A escola precisa conversar com a cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uglione, Paula
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Azevedo, Giselle Arteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Desidades
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/11854
Resumo: A arquitetura escolar deve ser compreendida como elemento auxiliar na formação daaprendizagem e do conhecimento, pois a escola não é apenas o prédio que abriga os sujeitosenvolvidos na ação educativa, mas é, por si, um espaço com funcionalidades educativas. Aressignificação da escola, um tema tão discutido no atual contexto educacional, ganha outradimensão quando incorpora outras dimensões de análise e solução dos conflitos. Um outroolhar sobre o equipamento arquitetônico, o prédio, o pátio, a circulação de ar, os espaços deconvivência, dimensões que podem nos ajudar a pensar a escola e, principalmente, a integraçãoda escola com o espaço e as pessoas em seu redor, com a cidade e seus múltiplos territórios.Palavras-chave: arquitetura escolar, território educativo, pátio escolar, qualidade da educação.
id UFRJ-20_aac85b2fdc7131efccffdbdea3ad7a54
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/11854
network_acronym_str UFRJ-20
network_name_str Desidades
repository_id_str
spelling A escola precisa conversar com a cidadeA arquitetura escolar deve ser compreendida como elemento auxiliar na formação daaprendizagem e do conhecimento, pois a escola não é apenas o prédio que abriga os sujeitosenvolvidos na ação educativa, mas é, por si, um espaço com funcionalidades educativas. Aressignificação da escola, um tema tão discutido no atual contexto educacional, ganha outradimensão quando incorpora outras dimensões de análise e solução dos conflitos. Um outroolhar sobre o equipamento arquitetônico, o prédio, o pátio, a circulação de ar, os espaços deconvivência, dimensões que podem nos ajudar a pensar a escola e, principalmente, a integraçãoda escola com o espaço e as pessoas em seu redor, com a cidade e seus múltiplos territórios.Palavras-chave: arquitetura escolar, território educativo, pátio escolar, qualidade da educação.DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e JuventudeDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y JuventudUglione, PaulaAzevedo, Giselle Arteiro2017-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/11854DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 15 (2017): Abril - Junho/JunioDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 15 (2017): Abril - Junho/Junio2318-9282reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/11854/8598Direitos autorais 2017 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-11T17:39:22Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/11854Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/oairevistadesidades@gmail.com||2318-92822318-9282opendoar:2023-01-12T14:07:53.620348Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola precisa conversar com a cidade
title A escola precisa conversar com a cidade
spellingShingle A escola precisa conversar com a cidade
Uglione, Paula
title_short A escola precisa conversar com a cidade
title_full A escola precisa conversar com a cidade
title_fullStr A escola precisa conversar com a cidade
title_full_unstemmed A escola precisa conversar com a cidade
title_sort A escola precisa conversar com a cidade
author Uglione, Paula
author_facet Uglione, Paula
Azevedo, Giselle Arteiro
author_role author
author2 Azevedo, Giselle Arteiro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Uglione, Paula
Azevedo, Giselle Arteiro
dc.subject.none.fl_str_mv
description A arquitetura escolar deve ser compreendida como elemento auxiliar na formação daaprendizagem e do conhecimento, pois a escola não é apenas o prédio que abriga os sujeitosenvolvidos na ação educativa, mas é, por si, um espaço com funcionalidades educativas. Aressignificação da escola, um tema tão discutido no atual contexto educacional, ganha outradimensão quando incorpora outras dimensões de análise e solução dos conflitos. Um outroolhar sobre o equipamento arquitetônico, o prédio, o pátio, a circulação de ar, os espaços deconvivência, dimensões que podem nos ajudar a pensar a escola e, principalmente, a integraçãoda escola com o espaço e as pessoas em seu redor, com a cidade e seus múltiplos territórios.Palavras-chave: arquitetura escolar, território educativo, pátio escolar, qualidade da educação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-03
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/11854
url https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/11854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/11854/8598
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud
publisher.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud
dc.source.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 15 (2017): Abril - Junho/Junio
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 15 (2017): Abril - Junho/Junio
2318-9282
reponame:Desidades
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Desidades
collection Desidades
repository.name.fl_str_mv Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv revistadesidades@gmail.com||
_version_ 1797067695484567552