Subsídios da perspectiva ocupacional para a abordagem ao desenvolvimento infantil/Subsidies from the occupational perspective for the approach to child development

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Folha, Débora Ribeiro da Silva Campos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Della Barba, Patricia Carla de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/40641
Resumo: Objetivo: Este manuscrito aborda a centralidade da compreensão das ocupações para a Terapia Ocupacional e objetiva apresentar a perspectiva ocupacional, enquanto subsídio para a compreensão e a atuação profissional dos terapeutas ocupacionais, junto à infância. Síntese dos elementos do estudo: Ancorado no conceito de desenvolvimento ocupacional, discutimos a perspectiva do desenvolvimento infantil, a partir e para o engajamento das crianças em ocupações. Conclusão: Acreditamos que a perspectiva ocupacional corresponde a um referencial de base para subsidiar as intervenções de terapeutas ocupacionais junto ao público infantil, na busca pelo fortalecimento da oferta de práticas e da produção de conhecimento, fundamentados nas bases e especificidades da Terapia Ocupacional.Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Desenvolvimento infantil. Ocupações infantis. AbstractObjective: This manuscript addresses the centrality of understanding occupations for Occupational Therapy and aims to present the occupational perspective as a basis for understanding and the professional performance of occupational therapists in childhood. Synthesis of the study elements: Anchored in the concept of occupational development, we discuss the perspective of child development from and for the engagement of children in occupations. Conclusion: We believe that the occupational perspective corresponds to a basic reference to subsidize the interventions of occupational therapists with children, in the search for strengthening the offer of practices and the production of knowledge based on the bases and specificities of Occupational Therapy.Keywords: Occupational Therapy. Child development. Children's occupations ResumenObjetivo: Este manuscrito aborda la centralidad de la comprensión de las ocupaciones para la Terapia Ocupacional y tiene como objetivo presentar la perspectiva ocupacional como base para la comprensión y el desempeño profesional de los terapeutas ocupacionales en la infancia. Síntesis de los elementos de estudio: Anclado en el concepto de desarrollo ocupacional, discutimos la perspectiva del desarrollo infantil desde y para la participación de los niños en las ocupaciones. Conclusión: Creemos que la perspectiva ocupacional corresponde a un referente básico para subsidiar las intervenciones de los terapeutas ocupacionales con niños, en la búsqueda de fortalecer la oferta de prácticas y la producción de conocimiento a partir de las bases y especificidades de la Terapia Ocupacional.Palabras clave: Terapia Ocupacional. Desarollo infantil. Ocupaciones infantiles. 
id UFRJ-14_bb97a54f089efd8acd7e4e3075423b72
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/40641
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
repository_id_str
spelling Subsídios da perspectiva ocupacional para a abordagem ao desenvolvimento infantil/Subsidies from the occupational perspective for the approach to child developmentFisioterapia e Terapia Ocupacional; SaúdeTerapia Ocupacional; Desenvolvimento infantil; Ocupações infantis.Terapia OcupacionalObjetivo: Este manuscrito aborda a centralidade da compreensão das ocupações para a Terapia Ocupacional e objetiva apresentar a perspectiva ocupacional, enquanto subsídio para a compreensão e a atuação profissional dos terapeutas ocupacionais, junto à infância. Síntese dos elementos do estudo: Ancorado no conceito de desenvolvimento ocupacional, discutimos a perspectiva do desenvolvimento infantil, a partir e para o engajamento das crianças em ocupações. Conclusão: Acreditamos que a perspectiva ocupacional corresponde a um referencial de base para subsidiar as intervenções de terapeutas ocupacionais junto ao público infantil, na busca pelo fortalecimento da oferta de práticas e da produção de conhecimento, fundamentados nas bases e especificidades da Terapia Ocupacional.Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Desenvolvimento infantil. Ocupações infantis. AbstractObjective: This manuscript addresses the centrality of understanding occupations for Occupational Therapy and aims to present the occupational perspective as a basis for understanding and the professional performance of occupational therapists in childhood. Synthesis of the study elements: Anchored in the concept of occupational development, we discuss the perspective of child development from and for the engagement of children in occupations. Conclusion: We believe that the occupational perspective corresponds to a basic reference to subsidize the interventions of occupational therapists with children, in the search for strengthening the offer of practices and the production of knowledge based on the bases and specificities of Occupational Therapy.Keywords: Occupational Therapy. Child development. Children's occupations ResumenObjetivo: Este manuscrito aborda la centralidad de la comprensión de las ocupaciones para la Terapia Ocupacional y tiene como objetivo presentar la perspectiva ocupacional como base para la comprensión y el desempeño profesional de los terapeutas ocupacionales en la infancia. Síntesis de los elementos de estudio: Anclado en el concepto de desarrollo ocupacional, discutimos la perspectiva del desarrollo infantil desde y para la participación de los niños en las ocupaciones. Conclusión: Creemos que la perspectiva ocupacional corresponde a un referente básico para subsidiar las intervenciones de los terapeutas ocupacionales con niños, en la búsqueda de fortalecer la oferta de prácticas y la producción de conocimiento a partir de las bases y especificidades de la Terapia Ocupacional.Palabras clave: Terapia Ocupacional. Desarollo infantil. Ocupaciones infantiles. Universidade Federal do Rio de JaneiroUniversidade do Estado do Pará (UEPA)Folha, Débora Ribeiro da Silva CamposDella Barba, Patricia Carla de Souza2021-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/4064110.47222/2526-3544.rbto40641Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 5, n. 4 (2021): Dossiê Temático - Infâncias; 647-6552526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/40641/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/40641/13824https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/40641/13825/*ref*/Abjornslett, M., Engelsrud, G. H. & Helseth, S. (2015). How Children with Disabilities Engage in Occupations during a Transitional Phase. Journal of Occupational Science, 22(3), 320-333. https://doi.org/10.1080/14427591.2014.952365 Brasil. (1990). Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Case-Smith, J. (2001). Development of childhood occupations. In: CASE-SMITH, J. Occupational Therapy for Children (pp. 71-94). 4 ed. Missouri: Mosby. Copetti, F. & Krebs, R.J. (2004). As propriedades da pessoa na perspectiva do paradigma ecológico. In: Koller, S.H. Ecologia do desenvolvimento humano: pesquisa e intervenção no Brasil (pp. 67-89). São Paulo: Casa do Psicólogo. Davis, J. & Polatajko, H. (2006). Occupational development of children. In: Rodger, S. & Ziviani, J. Occupational Therapy with children: understanding children’s occupations and enabling participation (pp. 136-157). Malden: Blackwell Publishing. Davis, J. & Polatajko, H. (2010). Occupational development. In: Christiansen, C. & Townsend, E. Introduction to Occupation (pp. 135-174). New Jersey: Pearson. Dunford, C. & Bannigan, K. (2011). Children and young people’s occupations, health and well being: a research manifesto for developing the evidence base. World Federation of Occupational Therapists Bulletin, 64(1), 46-52. https://doi.org/10.1179/otb.2011.64.1.011 Folha, D.R.S.C. & Della Barba, P.C.S. (2020). Produção de conhecimento sobre terapia ocupacional e ocupações infantis: uma revisão de literatura. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 28(1), 227-245. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR1758 Hinder, E. & Ashburner, J. (2017). Occupation-centred intervention in the school setting. In: Rodger, S. & Kennedy-Behr, A. Occupation-centred practice with children: a practical guide for Occupational Therapists (pp. 233-256). 2 ed. Reino Unido: Wiley Blackwell Humphry, R. (2002). Young children's occupations: Explicating the dynamics of developmental processes. American Journal of Occupational Therapy, 56(2),171-179. https://doi.org/10.5014/ajot.56.2.171 Mandich, A. & Rodger, S. (2006). Doing, being and becoming: their importance for children. In: Rodger, S. & Ziviani, J. Occupational Therapy with children: understanding children’s occupations and enabling participation (pp. 115-135). Malden: Blackwell Publishing Muhlenhaupt, M. et al. (2015). Occupational Therapy contributions in early intervention: implications for personnel preparation and interprofessional practice. Infants and Young Children, 28(2), 123-132. https://doi.org/10.1097/IYC.0000000000000031 Njelesani, J. et al. (2017). Test Construction of the Occupational Repertoire Development Measure–Parent (ORDM–P). American Journal of Occupational Therapy, 71(-). https://doi.org/10.5014/ajot.2017.71S1-PO4144 Polatajko, H. J. (2001). The evolution of our occupational perspective: the journey from diversion through therapeutic use to enablement. Canadian Journal Occupational Terapy, 68(4), 203-207. https://doi.org/10.1177/000841740106800401 Pontes, T.B. & Polatajko, H. (2016). Habilitando ocupações: prática baseada na ocupação e centrada no cliente na Terapia Ocupacional. Cad. Ter. Ocup. UFSCar, 24(2), 403-412. http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoARF0709 Priece, P. & Stephenson, S. (2009). Learning to promote occupational development through co-occupation. Journal of Occupational Science, 16(3), 180-186. https://doi.org/10.1080/14427591.2009.9686660 Rodger, S. & Kennedy-Behr, A. (2017). Introduction to occupation-centred practice for children. In: Rodger, S. & Kennedy-Behr, A. Occupation-centred practice with children – A practical guide for Occupational Therapists (pp. 1-20). 2 ed. Reino Unido: Wiley Blackwell Rodger, S. & Ziviani, J. (2006). Children, their environments, roles and occupations in contemporary society. In: Rodger, S. & Ziviani, J. Occupational Therapy with children: understanding children’s occupations and enabling participation (pp. 3-21). Malden: Blackwell Publishing Wilcock, A. A. (1999). Reflections on doing, being and becoming. Australian Occupational Therapy Journal, 46(-): 1-11. https://doi.org/10.1177/000841749806500501 Yerxa, E. (1967) 'Eleanor Clarke Slagle Lecture: Authentic Occupational Therapy', American Journal of Occupational Therapy, 21:1-9Direitos autorais 2021 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-08T15:31:43Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/40641Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2021-11-08T15:31:43Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Subsídios da perspectiva ocupacional para a abordagem ao desenvolvimento infantil/Subsidies from the occupational perspective for the approach to child development
title Subsídios da perspectiva ocupacional para a abordagem ao desenvolvimento infantil/Subsidies from the occupational perspective for the approach to child development
spellingShingle Subsídios da perspectiva ocupacional para a abordagem ao desenvolvimento infantil/Subsidies from the occupational perspective for the approach to child development
Folha, Débora Ribeiro da Silva Campos
Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Saúde
Terapia Ocupacional; Desenvolvimento infantil; Ocupações infantis.
Terapia Ocupacional
title_short Subsídios da perspectiva ocupacional para a abordagem ao desenvolvimento infantil/Subsidies from the occupational perspective for the approach to child development
title_full Subsídios da perspectiva ocupacional para a abordagem ao desenvolvimento infantil/Subsidies from the occupational perspective for the approach to child development
title_fullStr Subsídios da perspectiva ocupacional para a abordagem ao desenvolvimento infantil/Subsidies from the occupational perspective for the approach to child development
title_full_unstemmed Subsídios da perspectiva ocupacional para a abordagem ao desenvolvimento infantil/Subsidies from the occupational perspective for the approach to child development
title_sort Subsídios da perspectiva ocupacional para a abordagem ao desenvolvimento infantil/Subsidies from the occupational perspective for the approach to child development
author Folha, Débora Ribeiro da Silva Campos
author_facet Folha, Débora Ribeiro da Silva Campos
Della Barba, Patricia Carla de Souza
author_role author
author2 Della Barba, Patricia Carla de Souza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Pará (UEPA)
dc.contributor.author.fl_str_mv Folha, Débora Ribeiro da Silva Campos
Della Barba, Patricia Carla de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Saúde
Terapia Ocupacional; Desenvolvimento infantil; Ocupações infantis.
Terapia Ocupacional
topic Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Saúde
Terapia Ocupacional; Desenvolvimento infantil; Ocupações infantis.
Terapia Ocupacional
description Objetivo: Este manuscrito aborda a centralidade da compreensão das ocupações para a Terapia Ocupacional e objetiva apresentar a perspectiva ocupacional, enquanto subsídio para a compreensão e a atuação profissional dos terapeutas ocupacionais, junto à infância. Síntese dos elementos do estudo: Ancorado no conceito de desenvolvimento ocupacional, discutimos a perspectiva do desenvolvimento infantil, a partir e para o engajamento das crianças em ocupações. Conclusão: Acreditamos que a perspectiva ocupacional corresponde a um referencial de base para subsidiar as intervenções de terapeutas ocupacionais junto ao público infantil, na busca pelo fortalecimento da oferta de práticas e da produção de conhecimento, fundamentados nas bases e especificidades da Terapia Ocupacional.Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Desenvolvimento infantil. Ocupações infantis. AbstractObjective: This manuscript addresses the centrality of understanding occupations for Occupational Therapy and aims to present the occupational perspective as a basis for understanding and the professional performance of occupational therapists in childhood. Synthesis of the study elements: Anchored in the concept of occupational development, we discuss the perspective of child development from and for the engagement of children in occupations. Conclusion: We believe that the occupational perspective corresponds to a basic reference to subsidize the interventions of occupational therapists with children, in the search for strengthening the offer of practices and the production of knowledge based on the bases and specificities of Occupational Therapy.Keywords: Occupational Therapy. Child development. Children's occupations ResumenObjetivo: Este manuscrito aborda la centralidad de la comprensión de las ocupaciones para la Terapia Ocupacional y tiene como objetivo presentar la perspectiva ocupacional como base para la comprensión y el desempeño profesional de los terapeutas ocupacionales en la infancia. Síntesis de los elementos de estudio: Anclado en el concepto de desarrollo ocupacional, discutimos la perspectiva del desarrollo infantil desde y para la participación de los niños en las ocupaciones. Conclusión: Creemos que la perspectiva ocupacional corresponde a un referente básico para subsidiar las intervenciones de los terapeutas ocupacionales con niños, en la búsqueda de fortalecer la oferta de prácticas y la producción de conocimiento a partir de las bases y especificidades de la Terapia Ocupacional.Palabras clave: Terapia Ocupacional. Desarollo infantil. Ocupaciones infantiles. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/40641
10.47222/2526-3544.rbto40641
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/40641
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto40641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/40641/pdf
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/40641/13824
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/40641/13825
/*ref*/Abjornslett, M., Engelsrud, G. H. & Helseth, S. (2015). How Children with Disabilities Engage in Occupations during a Transitional Phase. Journal of Occupational Science, 22(3), 320-333. https://doi.org/10.1080/14427591.2014.952365 Brasil. (1990). Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Case-Smith, J. (2001). Development of childhood occupations. In: CASE-SMITH, J. Occupational Therapy for Children (pp. 71-94). 4 ed. Missouri: Mosby. Copetti, F. & Krebs, R.J. (2004). As propriedades da pessoa na perspectiva do paradigma ecológico. In: Koller, S.H. Ecologia do desenvolvimento humano: pesquisa e intervenção no Brasil (pp. 67-89). São Paulo: Casa do Psicólogo. Davis, J. & Polatajko, H. (2006). Occupational development of children. In: Rodger, S. & Ziviani, J. Occupational Therapy with children: understanding children’s occupations and enabling participation (pp. 136-157). Malden: Blackwell Publishing. Davis, J. & Polatajko, H. (2010). Occupational development. In: Christiansen, C. & Townsend, E. Introduction to Occupation (pp. 135-174). New Jersey: Pearson. Dunford, C. & Bannigan, K. (2011). Children and young people’s occupations, health and well being: a research manifesto for developing the evidence base. World Federation of Occupational Therapists Bulletin, 64(1), 46-52. https://doi.org/10.1179/otb.2011.64.1.011 Folha, D.R.S.C. & Della Barba, P.C.S. (2020). Produção de conhecimento sobre terapia ocupacional e ocupações infantis: uma revisão de literatura. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 28(1), 227-245. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR1758 Hinder, E. & Ashburner, J. (2017). Occupation-centred intervention in the school setting. In: Rodger, S. & Kennedy-Behr, A. Occupation-centred practice with children: a practical guide for Occupational Therapists (pp. 233-256). 2 ed. Reino Unido: Wiley Blackwell Humphry, R. (2002). Young children's occupations: Explicating the dynamics of developmental processes. American Journal of Occupational Therapy, 56(2),171-179. https://doi.org/10.5014/ajot.56.2.171 Mandich, A. & Rodger, S. (2006). Doing, being and becoming: their importance for children. In: Rodger, S. & Ziviani, J. Occupational Therapy with children: understanding children’s occupations and enabling participation (pp. 115-135). Malden: Blackwell Publishing Muhlenhaupt, M. et al. (2015). Occupational Therapy contributions in early intervention: implications for personnel preparation and interprofessional practice. Infants and Young Children, 28(2), 123-132. https://doi.org/10.1097/IYC.0000000000000031 Njelesani, J. et al. (2017). Test Construction of the Occupational Repertoire Development Measure–Parent (ORDM–P). American Journal of Occupational Therapy, 71(-). https://doi.org/10.5014/ajot.2017.71S1-PO4144 Polatajko, H. J. (2001). The evolution of our occupational perspective: the journey from diversion through therapeutic use to enablement. Canadian Journal Occupational Terapy, 68(4), 203-207. https://doi.org/10.1177/000841740106800401 Pontes, T.B. & Polatajko, H. (2016). Habilitando ocupações: prática baseada na ocupação e centrada no cliente na Terapia Ocupacional. Cad. Ter. Ocup. UFSCar, 24(2), 403-412. http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoARF0709 Priece, P. & Stephenson, S. (2009). Learning to promote occupational development through co-occupation. Journal of Occupational Science, 16(3), 180-186. https://doi.org/10.1080/14427591.2009.9686660 Rodger, S. & Kennedy-Behr, A. (2017). Introduction to occupation-centred practice for children. In: Rodger, S. & Kennedy-Behr, A. Occupation-centred practice with children – A practical guide for Occupational Therapists (pp. 1-20). 2 ed. Reino Unido: Wiley Blackwell Rodger, S. & Ziviani, J. (2006). Children, their environments, roles and occupations in contemporary society. In: Rodger, S. & Ziviani, J. Occupational Therapy with children: understanding children’s occupations and enabling participation (pp. 3-21). Malden: Blackwell Publishing Wilcock, A. A. (1999). Reflections on doing, being and becoming. Australian Occupational Therapy Journal, 46(-): 1-11. https://doi.org/10.1177/000841749806500501 Yerxa, E. (1967) 'Eleanor Clarke Slagle Lecture: Authentic Occupational Therapy', American Journal of Occupational Therapy, 21:1-9
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 5, n. 4 (2021): Dossiê Temático - Infâncias; 647-655
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1754569183651168256