Reflexões sobre uma ação extensionista com/sobre/para algumas crianças/Reflections about extension action with/over /for some children
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revisbrato |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/41622 |
Resumo: | Contextualização: Uma ação de projeto de extensão universitária, com temática sobre o cuidado, foi tratada nesta análise de prática. Processo de intervenção/Acompanhamento: A proposta teve a participação de crianças e suas famílias, que foram convidadas a enviar materiais sobre o que faziam e/ou sentiam durante a pandemia do novo coronavírus. Análise crítica da prática: Procuramos relacionar o engajamento nas ocupações, expressão de sentimentos e protagonismo das crianças, com apoio das famílias, a partir do que estes participantes fizeram durante a pandemia e compartilharam com o projeto. Os materiais obtidos permitiram trocas e puderam contribuir com as discussões da prática da terapia ocupacional na infância, protagonismo de crianças e acessibilidade. Houve ganhos para equipe de extensão e limitações como divulgação e alcance da ação. Síntese das considerações: a terapia ocupacional pode contribuir com o protagonismo das crianças e identificação e/ou envolvimento das crianças nas ocupações durante a pandemia.Palavras-chave: Criança. Terapia Ocupacional. Pandemia Abstract Contextualization: A university extension project action, with a theme on care, was addressed in this analysis of practice. Intervention / Follow-up process: the proposal was attended by children and their families who were invited to send materials about what they were doing and / or feeling during the pandemic of the new coronavirus. Critical analysis of the practice: we tried to relate engagement in occupations, expression of feelings and the protagonism of children with support from families, based on what these participants did during the pandemic and shared with the project. The materials obtained allowed exchanges and were able to contribute to discussions of the practice of occupational therapy in childhood, the role of children and accessibility. There were gains for the extension team and limitations such as disclosure and scope of the action. Summary of considerations: Occupational Therapy can contribute to the role of children and the identification and / or involvement of children in occupations during a pandemic.Keywords: Child. Occupational Therapy. Pandemic. ResumenContextualización: En este análisis de la práctica se abordó una acción de proyecto de extensión universitaria, con temática asistencial. Intervención / Proceso de seguimiento: A la propuesta asistieron niños y sus familias que fueron invitados a enviar materiales sobre lo que estaban haciendo y / o sintiendo durante la pandemia del nuevo coronavirus. Análisis crítico de la práctica: Intentamos relacionar el involucramiento en las ocupaciones, la expresión de sentimientos y el protagonismo de los niños con el apoyo de las familias, a partir de lo que estos participantes hicieron durante la pandemia y lo compartieron con el proyecto. Los materiales obtenidos permitieron intercambios y pudieron contribuir a las discusiones sobre la práctica de la terapia ocupacional en la infancia, el papel de los niños y la accesibilidad. Hubo ganancias para el equipo de extensión y limitaciones como la divulgación y el alcance de la acción. Resumen de consideraciones: La terapia ocupacional puede contribuir al papel de los niños y la identificación y / o participación de los niños en ocupaciones durante una pandemia.Palabras clave: Niño. Terapia Ocupacional. Pandemia |
id |
UFRJ-14_58d5c9240572d3d1a7e041f329de25d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.revistas.ufrj.br:article/41622 |
network_acronym_str |
UFRJ-14 |
network_name_str |
Revisbrato |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre uma ação extensionista com/sobre/para algumas crianças/Reflections about extension action with/over /for some childrenFisioterapia e Terapia Ocupacionalcriança, terapia ocupacional, pandemiacriança, terapia ocupacional, pandemiaContextualização: Uma ação de projeto de extensão universitária, com temática sobre o cuidado, foi tratada nesta análise de prática. Processo de intervenção/Acompanhamento: A proposta teve a participação de crianças e suas famílias, que foram convidadas a enviar materiais sobre o que faziam e/ou sentiam durante a pandemia do novo coronavírus. Análise crítica da prática: Procuramos relacionar o engajamento nas ocupações, expressão de sentimentos e protagonismo das crianças, com apoio das famílias, a partir do que estes participantes fizeram durante a pandemia e compartilharam com o projeto. Os materiais obtidos permitiram trocas e puderam contribuir com as discussões da prática da terapia ocupacional na infância, protagonismo de crianças e acessibilidade. Houve ganhos para equipe de extensão e limitações como divulgação e alcance da ação. Síntese das considerações: a terapia ocupacional pode contribuir com o protagonismo das crianças e identificação e/ou envolvimento das crianças nas ocupações durante a pandemia.Palavras-chave: Criança. Terapia Ocupacional. Pandemia Abstract Contextualization: A university extension project action, with a theme on care, was addressed in this analysis of practice. Intervention / Follow-up process: the proposal was attended by children and their families who were invited to send materials about what they were doing and / or feeling during the pandemic of the new coronavirus. Critical analysis of the practice: we tried to relate engagement in occupations, expression of feelings and the protagonism of children with support from families, based on what these participants did during the pandemic and shared with the project. The materials obtained allowed exchanges and were able to contribute to discussions of the practice of occupational therapy in childhood, the role of children and accessibility. There were gains for the extension team and limitations such as disclosure and scope of the action. Summary of considerations: Occupational Therapy can contribute to the role of children and the identification and / or involvement of children in occupations during a pandemic.Keywords: Child. Occupational Therapy. Pandemic. ResumenContextualización: En este análisis de la práctica se abordó una acción de proyecto de extensión universitaria, con temática asistencial. Intervención / Proceso de seguimiento: A la propuesta asistieron niños y sus familias que fueron invitados a enviar materiales sobre lo que estaban haciendo y / o sintiendo durante la pandemia del nuevo coronavirus. Análisis crítico de la práctica: Intentamos relacionar el involucramiento en las ocupaciones, la expresión de sentimientos y el protagonismo de los niños con el apoyo de las familias, a partir de lo que estos participantes hicieron durante la pandemia y lo compartieron con el proyecto. Los materiales obtenidos permitieron intercambios y pudieron contribuir a las discusiones sobre la práctica de la terapia ocupacional en la infancia, el papel de los niños y la accesibilidad. Hubo ganancias para el equipo de extensión y limitaciones como la divulgación y el alcance de la acción. Resumen de consideraciones: La terapia ocupacional puede contribuir al papel de los niños y la identificación y / o participación de los niños en ocupaciones durante una pandemia.Palabras clave: Niño. Terapia Ocupacional. Pandemia Universidade Federal do Rio de JaneiroAgostini, Olivia SouzaSilva, Caroline de Fátima Abreu daGonçalves, Graciela2021-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/4162210.47222/2526-3544.rbto41622Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 5, n. 4 (2021): Dossiê Temático - Infâncias; 625-6312526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/41622/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41622/14467https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41622/14468/*ref*/Agostini, O. S. & Moreira, M. C. N. (2019). Quando fazer pesquisa com crianças significa negociar com adultos: bastidores de uma pesquisa com crianças de seis anos em escolas. Ciência & Saúde Coletiva, 24(10), 3753-3762. https://doi.org/10.1590/1413-812320182410.23872017 American Occupational Therapy Association - AOTA. (2020). Occupational therapy practice framework: Domain and process (4th ed.). American Journal of Occupational Therapy, 74(Suppl. 2), 7412410010. https://doi.org/10.5014/ajot.2020.74S2001 Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ (2020a). Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia COVID-19. Crianças na Pandemia COVID-19. Brasil. https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/05/crianças_pandemia.pdf Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ (2020b). Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia COVID-19. Recomendação para o Cuidado de Crianças em Situação de Isolamento Hospitalar. Brasil. https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/cartilha_criancas_06_04.pdf Kramer, S. (2002). Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. Cadernos de Pesquisa, (116), 41-59. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742002000200003 Moreira, M. C. N. & Macedo, A. D. D. (2009). O protagonismo da criança no cenário hospitalar: um ensaio sobre estratégias de sociabilidade. Ciência & Saúde Coletiva, 14(2), 645-652. https://doi.org/10.1590/S1413-81232009000200033 Pastore, M. D. N. (2020). Brincar-brinquedo, criar-fazendo: entrelaçando pluriversos de infâncias e crianças desde o sul de Moçambique. [Tese de doutorado, Universidade Federal de São Carlos] https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12307 Pastore, M. D. N. (2021). Infâncias, crianças e travessias: em que barcos navegamos? Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 29, e2797. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoEN2116 Silva, M. R., Silva, P. C., Rabelo, H. D. & Vinhas, B. C.V. (2020). A Terapia Ocupacional pediátrica brasileira diante da pandemia da COVID-19: reformulando a prática profissional. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 4(3), 422-437. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto34171 World Health Organization - WHO (2020). WHO announces COVID-19 outbreak a pandemic. https://www.euro.who.int/en/health-topics/health-emergencies/coronavirus-covid-19/news/news/2020/3/who-announces-covid-19-outbreak-a-pandemicDireitos autorais 2021 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-08T15:31:43Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/41622Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2021-11-08T15:31:43Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre uma ação extensionista com/sobre/para algumas crianças/Reflections about extension action with/over /for some children |
title |
Reflexões sobre uma ação extensionista com/sobre/para algumas crianças/Reflections about extension action with/over /for some children |
spellingShingle |
Reflexões sobre uma ação extensionista com/sobre/para algumas crianças/Reflections about extension action with/over /for some children Agostini, Olivia Souza Fisioterapia e Terapia Ocupacional criança, terapia ocupacional, pandemia criança, terapia ocupacional, pandemia |
title_short |
Reflexões sobre uma ação extensionista com/sobre/para algumas crianças/Reflections about extension action with/over /for some children |
title_full |
Reflexões sobre uma ação extensionista com/sobre/para algumas crianças/Reflections about extension action with/over /for some children |
title_fullStr |
Reflexões sobre uma ação extensionista com/sobre/para algumas crianças/Reflections about extension action with/over /for some children |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre uma ação extensionista com/sobre/para algumas crianças/Reflections about extension action with/over /for some children |
title_sort |
Reflexões sobre uma ação extensionista com/sobre/para algumas crianças/Reflections about extension action with/over /for some children |
author |
Agostini, Olivia Souza |
author_facet |
Agostini, Olivia Souza Silva, Caroline de Fátima Abreu da Gonçalves, Graciela |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Caroline de Fátima Abreu da Gonçalves, Graciela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Agostini, Olivia Souza Silva, Caroline de Fátima Abreu da Gonçalves, Graciela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fisioterapia e Terapia Ocupacional criança, terapia ocupacional, pandemia criança, terapia ocupacional, pandemia |
topic |
Fisioterapia e Terapia Ocupacional criança, terapia ocupacional, pandemia criança, terapia ocupacional, pandemia |
description |
Contextualização: Uma ação de projeto de extensão universitária, com temática sobre o cuidado, foi tratada nesta análise de prática. Processo de intervenção/Acompanhamento: A proposta teve a participação de crianças e suas famílias, que foram convidadas a enviar materiais sobre o que faziam e/ou sentiam durante a pandemia do novo coronavírus. Análise crítica da prática: Procuramos relacionar o engajamento nas ocupações, expressão de sentimentos e protagonismo das crianças, com apoio das famílias, a partir do que estes participantes fizeram durante a pandemia e compartilharam com o projeto. Os materiais obtidos permitiram trocas e puderam contribuir com as discussões da prática da terapia ocupacional na infância, protagonismo de crianças e acessibilidade. Houve ganhos para equipe de extensão e limitações como divulgação e alcance da ação. Síntese das considerações: a terapia ocupacional pode contribuir com o protagonismo das crianças e identificação e/ou envolvimento das crianças nas ocupações durante a pandemia.Palavras-chave: Criança. Terapia Ocupacional. Pandemia Abstract Contextualization: A university extension project action, with a theme on care, was addressed in this analysis of practice. Intervention / Follow-up process: the proposal was attended by children and their families who were invited to send materials about what they were doing and / or feeling during the pandemic of the new coronavirus. Critical analysis of the practice: we tried to relate engagement in occupations, expression of feelings and the protagonism of children with support from families, based on what these participants did during the pandemic and shared with the project. The materials obtained allowed exchanges and were able to contribute to discussions of the practice of occupational therapy in childhood, the role of children and accessibility. There were gains for the extension team and limitations such as disclosure and scope of the action. Summary of considerations: Occupational Therapy can contribute to the role of children and the identification and / or involvement of children in occupations during a pandemic.Keywords: Child. Occupational Therapy. Pandemic. ResumenContextualización: En este análisis de la práctica se abordó una acción de proyecto de extensión universitaria, con temática asistencial. Intervención / Proceso de seguimiento: A la propuesta asistieron niños y sus familias que fueron invitados a enviar materiales sobre lo que estaban haciendo y / o sintiendo durante la pandemia del nuevo coronavirus. Análisis crítico de la práctica: Intentamos relacionar el involucramiento en las ocupaciones, la expresión de sentimientos y el protagonismo de los niños con el apoyo de las familias, a partir de lo que estos participantes hicieron durante la pandemia y lo compartieron con el proyecto. Los materiales obtenidos permitieron intercambios y pudieron contribuir a las discusiones sobre la práctica de la terapia ocupacional en la infancia, el papel de los niños y la accesibilidad. Hubo ganancias para el equipo de extensión y limitaciones como la divulgación y el alcance de la acción. Resumen de consideraciones: La terapia ocupacional puede contribuir al papel de los niños y la identificación y / o participación de los niños en ocupaciones durante una pandemia.Palabras clave: Niño. Terapia Ocupacional. Pandemia |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/41622 10.47222/2526-3544.rbto41622 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/41622 |
identifier_str_mv |
10.47222/2526-3544.rbto41622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/41622/pdf https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41622/14467 https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41622/14468 /*ref*/Agostini, O. S. & Moreira, M. C. N. (2019). Quando fazer pesquisa com crianças significa negociar com adultos: bastidores de uma pesquisa com crianças de seis anos em escolas. Ciência & Saúde Coletiva, 24(10), 3753-3762. https://doi.org/10.1590/1413-812320182410.23872017 American Occupational Therapy Association - AOTA. (2020). Occupational therapy practice framework: Domain and process (4th ed.). American Journal of Occupational Therapy, 74(Suppl. 2), 7412410010. https://doi.org/10.5014/ajot.2020.74S2001 Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ (2020a). Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia COVID-19. Crianças na Pandemia COVID-19. Brasil. https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/05/crianças_pandemia.pdf Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ (2020b). Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia COVID-19. Recomendação para o Cuidado de Crianças em Situação de Isolamento Hospitalar. Brasil. https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/cartilha_criancas_06_04.pdf Kramer, S. (2002). Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. Cadernos de Pesquisa, (116), 41-59. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742002000200003 Moreira, M. C. N. & Macedo, A. D. D. (2009). O protagonismo da criança no cenário hospitalar: um ensaio sobre estratégias de sociabilidade. Ciência & Saúde Coletiva, 14(2), 645-652. https://doi.org/10.1590/S1413-81232009000200033 Pastore, M. D. N. (2020). Brincar-brinquedo, criar-fazendo: entrelaçando pluriversos de infâncias e crianças desde o sul de Moçambique. [Tese de doutorado, Universidade Federal de São Carlos] https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12307 Pastore, M. D. N. (2021). Infâncias, crianças e travessias: em que barcos navegamos? Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 29, e2797. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoEN2116 Silva, M. R., Silva, P. C., Rabelo, H. D. & Vinhas, B. C.V. (2020). A Terapia Ocupacional pediátrica brasileira diante da pandemia da COVID-19: reformulando a prática profissional. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 4(3), 422-437. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto34171 World Health Organization - WHO (2020). WHO announces COVID-19 outbreak a pandemic. https://www.euro.who.int/en/health-topics/health-emergencies/coronavirus-covid-19/news/news/2020/3/who-announces-covid-19-outbreak-a-pandemic |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 5, n. 4 (2021): Dossiê Temático - Infâncias; 625-631 2526-3544 reponame:Revisbrato instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Revisbrato |
collection |
Revisbrato |
repository.name.fl_str_mv |
Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revisbrato@gmail.com |
_version_ |
1798321181070196736 |