2001: 173-195. 14. Rosenberg, MB. Comunicação não-violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora, 2006. 15. Nash, J. Learning materials: their use and evaluation. Lepr. Rev., 70(1);1999:254-260.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 4, n. 3 (2020): Suplemento - Terapia Ocupacional frente ao Coronavírus (ISSN eletrônico 2526-3544); 351-370
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1754569184097861632