Invertendo a ordem geracional: a relação das crianças da zona rural de Orobó (PE) com as novas TIC’s
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Desidades |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/23501 |
Resumo: | O presente trabalho, desdobramentos de pesquisas sobre a infância rural na cidade de Orobó(PE), objetiva discutir um fenômeno relativamente recente na região e que nos tem chamadoa atenção: o crescente uso do acesso à internet pelas crianças da zona rural e uma inversão daordem geracional, através da qual as crianças ensinam aos adultos a como fazer uso das novasTIC’s, contribuindo para um processo de subversão da ordem do processo de transmissão doconhecimento no mundo rural. Nesse cenário, destacamos, sobretudo, o acesso à internet por meio do smartphone, ganhando destaque a relação com as redes sociais como o whatsapp e o youtube. Metodologicamente, o trabalho se enquadra numa perspectiva qualitativa, na qual a etnograia foi a base para o desenvolvimento da pesquisa atrelada ao uso da observação participante.Palavras-chave: crianças, geração, zona rural, novas TIC’s. |
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Invertendo a ordem geracional: a relação das crianças da zona rural de Orobó (PE) com as novas TIC’sO presente trabalho, desdobramentos de pesquisas sobre a infância rural na cidade de Orobó(PE), objetiva discutir um fenômeno relativamente recente na região e que nos tem chamadoa atenção: o crescente uso do acesso à internet pelas crianças da zona rural e uma inversão daordem geracional, através da qual as crianças ensinam aos adultos a como fazer uso das novasTIC’s, contribuindo para um processo de subversão da ordem do processo de transmissão doconhecimento no mundo rural. Nesse cenário, destacamos, sobretudo, o acesso à internet por meio do smartphone, ganhando destaque a relação com as redes sociais como o whatsapp e o youtube. Metodologicamente, o trabalho se enquadra numa perspectiva qualitativa, na qual a etnograia foi a base para o desenvolvimento da pesquisa atrelada ao uso da observação participante.Palavras-chave: crianças, geração, zona rural, novas TIC’s.Universidade Federal do Rio de Janeiro2019-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/2350110.54948/desidades.v0i21.23501DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 21 (2018): Outubro/Octubre - Dezembro/Diciembre; 70-82DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 21 (2018): Outubro/Octubre - Dezembro/Diciembre; 70-822318-928210.54948/desidades.v0i21reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/23501/1311010.54948/desidades.v0i21.23501.g13110Copyright (c) 2019 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudeinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Patrícia Oliveira S.de Paulo, Maria de Assunção Lima2023-10-06T17:29:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23501Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/oairevistadesidades@gmail.com||2318-92822318-9282opendoar:2023-10-06T17:29:11Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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