Interfaces entre cultura histórica e cultura política
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Topoi (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2021000100055 |
Resumo: | RESUMO O panorama atual da pesquisa em cultura histórica no Brasil está em constante desenvolvimento, tanto no campo da história quanto no do ensino da história, entretanto a interface do conceito de cultura histórica com o de cultura política necessita de maior aprofundamento. Este ensaio teórico parte dos conceitos de Jörn Rüsen (cultura histórica) e Gabriel Almond e Sidney Verba (cultura política) e tem por objetivo perscrutar as potencialidades da articulação entre os conceitos visando ao desenvolvimento de estudos sobre as relações entre o pensamento dos indivíduos com a história e a política em suas realidades específicas. O desenvolvimento envolve buscar as combinações entre esses conceitos e decompor e analisar as características, posicionamentos, saberes e atitudes a serem traduzidos em instrumentos de pesquisa quantitativa e qualitativa. Assim, constituirão ferramentas poderosas para seguir qualificando a interpretação, entre outras, das relações de ensino e aprendizagem da história, na busca de coletar dados e contribuir para a compreensão da complexa relação entre escolarização histórica e aprendizagem extraescolar, principalmente no que diz respeito à formação de identidade pessoal, grupal e nacional, associadas à socialização e posicionamento políticos. |
id |
UFRJ-19_81230e186817486d47386ab2d8cb60e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2237-101X2021000100055 |
network_acronym_str |
UFRJ-19 |
network_name_str |
Topoi (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interfaces entre cultura histórica e cultura políticacultura históricacultura políticaconsciência históricateoria da históriadidática da históriapesquisaRESUMO O panorama atual da pesquisa em cultura histórica no Brasil está em constante desenvolvimento, tanto no campo da história quanto no do ensino da história, entretanto a interface do conceito de cultura histórica com o de cultura política necessita de maior aprofundamento. Este ensaio teórico parte dos conceitos de Jörn Rüsen (cultura histórica) e Gabriel Almond e Sidney Verba (cultura política) e tem por objetivo perscrutar as potencialidades da articulação entre os conceitos visando ao desenvolvimento de estudos sobre as relações entre o pensamento dos indivíduos com a história e a política em suas realidades específicas. O desenvolvimento envolve buscar as combinações entre esses conceitos e decompor e analisar as características, posicionamentos, saberes e atitudes a serem traduzidos em instrumentos de pesquisa quantitativa e qualitativa. Assim, constituirão ferramentas poderosas para seguir qualificando a interpretação, entre outras, das relações de ensino e aprendizagem da história, na busca de coletar dados e contribuir para a compreensão da complexa relação entre escolarização histórica e aprendizagem extraescolar, principalmente no que diz respeito à formação de identidade pessoal, grupal e nacional, associadas à socialização e posicionamento políticos.Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro2021-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2021000100055Topoi (Rio de Janeiro) v.22 n.46 2021reponame:Topoi (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2237-101x02204603info:eu-repo/semantics/openAccessCerri,Luis Fernandopor2021-03-18T00:00:00Zoai:scielo:S2237-101X2021000100055Revistahttp://www.revistatopoi.org/topoi.htmPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptopoi@historia.ufrj.br2237-101X2237-101Xopendoar:2021-03-18T00:00Topoi (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interfaces entre cultura histórica e cultura política |
title |
Interfaces entre cultura histórica e cultura política |
spellingShingle |
Interfaces entre cultura histórica e cultura política Cerri,Luis Fernando cultura histórica cultura política consciência histórica teoria da história didática da história pesquisa |
title_short |
Interfaces entre cultura histórica e cultura política |
title_full |
Interfaces entre cultura histórica e cultura política |
title_fullStr |
Interfaces entre cultura histórica e cultura política |
title_full_unstemmed |
Interfaces entre cultura histórica e cultura política |
title_sort |
Interfaces entre cultura histórica e cultura política |
author |
Cerri,Luis Fernando |
author_facet |
Cerri,Luis Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerri,Luis Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cultura histórica cultura política consciência histórica teoria da história didática da história pesquisa |
topic |
cultura histórica cultura política consciência histórica teoria da história didática da história pesquisa |
description |
RESUMO O panorama atual da pesquisa em cultura histórica no Brasil está em constante desenvolvimento, tanto no campo da história quanto no do ensino da história, entretanto a interface do conceito de cultura histórica com o de cultura política necessita de maior aprofundamento. Este ensaio teórico parte dos conceitos de Jörn Rüsen (cultura histórica) e Gabriel Almond e Sidney Verba (cultura política) e tem por objetivo perscrutar as potencialidades da articulação entre os conceitos visando ao desenvolvimento de estudos sobre as relações entre o pensamento dos indivíduos com a história e a política em suas realidades específicas. O desenvolvimento envolve buscar as combinações entre esses conceitos e decompor e analisar as características, posicionamentos, saberes e atitudes a serem traduzidos em instrumentos de pesquisa quantitativa e qualitativa. Assim, constituirão ferramentas poderosas para seguir qualificando a interpretação, entre outras, das relações de ensino e aprendizagem da história, na busca de coletar dados e contribuir para a compreensão da complexa relação entre escolarização histórica e aprendizagem extraescolar, principalmente no que diz respeito à formação de identidade pessoal, grupal e nacional, associadas à socialização e posicionamento políticos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2021000100055 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2021000100055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2237-101x02204603 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Topoi (Rio de Janeiro) v.22 n.46 2021 reponame:Topoi (Rio de Janeiro. Online) instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Topoi (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Topoi (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Topoi (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
topoi@historia.ufrj.br |
_version_ |
1754734775992582144 |