Desempenho de crianças com e sem deficiência em teste de conceitos tradicionais e no formato de histórias infantis/ Performance of children with and without disabilities on traditional tests of basic concepts and on tests designed as children’s stories.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cazeiro, Ana Paula Martins
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lomônaco, José Fernando Bitencourt, Cazeiro, Ana Claudia Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/28572
Resumo: Objetivos: Investigar se o desempenho de crianças com e sem deficiência em testes de conceitos básicos é influenciado pelo formato da avaliação, comparando-se testes psicoeducacionais com avaliações em formato de histórias infantis. Método: Participaram 102 crianças com idades entre quatro e 13 anos - 61 com desenvolvimento típico e 41 com paralisia cerebral. Oito conceitos básicos foram avaliados por quatro instrumentos: Boehm Test of Basic Concepts (Third Edition-Preschool), Bracken Basic Concept Scale (Third Edition-Receptive) e duas histórias infantis, Feliz Aniversário e A Casa dos Bichos. Cada história foi desenvolvida em conformidade com características de um dos testes, respectivamente, como o tamanho do caderno de figuras e a disposição das alternativas. Resultados: Considerando-se todos os sujeitos, os melhores desempenhos foram obtidos na história A Casa dos Bichos (50,49% de acertos) e no teste de Bracken (50,25%), seguidos pela história Feliz Aniversário (46,20%) e pelo teste de Boehm (44,73%). Obteve-se diferença significante nas comparações entre as médias dos dois primeiros instrumentos em relação aos dois últimos. Discussão: Diferentes características dos instrumentos podem ter influenciado os resultados, como a disposição das alternativas e o domínio conceitual em que cada conceito era aplicado; o contexto da história parece ter influenciado as crianças com paralisia cerebral, cujos desempenhos foram inferiores somente no teste de Boehm. Conclusão: Embora o contexto das histórias não tenha sido relevante em todas as comparações, os resultados indicam que o desempenho das crianças varia em função do instrumento de avaliação, devendo-se considerar esse aspecto no desenvolvimento de testes de conceitos básicos.
id UFRJ-14_fa123ceda2667d3675a186bbf9724869
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/28572
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
repository_id_str
spelling Desempenho de crianças com e sem deficiência em teste de conceitos tradicionais e no formato de histórias infantis/ Performance of children with and without disabilities on traditional tests of basic concepts and on tests designed as children’s stories.Terapia Ocupacional; Psicologia; Educação.Formação de Conceito; Estudos de Avaliação; Paralisia Cerebral; Pré-escolarFormação de Conceito; Estudos de Avaliação; Paralisia Cerebral; Pré-escolarObjetivos: Investigar se o desempenho de crianças com e sem deficiência em testes de conceitos básicos é influenciado pelo formato da avaliação, comparando-se testes psicoeducacionais com avaliações em formato de histórias infantis. Método: Participaram 102 crianças com idades entre quatro e 13 anos - 61 com desenvolvimento típico e 41 com paralisia cerebral. Oito conceitos básicos foram avaliados por quatro instrumentos: Boehm Test of Basic Concepts (Third Edition-Preschool), Bracken Basic Concept Scale (Third Edition-Receptive) e duas histórias infantis, Feliz Aniversário e A Casa dos Bichos. Cada história foi desenvolvida em conformidade com características de um dos testes, respectivamente, como o tamanho do caderno de figuras e a disposição das alternativas. Resultados: Considerando-se todos os sujeitos, os melhores desempenhos foram obtidos na história A Casa dos Bichos (50,49% de acertos) e no teste de Bracken (50,25%), seguidos pela história Feliz Aniversário (46,20%) e pelo teste de Boehm (44,73%). Obteve-se diferença significante nas comparações entre as médias dos dois primeiros instrumentos em relação aos dois últimos. Discussão: Diferentes características dos instrumentos podem ter influenciado os resultados, como a disposição das alternativas e o domínio conceitual em que cada conceito era aplicado; o contexto da história parece ter influenciado as crianças com paralisia cerebral, cujos desempenhos foram inferiores somente no teste de Boehm. Conclusão: Embora o contexto das histórias não tenha sido relevante em todas as comparações, os resultados indicam que o desempenho das crianças varia em função do instrumento de avaliação, devendo-se considerar esse aspecto no desenvolvimento de testes de conceitos básicos.Universidade Federal do Rio de JaneiroCazeiro, Ana Paula MartinsLomônaco, José Fernando BitencourtCazeiro, Ana Claudia Martins2020-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/2857210.47222/2526-3544.rbto28572Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 4, n. 1 (2020): (ISSN eletrônico 2526-3544); 60-802526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/28572/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/28572/9067https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/28572/9068https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/28572/9069https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/28572/9839/*ref*/Cazeiro APM; Lomônaco JFB. Vygotsky e sua interface com as teorias de conceitos: aproximações e distanciamentos. Psicologia Escolar e Educacional. 2016; 20(2): 367-375. DOI: 10.1590/2175-3539/2015/0202993./*ref*/Boehm AE. Boehm-3: Boehm Test of Basic Concepts (3rd ed.). San Antonio, TX: The Psychological Corporation, 2001./*ref*/Bracken BA. Bracken Basic Concept Scale – Third Edition – Receptive. San Antonio, TX: Pearson, 2006./*ref*/Vygotsky LS. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001. (Original publicado em 1934)./*ref*/Vygotsky LS. Psicologia Pedagógica (2a ed.). São Paulo: Martins Fontes, 2004. (Original publicado em 1926)./*ref*/Boehm AE. Assessment of Basic Relational Concepts. In: Bracken, B.A. The Psychoeducational Assessment of Preschool Children (3rd ed.). MahWah, NJ: Taylor & Francis e-Library; 2011. p.186-203./*ref*/Panter JE. Validity of the Bracken Basic Concept Scale – Revised for predicting performance on the Metropolitan Readiness Test – Sixth Edition. Journal of Psychoeducational Assessment. 2000; 18: 104-110. DOI: 10.1177/073428290001800201./*ref*/Boehm AE. Boehm-3 Preschool: Boehm Test of Basic Concepts (3rd ed.). San Antonio, TX: The Psychological Corporation, 2001./*ref*/Boehm AE. Teste de conceitos básicos de Boehm. Rio de Janeiro: CEPA, 1977./*ref*/Cazeiro APM. Formação de conceitos por crianças com paralisia cerebral: um estudo exploratório sobre a influência das brincadeiras [Dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2008./*ref*/Cazeiro APM; Lomônaco JFB. Formação de conceitos por crianças com paralisia cerebral: um estudo exploratório sobre a influência das atividades lúdicas. Psicologia: Reflexão e Crítica. 2011; 24(1): 40-50. DOI: 10.1590/S0102-79722011000100006./*ref*/Aguiar JS. Jogos para o ensino de conceitos: Leitura e escrita na pré-escola (4a ed.) Campinas, SP: Papirus, 1998./*ref*/Romeo DMM; Cioni M; Battaglia LR; Palermo F; Mazzone D. Spectrum of gross motor and cognitive functions in children with cerebral palsy: gender differences. European Journal of Paediatric Neurology. 2011; 15: 53-58. DOI: 10.1016/j.ejpn.2010.05.007./*ref*/Chen KH; Chen CY; Hsu HC; Chen CL; Lin CH; Hsieh WC; Chen CM; Hong JP Follow-up of developmental profiles in children with spastic quadriplegic cerebral palsy. Chang Gung Medical Journal. 2009; 32(6): 628-635. Disponível: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20035642./*ref*/Pfeifer LI. Comprometimento motor e aquisição de habilidades cognitivas em crianças portadoras de paralisia cerebral. Temas sobre desenvolvimento. 1997; 6: 4-13. Disponível: http://pesquisa.bvs.br/brasil/resource/pt/psi-2184./*ref*/Lamônica DAC; Vito LPM; Rouston JC; Withaker ME; Ribeiro LM. Avaliação do aspecto semântico da linguagem em paralíticos cerebrais. Salusvita. 2003; 22(2): 229-237. Disponível: http://www.usc.br/biblioteca/salusvita/salusvita_v22_n2_2003_art_04_por.pdf./*ref*/Mello CB; Muszkat M; Xavier GF; Bueno OFA. Categorization skills and recall in brain demaged children – a multiple case study. Arquivos de Neuropsiquiatria. 2009; 67(3-A): 621-625. DOI: 10.1590/S0004-282X2009000400009./*ref*/Bax M; Goldstein M; Rosenbaum P; Leviton A; Paneth N. Proposed definition and classification of cerebral palsy, April, 2005. Developmental Medicine and Child Neurology. 2005; 47: 571-576. DOI: 10.1017/S001216220500112X./*ref*/Palisano R; Rosenbaum P; Bartlett D; Livingston M. GMFCS - E & R. Gross Motor Function Classification System - Expanded and Revised. Hamilton, Canada: CanChild Centre for Childhood Disability Research, 2007./*ref*/Motta AB; Enumo SRF; Rodrigues MMP; Leite L. Contar histórias: uma proposta de avaliação assistida da narrativa infantil. Interação em Psicologia. 2006; 10(1): 157-167. DOI: 10.5380/psi.v10i1.5707./*ref*/Nelson K. Language in cognitive development: emergence of mediated mind. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2002. 22. Eisenberg ZW. O desenvolvimento de noções temporais através da linguagem. Psicologia: Reflexão e Crítica. 2011; 24(1): 80-88. DOI: 10.1590/S0102-79722011000100010./*ref*/Koerber S; Sodian B. Preschool children’s ability to visually represent relations. Developmental Science. 2008; 11(3): 390-395. DOI: 10.1111/j.1467-7687.2008.00683.x./*ref*/Lomônaco JFB; Paula FV; Mello CB; Almeida FA. Desenvolvimento de conceitos: o paradigma das transformações. Psicologia: Teoria e Pesquisa. 2001; 17(2): 161-168. DOI: 10.1590/S0102-37722001000200008./*ref*/Harrington M; Desjardin JL; Shea LC. Relationships between early child factors and school readiness skills in young children with hearing loss. Communication Disorders Quarterly. 2009; 32(1): 50-62. DOI: 10.1177/1525740109348790./*ref*/Son SH; Morrison FJ. The nature and impact of changes in home learning environment on development of language and academic skills in preschool children. Developmental Psychology. 2010; 46(5): 1103-1118. DOI: 10.1037/a0020065./*ref*/Xiaoming L; Atkins M. Early childhood computer experience and cognitive and motor development. Pediatrics. 2004; 113(6): 1715-1722. Disponível:http://pediatrics.aappublications.org/content/113/6/1715.full.html./*ref*/Boehm AE. Assessing children’s knowledge of basic concepts. In: Reynolds CR; Kampaus PW. Handbook of psychological and educational assessment of children. Austin, TX: Psychological Corporation; 1990. p. 654-670.Direitos autorais 2020 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-01T16:58:42Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/28572Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2021-03-01T16:58:42Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho de crianças com e sem deficiência em teste de conceitos tradicionais e no formato de histórias infantis/ Performance of children with and without disabilities on traditional tests of basic concepts and on tests designed as children’s stories.
title Desempenho de crianças com e sem deficiência em teste de conceitos tradicionais e no formato de histórias infantis/ Performance of children with and without disabilities on traditional tests of basic concepts and on tests designed as children’s stories.
spellingShingle Desempenho de crianças com e sem deficiência em teste de conceitos tradicionais e no formato de histórias infantis/ Performance of children with and without disabilities on traditional tests of basic concepts and on tests designed as children’s stories.
Cazeiro, Ana Paula Martins
Terapia Ocupacional; Psicologia; Educação.
Formação de Conceito; Estudos de Avaliação; Paralisia Cerebral; Pré-escolar
Formação de Conceito; Estudos de Avaliação; Paralisia Cerebral; Pré-escolar
title_short Desempenho de crianças com e sem deficiência em teste de conceitos tradicionais e no formato de histórias infantis/ Performance of children with and without disabilities on traditional tests of basic concepts and on tests designed as children’s stories.
title_full Desempenho de crianças com e sem deficiência em teste de conceitos tradicionais e no formato de histórias infantis/ Performance of children with and without disabilities on traditional tests of basic concepts and on tests designed as children’s stories.
title_fullStr Desempenho de crianças com e sem deficiência em teste de conceitos tradicionais e no formato de histórias infantis/ Performance of children with and without disabilities on traditional tests of basic concepts and on tests designed as children’s stories.
title_full_unstemmed Desempenho de crianças com e sem deficiência em teste de conceitos tradicionais e no formato de histórias infantis/ Performance of children with and without disabilities on traditional tests of basic concepts and on tests designed as children’s stories.
title_sort Desempenho de crianças com e sem deficiência em teste de conceitos tradicionais e no formato de histórias infantis/ Performance of children with and without disabilities on traditional tests of basic concepts and on tests designed as children’s stories.
author Cazeiro, Ana Paula Martins
author_facet Cazeiro, Ana Paula Martins
Lomônaco, José Fernando Bitencourt
Cazeiro, Ana Claudia Martins
author_role author
author2 Lomônaco, José Fernando Bitencourt
Cazeiro, Ana Claudia Martins
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cazeiro, Ana Paula Martins
Lomônaco, José Fernando Bitencourt
Cazeiro, Ana Claudia Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia Ocupacional; Psicologia; Educação.
Formação de Conceito; Estudos de Avaliação; Paralisia Cerebral; Pré-escolar
Formação de Conceito; Estudos de Avaliação; Paralisia Cerebral; Pré-escolar
topic Terapia Ocupacional; Psicologia; Educação.
Formação de Conceito; Estudos de Avaliação; Paralisia Cerebral; Pré-escolar
Formação de Conceito; Estudos de Avaliação; Paralisia Cerebral; Pré-escolar
description Objetivos: Investigar se o desempenho de crianças com e sem deficiência em testes de conceitos básicos é influenciado pelo formato da avaliação, comparando-se testes psicoeducacionais com avaliações em formato de histórias infantis. Método: Participaram 102 crianças com idades entre quatro e 13 anos - 61 com desenvolvimento típico e 41 com paralisia cerebral. Oito conceitos básicos foram avaliados por quatro instrumentos: Boehm Test of Basic Concepts (Third Edition-Preschool), Bracken Basic Concept Scale (Third Edition-Receptive) e duas histórias infantis, Feliz Aniversário e A Casa dos Bichos. Cada história foi desenvolvida em conformidade com características de um dos testes, respectivamente, como o tamanho do caderno de figuras e a disposição das alternativas. Resultados: Considerando-se todos os sujeitos, os melhores desempenhos foram obtidos na história A Casa dos Bichos (50,49% de acertos) e no teste de Bracken (50,25%), seguidos pela história Feliz Aniversário (46,20%) e pelo teste de Boehm (44,73%). Obteve-se diferença significante nas comparações entre as médias dos dois primeiros instrumentos em relação aos dois últimos. Discussão: Diferentes características dos instrumentos podem ter influenciado os resultados, como a disposição das alternativas e o domínio conceitual em que cada conceito era aplicado; o contexto da história parece ter influenciado as crianças com paralisia cerebral, cujos desempenhos foram inferiores somente no teste de Boehm. Conclusão: Embora o contexto das histórias não tenha sido relevante em todas as comparações, os resultados indicam que o desempenho das crianças varia em função do instrumento de avaliação, devendo-se considerar esse aspecto no desenvolvimento de testes de conceitos básicos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/28572
10.47222/2526-3544.rbto28572
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/28572
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto28572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/28572/pdf
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/28572/9067
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/28572/9068
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/28572/9069
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/28572/9839
/*ref*/Cazeiro APM; Lomônaco JFB. Vygotsky e sua interface com as teorias de conceitos: aproximações e distanciamentos. Psicologia Escolar e Educacional. 2016; 20(2): 367-375. DOI: 10.1590/2175-3539/2015/0202993.
/*ref*/Boehm AE. Boehm-3: Boehm Test of Basic Concepts (3rd ed.). San Antonio, TX: The Psychological Corporation, 2001.
/*ref*/Bracken BA. Bracken Basic Concept Scale – Third Edition – Receptive. San Antonio, TX: Pearson, 2006.
/*ref*/Vygotsky LS. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001. (Original publicado em 1934).
/*ref*/Vygotsky LS. Psicologia Pedagógica (2a ed.). São Paulo: Martins Fontes, 2004. (Original publicado em 1926).
/*ref*/Boehm AE. Assessment of Basic Relational Concepts. In: Bracken, B.A. The Psychoeducational Assessment of Preschool Children (3rd ed.). MahWah, NJ: Taylor & Francis e-Library; 2011. p.186-203.
/*ref*/Panter JE. Validity of the Bracken Basic Concept Scale – Revised for predicting performance on the Metropolitan Readiness Test – Sixth Edition. Journal of Psychoeducational Assessment. 2000; 18: 104-110. DOI: 10.1177/073428290001800201.
/*ref*/Boehm AE. Boehm-3 Preschool: Boehm Test of Basic Concepts (3rd ed.). San Antonio, TX: The Psychological Corporation, 2001.
/*ref*/Boehm AE. Teste de conceitos básicos de Boehm. Rio de Janeiro: CEPA, 1977.
/*ref*/Cazeiro APM. Formação de conceitos por crianças com paralisia cerebral: um estudo exploratório sobre a influência das brincadeiras [Dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2008.
/*ref*/Cazeiro APM; Lomônaco JFB. Formação de conceitos por crianças com paralisia cerebral: um estudo exploratório sobre a influência das atividades lúdicas. Psicologia: Reflexão e Crítica. 2011; 24(1): 40-50. DOI: 10.1590/S0102-79722011000100006.
/*ref*/Aguiar JS. Jogos para o ensino de conceitos: Leitura e escrita na pré-escola (4a ed.) Campinas, SP: Papirus, 1998.
/*ref*/Romeo DMM; Cioni M; Battaglia LR; Palermo F; Mazzone D. Spectrum of gross motor and cognitive functions in children with cerebral palsy: gender differences. European Journal of Paediatric Neurology. 2011; 15: 53-58. DOI: 10.1016/j.ejpn.2010.05.007.
/*ref*/Chen KH; Chen CY; Hsu HC; Chen CL; Lin CH; Hsieh WC; Chen CM; Hong JP Follow-up of developmental profiles in children with spastic quadriplegic cerebral palsy. Chang Gung Medical Journal. 2009; 32(6): 628-635. Disponível: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20035642.
/*ref*/Pfeifer LI. Comprometimento motor e aquisição de habilidades cognitivas em crianças portadoras de paralisia cerebral. Temas sobre desenvolvimento. 1997; 6: 4-13. Disponível: http://pesquisa.bvs.br/brasil/resource/pt/psi-2184.
/*ref*/Lamônica DAC; Vito LPM; Rouston JC; Withaker ME; Ribeiro LM. Avaliação do aspecto semântico da linguagem em paralíticos cerebrais. Salusvita. 2003; 22(2): 229-237. Disponível: http://www.usc.br/biblioteca/salusvita/salusvita_v22_n2_2003_art_04_por.pdf.
/*ref*/Mello CB; Muszkat M; Xavier GF; Bueno OFA. Categorization skills and recall in brain demaged children – a multiple case study. Arquivos de Neuropsiquiatria. 2009; 67(3-A): 621-625. DOI: 10.1590/S0004-282X2009000400009.
/*ref*/Bax M; Goldstein M; Rosenbaum P; Leviton A; Paneth N. Proposed definition and classification of cerebral palsy, April, 2005. Developmental Medicine and Child Neurology. 2005; 47: 571-576. DOI: 10.1017/S001216220500112X.
/*ref*/Palisano R; Rosenbaum P; Bartlett D; Livingston M. GMFCS - E & R. Gross Motor Function Classification System - Expanded and Revised. Hamilton, Canada: CanChild Centre for Childhood Disability Research, 2007.
/*ref*/Motta AB; Enumo SRF; Rodrigues MMP; Leite L. Contar histórias: uma proposta de avaliação assistida da narrativa infantil. Interação em Psicologia. 2006; 10(1): 157-167. DOI: 10.5380/psi.v10i1.5707.
/*ref*/Nelson K. Language in cognitive development: emergence of mediated mind. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2002. 22. Eisenberg ZW. O desenvolvimento de noções temporais através da linguagem. Psicologia: Reflexão e Crítica. 2011; 24(1): 80-88. DOI: 10.1590/S0102-79722011000100010.
/*ref*/Koerber S; Sodian B. Preschool children’s ability to visually represent relations. Developmental Science. 2008; 11(3): 390-395. DOI: 10.1111/j.1467-7687.2008.00683.x.
/*ref*/Lomônaco JFB; Paula FV; Mello CB; Almeida FA. Desenvolvimento de conceitos: o paradigma das transformações. Psicologia: Teoria e Pesquisa. 2001; 17(2): 161-168. DOI: 10.1590/S0102-37722001000200008.
/*ref*/Harrington M; Desjardin JL; Shea LC. Relationships between early child factors and school readiness skills in young children with hearing loss. Communication Disorders Quarterly. 2009; 32(1): 50-62. DOI: 10.1177/1525740109348790.
/*ref*/Son SH; Morrison FJ. The nature and impact of changes in home learning environment on development of language and academic skills in preschool children. Developmental Psychology. 2010; 46(5): 1103-1118. DOI: 10.1037/a0020065.
/*ref*/Xiaoming L; Atkins M. Early childhood computer experience and cognitive and motor development. Pediatrics. 2004; 113(6): 1715-1722. Disponível:http://pediatrics.aappublications.org/content/113/6/1715.full.html.
/*ref*/Boehm AE. Assessing children’s knowledge of basic concepts. In: Reynolds CR; Kampaus PW. Handbook of psychological and educational assessment of children. Austin, TX: Psychological Corporation; 1990. p. 654-670.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 4, n. 1 (2020): (ISSN eletrônico 2526-3544); 60-80
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1754569183281020928