LENDO E AGENCIANDO IMAGENS: O REI, A NATUREZA E SEUS BELOS NATURAIS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociologia & Antropologia |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752014000200391 |
Resumo: | Resumo O artigo parte de uma "provocação metodológica": por que nós, cientistas humanos de uma maneira geral, somos tão cuidadosos com os documentos escritos, e tão conservadores quando lidamos com fontes iconográficas? Por que nos preocupamos em dar todas as referências quando analisamos livros, fontes, cartas, atas e já os documentos imagéticos são tratados como mera "ilustrações", no sentido de que só dão "lustro" e adornam o que previamente sabemos? Partindo dessas questões procurase explorar o tema a partir da análise de um conjunto documental produzido durante o Segundo Reinado, quando o monarca e os governantes que os cercavam trataram de desenhar a nacionalidade a partir de um tripé, fartamente composto por imagens oficiais do Estado: o rei, a natureza e seus naturais (entre escravos e indígenas). O desafio é, pois, analisar de que maneira imagens não só reproduzem (são produtos), mas ajudam a produzir o contexto em que se inserem. |
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LENDO E AGENCIANDO IMAGENS: O REI, A NATUREZA E SEUS BELOS NATURAISImagensIconografiaSegundo ReinadoMetodologiaRepresentaçãoResumo O artigo parte de uma "provocação metodológica": por que nós, cientistas humanos de uma maneira geral, somos tão cuidadosos com os documentos escritos, e tão conservadores quando lidamos com fontes iconográficas? Por que nos preocupamos em dar todas as referências quando analisamos livros, fontes, cartas, atas e já os documentos imagéticos são tratados como mera "ilustrações", no sentido de que só dão "lustro" e adornam o que previamente sabemos? Partindo dessas questões procurase explorar o tema a partir da análise de um conjunto documental produzido durante o Segundo Reinado, quando o monarca e os governantes que os cercavam trataram de desenhar a nacionalidade a partir de um tripé, fartamente composto por imagens oficiais do Estado: o rei, a natureza e seus naturais (entre escravos e indígenas). O desafio é, pois, analisar de que maneira imagens não só reproduzem (são produtos), mas ajudam a produzir o contexto em que se inserem.Universidade Federal do Rio de Janeiro2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752014000200391Sociologia & Antropologia v.4 n.2 2014reponame:Sociologia & Antropologiainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2238-38752014v425info:eu-repo/semantics/openAccessSchwarcz,Lilia Moritzpor2017-03-06T00:00:00Zoai:scielo:S2238-38752014000200391Revistahttp://www.revistappgsa.ifcs.ufrj.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistappgsa@gmail.com2238-38752236-7527opendoar:2017-03-06T00:00Sociologia & Antropologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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