Pertencimento e representação imagética: a negritude na universidade/ Belonging and imagetic representation: negritude in university

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Andrade, Alice Fernandes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sousa, Dandara Pereira, Varela, Lucas Chave, Regina Silva, Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/34249
Resumo: A imagem da capa é resultado dos ensaios fotográficos que tiveram como tema “Espelho, voz e potência”, realizados pelo projeto “Espaço Seguro: acolhimento e estratégias de enfrentamento às violências cotidianas do machismo e do racismo”, executado pela Terapia Ocupacional de uma universidade pública brasileira. Os ensaios fotográficos tiveram como intuito enaltecer a beleza negra, proporcionar cuidado e empoderamento de si e de suas potências. A atividade também teve como objetivo fortalecer o pertencimento do povo negro na expressão de sua cidadania na relação com o ensino superior, a importância da diversidade neste espaço e ressaltar a função social da universidade pública brasileira.Palavras-chave: Fotografia, Racismo, Sexismo, Terapia ocupacional.AbstractThe cover image is the result of photo essays, which theme was “Mirror, voice and power”, carried out in the project “Secure Space: welcoming and combat strategies to the daily violence of sexism and racism”, executed by the Occupational Therapy in a brazilian public university. The photo essays aimed to enhance the black beauty, care and empowerment of yourself and your potencies. The activity’s purpose was also reinforcing the black people's sense of belonging in the expression of their citizenship in relation to higher education, the importance of diversity in this space and to highlight the social function of the brazilian public university.Keywords: Photograph, Racism, Sexism, Occupational therapy.ResumenLa imagen de portada es el resultado de ensayos fotográficos, cuyo tema fue "Espejo, voz y poder", realizado en el proyecto "Espacio Seguro: estrategias de acogida y afrontamiento a la violencia cotidiana del machismo y el racismo", realizado por la Terapia Ocupacional de un universidad pública brasileña. Los ensayos fotográficos tenían la intención de ensalzar la belleza negra, proporcionar cuidado, cuidado y empoderamiento de ellos mismos y sus poderes. El propósito de la actividad de fortalecer la pertenencia de los negros en la expresión de su ciudadanía en relación con la educación superior, la importancia de la diversidad en este espacio y resaltar la función social de la universidad pública brasileña.Palabras clave: Fotografía, Racismo, Sexismo, Terapia ocupacional.
id UFRJ-14_4d09e1457f454f7533ca3401bfdc77dc
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/34249
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
repository_id_str
spelling Pertencimento e representação imagética: a negritude na universidade/ Belonging and imagetic representation: negritude in universityFisioterapia e Terapia Ocupacionalfotografia, racismo, sexismo, terapia ocupacionalA imagem da capa é resultado dos ensaios fotográficos que tiveram como tema “Espelho, voz e potência”, realizados pelo projeto “Espaço Seguro: acolhimento e estratégias de enfrentamento às violências cotidianas do machismo e do racismo”, executado pela Terapia Ocupacional de uma universidade pública brasileira. Os ensaios fotográficos tiveram como intuito enaltecer a beleza negra, proporcionar cuidado e empoderamento de si e de suas potências. A atividade também teve como objetivo fortalecer o pertencimento do povo negro na expressão de sua cidadania na relação com o ensino superior, a importância da diversidade neste espaço e ressaltar a função social da universidade pública brasileira.Palavras-chave: Fotografia, Racismo, Sexismo, Terapia ocupacional.AbstractThe cover image is the result of photo essays, which theme was “Mirror, voice and power”, carried out in the project “Secure Space: welcoming and combat strategies to the daily violence of sexism and racism”, executed by the Occupational Therapy in a brazilian public university. The photo essays aimed to enhance the black beauty, care and empowerment of yourself and your potencies. The activity’s purpose was also reinforcing the black people's sense of belonging in the expression of their citizenship in relation to higher education, the importance of diversity in this space and to highlight the social function of the brazilian public university.Keywords: Photograph, Racism, Sexism, Occupational therapy.ResumenLa imagen de portada es el resultado de ensayos fotográficos, cuyo tema fue "Espejo, voz y poder", realizado en el proyecto "Espacio Seguro: estrategias de acogida y afrontamiento a la violencia cotidiana del machismo y el racismo", realizado por la Terapia Ocupacional de un universidad pública brasileña. Los ensayos fotográficos tenían la intención de ensalzar la belleza negra, proporcionar cuidado, cuidado y empoderamiento de ellos mismos y sus poderes. El propósito de la actividad de fortalecer la pertenencia de los negros en la expresión de su ciudadanía en relación con la educación superior, la importancia de la diversidad en este espacio y resaltar la función social de la universidad pública brasileña.Palabras clave: Fotografía, Racismo, Sexismo, Terapia ocupacional.Universidade Federal do Rio de JaneiroUniversidade Federal de São CarlosLaboratório de Atividades Humanas e Terapia Ocupacional (AHTO)de Andrade, Alice FernandesSousa, Dandara PereiraVarela, Lucas ChaveRegina Silva, Carla2020-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCapaapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/3424910.47222/2526-3544.rbto34249Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 4, n. 6 (2020): (ISSN eletrônico 2526-3544); 850-8572526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/34249/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/34249/11205https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/34249/11206https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/34249/11207https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/34249/11208/*ref*/Almeida, A. Quando a pele incendeia a memória: nasce um fotógrafo no sertão do século XX. 1ª ed. Natal: EdUFRN Editora, 2019. Disponível em <https://repositorio.ufrn.br/ jspui/handle/123456789/27280>. Acesso em: 8 de março de 2020. 2. UFSCar. Resolução COACE No 116. 12 jul. 2018. Disponível em: https://www.bolsas.ufscar.br/BOLSAS/ProACE/documentos/Resolucao_PIAPE.pdf . Acesso em: 09 maio. 2019. 3. Djamila, R. Lugar de Fala. 1ª ed. São Paulo: Pólen Editora; 2019. 4. Silva, CR et al. Laboratório de Atividades Humanas e Terapia Ocupacional. “Espaço Seguro: acolhimento, estratégias e enfrentamento às violências cotidianas do racismo e do machismo”: relatório técnico. São Carlos: AHTO; 2020. 23 p. 5. Silva. CR. Oficinas. In: Park MB; Sieiro R.; Carnicel A. (Orgs.). Palavras-chave da educação não formal. Holambra: Editora Setembro/Centro de Memória da Unicamp; 2007. p. 213-214. 6. Santos, M. As cidadanias mutiladas. In: Cardoso R, Kehl MR, Bucci E, Dines A, Oliveira RD, Telles LF. O preconceito. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado; 1996/1997. p 133-144. 7. Hall, S. Representation: Cultural Representation and Signifying Practices. 2012. London: Sage publications: 1997, 400 p. 8. Mbembe, A. Crítica da Razão Negra. 1ª ed. Lisboa: Editora Antígona, 2014. 9. Bhabha, H. The location of culture. Londres/Nova York, Routledge, 1994. 10.Fanon, F. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EdUFBA, 2008. 11.Silva, T T. A produção social da identidade e da diferença. In: Silva, T T.; Hall, S., Woodward, Kathryn. Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 73- 102. 12.Grosfoguel, R. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/ epistemicídios do longo século XVI. Soc estado. Brasília. 2016; 31(1): 25-49. 13.Ambrosio, L. Raça, Gênero e Sexualidade: uma perspectiva da Terapia Ocupacional para as corporeidades dos jovens periféricos. Dissertação de Mestrado Terapia Ocupacional. São Carlos, 2020, 165p. 14.Silva, C. (org.) Atividades Humanas e Terapia Ocupacional: saber-fazer, política e outras resistências. São Paulo: HUCITEC, 2019. 15.Silvestrini, M S; Silva, C R; Almeida Prado, A C S. Terapia ocupacional e cultura: dimensões éticopolíticas e resistências. Cad. Bras. Ter. Ocup., São Carlos, 27(4): 929-940, Dec. 2019. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoarf1727Direitos autorais 2020 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-03T23:36:36Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/34249Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2020-11-03T23:36:36Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Pertencimento e representação imagética: a negritude na universidade/ Belonging and imagetic representation: negritude in university
title Pertencimento e representação imagética: a negritude na universidade/ Belonging and imagetic representation: negritude in university
spellingShingle Pertencimento e representação imagética: a negritude na universidade/ Belonging and imagetic representation: negritude in university
de Andrade, Alice Fernandes
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
fotografia, racismo, sexismo, terapia ocupacional
title_short Pertencimento e representação imagética: a negritude na universidade/ Belonging and imagetic representation: negritude in university
title_full Pertencimento e representação imagética: a negritude na universidade/ Belonging and imagetic representation: negritude in university
title_fullStr Pertencimento e representação imagética: a negritude na universidade/ Belonging and imagetic representation: negritude in university
title_full_unstemmed Pertencimento e representação imagética: a negritude na universidade/ Belonging and imagetic representation: negritude in university
title_sort Pertencimento e representação imagética: a negritude na universidade/ Belonging and imagetic representation: negritude in university
author de Andrade, Alice Fernandes
author_facet de Andrade, Alice Fernandes
Sousa, Dandara Pereira
Varela, Lucas Chave
Regina Silva, Carla
author_role author
author2 Sousa, Dandara Pereira
Varela, Lucas Chave
Regina Silva, Carla
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Laboratório de Atividades Humanas e Terapia Ocupacional (AHTO)
dc.contributor.author.fl_str_mv de Andrade, Alice Fernandes
Sousa, Dandara Pereira
Varela, Lucas Chave
Regina Silva, Carla
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Fisioterapia e Terapia Ocupacional
fotografia, racismo, sexismo, terapia ocupacional
topic Fisioterapia e Terapia Ocupacional
fotografia, racismo, sexismo, terapia ocupacional
description A imagem da capa é resultado dos ensaios fotográficos que tiveram como tema “Espelho, voz e potência”, realizados pelo projeto “Espaço Seguro: acolhimento e estratégias de enfrentamento às violências cotidianas do machismo e do racismo”, executado pela Terapia Ocupacional de uma universidade pública brasileira. Os ensaios fotográficos tiveram como intuito enaltecer a beleza negra, proporcionar cuidado e empoderamento de si e de suas potências. A atividade também teve como objetivo fortalecer o pertencimento do povo negro na expressão de sua cidadania na relação com o ensino superior, a importância da diversidade neste espaço e ressaltar a função social da universidade pública brasileira.Palavras-chave: Fotografia, Racismo, Sexismo, Terapia ocupacional.AbstractThe cover image is the result of photo essays, which theme was “Mirror, voice and power”, carried out in the project “Secure Space: welcoming and combat strategies to the daily violence of sexism and racism”, executed by the Occupational Therapy in a brazilian public university. The photo essays aimed to enhance the black beauty, care and empowerment of yourself and your potencies. The activity’s purpose was also reinforcing the black people's sense of belonging in the expression of their citizenship in relation to higher education, the importance of diversity in this space and to highlight the social function of the brazilian public university.Keywords: Photograph, Racism, Sexism, Occupational therapy.ResumenLa imagen de portada es el resultado de ensayos fotográficos, cuyo tema fue "Espejo, voz y poder", realizado en el proyecto "Espacio Seguro: estrategias de acogida y afrontamiento a la violencia cotidiana del machismo y el racismo", realizado por la Terapia Ocupacional de un universidad pública brasileña. Los ensayos fotográficos tenían la intención de ensalzar la belleza negra, proporcionar cuidado, cuidado y empoderamiento de ellos mismos y sus poderes. El propósito de la actividad de fortalecer la pertenencia de los negros en la expresión de su ciudadanía en relación con la educación superior, la importancia de la diversidad en este espacio y resaltar la función social de la universidad pública brasileña.Palabras clave: Fotografía, Racismo, Sexismo, Terapia ocupacional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Capa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/34249
10.47222/2526-3544.rbto34249
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/34249
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto34249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/34249/pdf
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/34249/11205
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/34249/11206
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/34249/11207
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/34249/11208
/*ref*/Almeida, A. Quando a pele incendeia a memória: nasce um fotógrafo no sertão do século XX. 1ª ed. Natal: EdUFRN Editora, 2019. Disponível em <https://repositorio.ufrn.br/ jspui/handle/123456789/27280>. Acesso em: 8 de março de 2020. 2. UFSCar. Resolução COACE No 116. 12 jul. 2018. Disponível em: https://www.bolsas.ufscar.br/BOLSAS/ProACE/documentos/Resolucao_PIAPE.pdf . Acesso em: 09 maio. 2019. 3. Djamila, R. Lugar de Fala. 1ª ed. São Paulo: Pólen Editora; 2019. 4. Silva, CR et al. Laboratório de Atividades Humanas e Terapia Ocupacional. “Espaço Seguro: acolhimento, estratégias e enfrentamento às violências cotidianas do racismo e do machismo”: relatório técnico. São Carlos: AHTO; 2020. 23 p. 5. Silva. CR. Oficinas. In: Park MB; Sieiro R.; Carnicel A. (Orgs.). Palavras-chave da educação não formal. Holambra: Editora Setembro/Centro de Memória da Unicamp; 2007. p. 213-214. 6. Santos, M. As cidadanias mutiladas. In: Cardoso R, Kehl MR, Bucci E, Dines A, Oliveira RD, Telles LF. O preconceito. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado; 1996/1997. p 133-144. 7. Hall, S. Representation: Cultural Representation and Signifying Practices. 2012. London: Sage publications: 1997, 400 p. 8. Mbembe, A. Crítica da Razão Negra. 1ª ed. Lisboa: Editora Antígona, 2014. 9. Bhabha, H. The location of culture. Londres/Nova York, Routledge, 1994. 10.Fanon, F. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EdUFBA, 2008. 11.Silva, T T. A produção social da identidade e da diferença. In: Silva, T T.; Hall, S., Woodward, Kathryn. Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 73- 102. 12.Grosfoguel, R. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/ epistemicídios do longo século XVI. Soc estado. Brasília. 2016; 31(1): 25-49. 13.Ambrosio, L. Raça, Gênero e Sexualidade: uma perspectiva da Terapia Ocupacional para as corporeidades dos jovens periféricos. Dissertação de Mestrado Terapia Ocupacional. São Carlos, 2020, 165p. 14.Silva, C. (org.) Atividades Humanas e Terapia Ocupacional: saber-fazer, política e outras resistências. São Paulo: HUCITEC, 2019. 15.Silvestrini, M S; Silva, C R; Almeida Prado, A C S. Terapia ocupacional e cultura: dimensões éticopolíticas e resistências. Cad. Bras. Ter. Ocup., São Carlos, 27(4): 929-940, Dec. 2019. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoarf1727
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 4, n. 6 (2020): (ISSN eletrônico 2526-3544); 850-857
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1754569183411044352