A produção do conhecimento em terapia ocupacional na perspectiva da atenção integral à criança / The production of knowledge in occupational therapy in the perspective of comprehensive attention to the child

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nucci, Larissa Vendramini
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nunes, Ana Célia, Folha, Débora, Marini, Bruna, Ramos, Maysa, Della Barba, Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/5383
Resumo: O Desenvolvimento Infantil (DI) tem sido alvo de investimento em pesquisas e práticas voltadas ao cuidado na primeira infância. Atualmente o Brasil tem incorporado políticas públicas, leis e diretrizes que asseguram os direitos na infância, considerando a importância de práticas intersetoriais para o cuidado integral à criança com vistas à garantia do pleno desenvolvimento de seu potencial. Nesse contexto, observa-se uma lacuna no que se refere à atuação da Terapia Ocupacional na promoção da atenção integral ao DI, o que aponta para a necessidade de produzir conhecimentos que fundamentam tais práticas.  O presente estudo tem por objetivo descrever os estudos que têm sido desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa “Intervenção da Terapia Ocupacional na atenção integral à criança”, vinculado ao Laboratório de Atividade e Desenvolvimento do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (LAD/DTO/UFSCar) e analisar as contribuições para a produção de conhecimento em Terapia Ocupacional. São descritas cinco pesquisas, sendo duas de doutorado e três de mestrado, desenvolvidas sob o referencial do Modelo de Construção de Capacidades Centrado na Família e do Desenvolvimento Ocupacional. Abstract Child Development has been the target of investment in researches and practices focused on early childhood care. Currently, Brazil has incorporated public policies, laws and guidelines that ensure the children's rights, considering the importance of intersectoral practices for the child's integral care, ensuring the full development of their potential. In this context, there is a gap regarding the performance of Occupational Therapy in the promotion of integral care for child development, which points to the need of producing knowledge that supports such practices. The present study aims to describe the studies that have been developed by the Research Group "Intervention of Occupational Therapy in the integral attention to the child", linked to the Laboratory of Activity and Development of the Department of Occupational Therapy of the Federal University of São Carlos (LAD/DTO/UFSCar) and analyze the contributions to the production of knowledge in Occupational Therapy. Five researches are described, two of them are PhDs and three are Masters, developed under the Family-Centered Capacity Building Model and Occupational Development Model.Keywords: Child development; Occupational development; Family; Occupational therapy; Child health. Resumen El Desarrollo Infantil (DI) ha sido blanco de las inversiones en investigación y práctica dirigida a la atención de la primera infancia. Actualmente Brasil ha incorporado políticas, leyes y pautas que aseguren los derechos de la infancia, teniendo en cuenta la importancia de las prácticas intersectoriales para la atención integral de los niños con el fin de asegurar el pleno desarrollo de su potencial. En este contexto, existe una brecha en relación con el desempeño de la Terapia Ocupacional en la promoción de la atención integral a la DI, lo que apunta a la necesidad de producir conocimiento que subyacen a estas prácticas. Este estudio tiene como objetivo describir los estudios que se han desarrollado por la "intervención de la terapia ocupacional en la atención integral a los niños" Grupo de Investigación, vinculados a la actividad y el Laboratorio de Desarrollo del Departamento de Terapia Ocupacional de la Universidad Federal de São Carlos (LAD / DTO / UFSCar) y analizar las contribuciones a la producción de conocimiento en Terapia Ocupacional. cinco investigación se describen, dos y tres de doctorado principal, desarrollado en el marco del modelo centrado en la creación de capacidad en la Familia y Desarrollo Ocupacional.Palabras clave: Desarrollo Infantil; Desarrollo Ocupacional; Familia; Terapia Ocupacional; Salud del Niño.
id UFRJ-14_753855b01d1fda20b430744b8041713d
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/5383
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
repository_id_str
spelling A produção do conhecimento em terapia ocupacional na perspectiva da atenção integral à criança / The production of knowledge in occupational therapy in the perspective of comprehensive attention to the childSaúdeDesenvolvimento infantil; Desenvolvimento ocupacional; Família, Terapia ocupacional; Saúde da criança.saúde, crescimento, terapia ocupacional, desenvolvimentoO Desenvolvimento Infantil (DI) tem sido alvo de investimento em pesquisas e práticas voltadas ao cuidado na primeira infância. Atualmente o Brasil tem incorporado políticas públicas, leis e diretrizes que asseguram os direitos na infância, considerando a importância de práticas intersetoriais para o cuidado integral à criança com vistas à garantia do pleno desenvolvimento de seu potencial. Nesse contexto, observa-se uma lacuna no que se refere à atuação da Terapia Ocupacional na promoção da atenção integral ao DI, o que aponta para a necessidade de produzir conhecimentos que fundamentam tais práticas.  O presente estudo tem por objetivo descrever os estudos que têm sido desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa “Intervenção da Terapia Ocupacional na atenção integral à criança”, vinculado ao Laboratório de Atividade e Desenvolvimento do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (LAD/DTO/UFSCar) e analisar as contribuições para a produção de conhecimento em Terapia Ocupacional. São descritas cinco pesquisas, sendo duas de doutorado e três de mestrado, desenvolvidas sob o referencial do Modelo de Construção de Capacidades Centrado na Família e do Desenvolvimento Ocupacional. Abstract Child Development has been the target of investment in researches and practices focused on early childhood care. Currently, Brazil has incorporated public policies, laws and guidelines that ensure the children's rights, considering the importance of intersectoral practices for the child's integral care, ensuring the full development of their potential. In this context, there is a gap regarding the performance of Occupational Therapy in the promotion of integral care for child development, which points to the need of producing knowledge that supports such practices. The present study aims to describe the studies that have been developed by the Research Group "Intervention of Occupational Therapy in the integral attention to the child", linked to the Laboratory of Activity and Development of the Department of Occupational Therapy of the Federal University of São Carlos (LAD/DTO/UFSCar) and analyze the contributions to the production of knowledge in Occupational Therapy. Five researches are described, two of them are PhDs and three are Masters, developed under the Family-Centered Capacity Building Model and Occupational Development Model.Keywords: Child development; Occupational development; Family; Occupational therapy; Child health. Resumen El Desarrollo Infantil (DI) ha sido blanco de las inversiones en investigación y práctica dirigida a la atención de la primera infancia. Actualmente Brasil ha incorporado políticas, leyes y pautas que aseguren los derechos de la infancia, teniendo en cuenta la importancia de las prácticas intersectoriales para la atención integral de los niños con el fin de asegurar el pleno desarrollo de su potencial. En este contexto, existe una brecha en relación con el desempeño de la Terapia Ocupacional en la promoción de la atención integral a la DI, lo que apunta a la necesidad de producir conocimiento que subyacen a estas prácticas. Este estudio tiene como objetivo describir los estudios que se han desarrollado por la "intervención de la terapia ocupacional en la atención integral a los niños" Grupo de Investigación, vinculados a la actividad y el Laboratorio de Desarrollo del Departamento de Terapia Ocupacional de la Universidad Federal de São Carlos (LAD / DTO / UFSCar) y analizar las contribuciones a la producción de conocimiento en Terapia Ocupacional. cinco investigación se describen, dos y tres de doctorado principal, desarrollado en el marco del modelo centrado en la creación de capacidad en la Familia y Desarrollo Ocupacional.Palabras clave: Desarrollo Infantil; Desarrollo Ocupacional; Familia; Terapia Ocupacional; Salud del Niño.Universidade Federal do Rio de JaneiroBolsa CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.Nucci, Larissa VendraminiNunes, Ana CéliaFolha, DéboraMarini, BrunaRamos, MaysaDella Barba, Patrícia2017-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/538310.47222/2526-3544.rbto5383Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 1, n. 5 (2017): (ISSN eletrônico 2526-3544); 693-7032526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/5383/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/5383/911https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/5383/913/*ref*/Pluciennik, GA. Programa Primeiríssima Infância: a experiência da atuação integrada entre as pastas de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. In: Estratégias para alcançar um desenvolvimento integral na Primeira Infância. Boletim do Instituto de Saúde, vol. 16, n 1, julho 2015, p. 14-22. 2. Didonet, V. A intersetorialidade nas políticas para a primeira infância. 2015. Disponível em: <http://primeirainfancia.org.br/wp-content/uploads/2015/07/GUIA-INTERSETORIAL.pdf> . Acesso em 20 de novembro de 2016. 3. Brasil, Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança no âmbito do SUS (PNAISC); Portaria nº 1.130 de 5 de agosto de 2015. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2015/prt1130_05_08_2015.html. Acesso em 05 dez 2016. 4. Brasil. Presidência da República, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 13.257, de 8 de Março de 2016. Brasília-DF. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/L13257.htm>. Acesso em 01 de dezembro de 2016. 5. Zeppone, SC; Volpon, LC; Del Ciampo, LA. Monitoramento do desenvolvimento infantil realizado no Brasil. Rev. Paul. Pediatr, v.30, n.4, 2012, p. 594-9./*ref*/Marini, BPR; Lourenço, MC; Della Barba, PCS. Revisão sistemática integrativa da literatura acerca dos modelos e práticas de Intervenção Precoce no Brasil. No prelo. 2016./*ref*/Della Barba, PCS. Avaliação da grade curricular e conhecimentos de residentes em pediatria sobre vigilância do desenvolvimento. 210 p. Tese (Doutorado em Educação Especial -Educação do Indivíduo Especial). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. 2007./*ref*/Della Barba, PCS. Rede de atenção à criança e adolescente com deficiência no município de São Carlos: acesso aos serviços e capacitação de profissionais. Projeto Proext/SIGPROJ, MEC, 2015./*ref*/Dunst, CJ. Revisiting “Rethinking Early Intervention”. Topics in Early Childhood Special Education, v.20, n.2, 95-104 p., 2000. Disponível em: < http://tec.sagepub.com/content/20/2/95.abstract>. Acesso em: mai. 2016. 10. Marini, BPR; Della Barba, PCS. A intervenção precoce e as contribuições teorico-práticas para a terapia ocupacional. Trabalho apresentado na modalidade Pôster no IV Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional, realizado nos dias 09 e 10 de novembro de 2016, na Universidade Federal do Espírito Santo -- Campus Goiabeiras, na cidade de Vitória-ES. 11. Marini, BPR; Nunes, AC; Folha, DRSC; Nucci, LV; Ramos, MMA; Della Barba, PCS. Intervenção da terapia ocupacional na atenção integral à criança: relatos de um grupo de pesquisa. Trabalho apresentado na modalidade Pôster no IV Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional, realizado nos dias 09 e 10 de novembro de 2016, na Universidade Federal do Espírito Santo -- Campus Goiabeiras, na cidade de Vitória-ES. 12. Folha, DRSC; Della Barba, PCS. O terapeuta ocupacional no contexto da educação infantil: promovendo o desenvolvimento ocupacional. In: Anais do VII Congresso Brasileiro de Educação Especial. São Carlos, 2016. ISSN: 2359-2109 13. Wiseman, J; Davis, J; Polatajko, H. Occupational Development: Towards an Understanding of Children's Doing. Journal of Occupational Science, 12:1, 26-35, 2005. 14. Davis, J; Polatajko, H. Occupational development. In C. Christiansen & E. Townsend (Eds.). Introduction to occupation: The art and science of living. Upper Saddle River, NJ: Pearson Education, Inc. 2004, p. 91-119. 15. Pimentel, JVZS. Intervenção focada na família: Desejo ou realidade. Lisboa, 2005. 506 p. (Coleção Livros SNR nº 23). 16. Dunst, C. M. Trivette, & A. G. Deal, (Eds), Supporting and strengthening families -- Methods, strategies and practices. Cambridge: Brookline Books. 1994. 17. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica. Brasília: MEC/SEESP, 2009.Disponivel em:< http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=428-diretrizes-publicacao&Itemid=30192>. Acesso em: Acesso em 01 de dezembro de 2016. 18. Dunst, CJ. & Bruder, MB. Valued outcomes of service coordination, early intervention, and natural environments. Exceptional Children, 68, 361-375, 2002. 19. Dunst, C. J. & Trivette, C. M. Empowerment, effective helpgiving practices and family-centered care. Pediatric nursing, 22(4), 334-338, 1996.Direitos autorais 2017 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-09T20:24:16Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/5383Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2021-03-09T20:24:16Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção do conhecimento em terapia ocupacional na perspectiva da atenção integral à criança / The production of knowledge in occupational therapy in the perspective of comprehensive attention to the child
title A produção do conhecimento em terapia ocupacional na perspectiva da atenção integral à criança / The production of knowledge in occupational therapy in the perspective of comprehensive attention to the child
spellingShingle A produção do conhecimento em terapia ocupacional na perspectiva da atenção integral à criança / The production of knowledge in occupational therapy in the perspective of comprehensive attention to the child
Nucci, Larissa Vendramini
Saúde
Desenvolvimento infantil; Desenvolvimento ocupacional; Família, Terapia ocupacional; Saúde da criança.
saúde, crescimento, terapia ocupacional, desenvolvimento
title_short A produção do conhecimento em terapia ocupacional na perspectiva da atenção integral à criança / The production of knowledge in occupational therapy in the perspective of comprehensive attention to the child
title_full A produção do conhecimento em terapia ocupacional na perspectiva da atenção integral à criança / The production of knowledge in occupational therapy in the perspective of comprehensive attention to the child
title_fullStr A produção do conhecimento em terapia ocupacional na perspectiva da atenção integral à criança / The production of knowledge in occupational therapy in the perspective of comprehensive attention to the child
title_full_unstemmed A produção do conhecimento em terapia ocupacional na perspectiva da atenção integral à criança / The production of knowledge in occupational therapy in the perspective of comprehensive attention to the child
title_sort A produção do conhecimento em terapia ocupacional na perspectiva da atenção integral à criança / The production of knowledge in occupational therapy in the perspective of comprehensive attention to the child
author Nucci, Larissa Vendramini
author_facet Nucci, Larissa Vendramini
Nunes, Ana Célia
Folha, Débora
Marini, Bruna
Ramos, Maysa
Della Barba, Patrícia
author_role author
author2 Nunes, Ana Célia
Folha, Débora
Marini, Bruna
Ramos, Maysa
Della Barba, Patrícia
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bolsa CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
dc.contributor.author.fl_str_mv Nucci, Larissa Vendramini
Nunes, Ana Célia
Folha, Débora
Marini, Bruna
Ramos, Maysa
Della Barba, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde
Desenvolvimento infantil; Desenvolvimento ocupacional; Família, Terapia ocupacional; Saúde da criança.
saúde, crescimento, terapia ocupacional, desenvolvimento
topic Saúde
Desenvolvimento infantil; Desenvolvimento ocupacional; Família, Terapia ocupacional; Saúde da criança.
saúde, crescimento, terapia ocupacional, desenvolvimento
description O Desenvolvimento Infantil (DI) tem sido alvo de investimento em pesquisas e práticas voltadas ao cuidado na primeira infância. Atualmente o Brasil tem incorporado políticas públicas, leis e diretrizes que asseguram os direitos na infância, considerando a importância de práticas intersetoriais para o cuidado integral à criança com vistas à garantia do pleno desenvolvimento de seu potencial. Nesse contexto, observa-se uma lacuna no que se refere à atuação da Terapia Ocupacional na promoção da atenção integral ao DI, o que aponta para a necessidade de produzir conhecimentos que fundamentam tais práticas.  O presente estudo tem por objetivo descrever os estudos que têm sido desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa “Intervenção da Terapia Ocupacional na atenção integral à criança”, vinculado ao Laboratório de Atividade e Desenvolvimento do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (LAD/DTO/UFSCar) e analisar as contribuições para a produção de conhecimento em Terapia Ocupacional. São descritas cinco pesquisas, sendo duas de doutorado e três de mestrado, desenvolvidas sob o referencial do Modelo de Construção de Capacidades Centrado na Família e do Desenvolvimento Ocupacional. Abstract Child Development has been the target of investment in researches and practices focused on early childhood care. Currently, Brazil has incorporated public policies, laws and guidelines that ensure the children's rights, considering the importance of intersectoral practices for the child's integral care, ensuring the full development of their potential. In this context, there is a gap regarding the performance of Occupational Therapy in the promotion of integral care for child development, which points to the need of producing knowledge that supports such practices. The present study aims to describe the studies that have been developed by the Research Group "Intervention of Occupational Therapy in the integral attention to the child", linked to the Laboratory of Activity and Development of the Department of Occupational Therapy of the Federal University of São Carlos (LAD/DTO/UFSCar) and analyze the contributions to the production of knowledge in Occupational Therapy. Five researches are described, two of them are PhDs and three are Masters, developed under the Family-Centered Capacity Building Model and Occupational Development Model.Keywords: Child development; Occupational development; Family; Occupational therapy; Child health. Resumen El Desarrollo Infantil (DI) ha sido blanco de las inversiones en investigación y práctica dirigida a la atención de la primera infancia. Actualmente Brasil ha incorporado políticas, leyes y pautas que aseguren los derechos de la infancia, teniendo en cuenta la importancia de las prácticas intersectoriales para la atención integral de los niños con el fin de asegurar el pleno desarrollo de su potencial. En este contexto, existe una brecha en relación con el desempeño de la Terapia Ocupacional en la promoción de la atención integral a la DI, lo que apunta a la necesidad de producir conocimiento que subyacen a estas prácticas. Este estudio tiene como objetivo describir los estudios que se han desarrollado por la "intervención de la terapia ocupacional en la atención integral a los niños" Grupo de Investigación, vinculados a la actividad y el Laboratorio de Desarrollo del Departamento de Terapia Ocupacional de la Universidad Federal de São Carlos (LAD / DTO / UFSCar) y analizar las contribuciones a la producción de conocimiento en Terapia Ocupacional. cinco investigación se describen, dos y tres de doctorado principal, desarrollado en el marco del modelo centrado en la creación de capacidad en la Familia y Desarrollo Ocupacional.Palabras clave: Desarrollo Infantil; Desarrollo Ocupacional; Familia; Terapia Ocupacional; Salud del Niño.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/5383
10.47222/2526-3544.rbto5383
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/5383
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto5383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/5383/pdf
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/5383/911
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/5383/913
/*ref*/Pluciennik, GA. Programa Primeiríssima Infância: a experiência da atuação integrada entre as pastas de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. In: Estratégias para alcançar um desenvolvimento integral na Primeira Infância. Boletim do Instituto de Saúde, vol. 16, n 1, julho 2015, p. 14-22. 2. Didonet, V. A intersetorialidade nas políticas para a primeira infância. 2015. Disponível em: <http://primeirainfancia.org.br/wp-content/uploads/2015/07/GUIA-INTERSETORIAL.pdf> . Acesso em 20 de novembro de 2016. 3. Brasil, Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança no âmbito do SUS (PNAISC); Portaria nº 1.130 de 5 de agosto de 2015. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2015/prt1130_05_08_2015.html. Acesso em 05 dez 2016. 4. Brasil. Presidência da República, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 13.257, de 8 de Março de 2016. Brasília-DF. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/L13257.htm>. Acesso em 01 de dezembro de 2016. 5. Zeppone, SC; Volpon, LC; Del Ciampo, LA. Monitoramento do desenvolvimento infantil realizado no Brasil. Rev. Paul. Pediatr, v.30, n.4, 2012, p. 594-9.
/*ref*/Marini, BPR; Lourenço, MC; Della Barba, PCS. Revisão sistemática integrativa da literatura acerca dos modelos e práticas de Intervenção Precoce no Brasil. No prelo. 2016.
/*ref*/Della Barba, PCS. Avaliação da grade curricular e conhecimentos de residentes em pediatria sobre vigilância do desenvolvimento. 210 p. Tese (Doutorado em Educação Especial -Educação do Indivíduo Especial). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. 2007.
/*ref*/Della Barba, PCS. Rede de atenção à criança e adolescente com deficiência no município de São Carlos: acesso aos serviços e capacitação de profissionais. Projeto Proext/SIGPROJ, MEC, 2015.
/*ref*/Dunst, CJ. Revisiting “Rethinking Early Intervention”. Topics in Early Childhood Special Education, v.20, n.2, 95-104 p., 2000. Disponível em: < http://tec.sagepub.com/content/20/2/95.abstract>. Acesso em: mai. 2016. 10. Marini, BPR; Della Barba, PCS. A intervenção precoce e as contribuições teorico-práticas para a terapia ocupacional. Trabalho apresentado na modalidade Pôster no IV Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional, realizado nos dias 09 e 10 de novembro de 2016, na Universidade Federal do Espírito Santo -- Campus Goiabeiras, na cidade de Vitória-ES. 11. Marini, BPR; Nunes, AC; Folha, DRSC; Nucci, LV; Ramos, MMA; Della Barba, PCS. Intervenção da terapia ocupacional na atenção integral à criança: relatos de um grupo de pesquisa. Trabalho apresentado na modalidade Pôster no IV Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional, realizado nos dias 09 e 10 de novembro de 2016, na Universidade Federal do Espírito Santo -- Campus Goiabeiras, na cidade de Vitória-ES. 12. Folha, DRSC; Della Barba, PCS. O terapeuta ocupacional no contexto da educação infantil: promovendo o desenvolvimento ocupacional. In: Anais do VII Congresso Brasileiro de Educação Especial. São Carlos, 2016. ISSN: 2359-2109 13. Wiseman, J; Davis, J; Polatajko, H. Occupational Development: Towards an Understanding of Children's Doing. Journal of Occupational Science, 12:1, 26-35, 2005. 14. Davis, J; Polatajko, H. Occupational development. In C. Christiansen & E. Townsend (Eds.). Introduction to occupation: The art and science of living. Upper Saddle River, NJ: Pearson Education, Inc. 2004, p. 91-119. 15. Pimentel, JVZS. Intervenção focada na família: Desejo ou realidade. Lisboa, 2005. 506 p. (Coleção Livros SNR nº 23). 16. Dunst, C. M. Trivette, & A. G. Deal, (Eds), Supporting and strengthening families -- Methods, strategies and practices. Cambridge: Brookline Books. 1994. 17. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica. Brasília: MEC/SEESP, 2009.Disponivel em:< http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=428-diretrizes-publicacao&Itemid=30192>. Acesso em: Acesso em 01 de dezembro de 2016. 18. Dunst, CJ. & Bruder, MB. Valued outcomes of service coordination, early intervention, and natural environments. Exceptional Children, 68, 361-375, 2002. 19. Dunst, C. J. & Trivette, C. M. Empowerment, effective helpgiving practices and family-centered care. Pediatric nursing, 22(4), 334-338, 1996.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 1, n. 5 (2017): (ISSN eletrônico 2526-3544); 693-703
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1754569184054870016