A escola precisa conversar com a cidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Desidades |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/11854 |
Resumo: | A arquitetura escolar deve ser compreendida como elemento auxiliar na formação daaprendizagem e do conhecimento, pois a escola não é apenas o prédio que abriga os sujeitosenvolvidos na ação educativa, mas é, por si, um espaço com funcionalidades educativas. Aressignificação da escola, um tema tão discutido no atual contexto educacional, ganha outradimensão quando incorpora outras dimensões de análise e solução dos conflitos. Um outroolhar sobre o equipamento arquitetônico, o prédio, o pátio, a circulação de ar, os espaços deconvivência, dimensões que podem nos ajudar a pensar a escola e, principalmente, a integraçãoda escola com o espaço e as pessoas em seu redor, com a cidade e seus múltiplos territórios.Palavras-chave: arquitetura escolar, território educativo, pátio escolar, qualidade da educação. |
id |
UFRJ-20_d8c88eded74db71b0e33e98f7524dc11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11854 |
network_acronym_str |
UFRJ-20 |
network_name_str |
Desidades |
repository_id_str |
|
spelling |
A escola precisa conversar com a cidadeA arquitetura escolar deve ser compreendida como elemento auxiliar na formação daaprendizagem e do conhecimento, pois a escola não é apenas o prédio que abriga os sujeitosenvolvidos na ação educativa, mas é, por si, um espaço com funcionalidades educativas. Aressignificação da escola, um tema tão discutido no atual contexto educacional, ganha outradimensão quando incorpora outras dimensões de análise e solução dos conflitos. Um outroolhar sobre o equipamento arquitetônico, o prédio, o pátio, a circulação de ar, os espaços deconvivência, dimensões que podem nos ajudar a pensar a escola e, principalmente, a integraçãoda escola com o espaço e as pessoas em seu redor, com a cidade e seus múltiplos territórios.Palavras-chave: arquitetura escolar, território educativo, pátio escolar, qualidade da educação.Universidade Federal do Rio de Janeiro2017-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/1185410.54948/desidades.v0i15.11854DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 15 (2017): Abril/Abril - Junho/Junio; 34-45DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 15 (2017): Abril/Abril - Junho/Junio; 34-452318-928210.54948/desidades.v0i15reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/11854/859810.54948/desidades.v0i15.11854.g8598Copyright (c) 2017 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudeinfo:eu-repo/semantics/openAccessUglione, PaulaAzevedo, Giselle Arteiro2023-10-06T17:28:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11854Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/oairevistadesidades@gmail.com||2318-92822318-9282opendoar:2023-10-06T17:28:07Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola precisa conversar com a cidade |
title |
A escola precisa conversar com a cidade |
spellingShingle |
A escola precisa conversar com a cidade Uglione, Paula |
title_short |
A escola precisa conversar com a cidade |
title_full |
A escola precisa conversar com a cidade |
title_fullStr |
A escola precisa conversar com a cidade |
title_full_unstemmed |
A escola precisa conversar com a cidade |
title_sort |
A escola precisa conversar com a cidade |
author |
Uglione, Paula |
author_facet |
Uglione, Paula Azevedo, Giselle Arteiro |
author_role |
author |
author2 |
Azevedo, Giselle Arteiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Uglione, Paula Azevedo, Giselle Arteiro |
description |
A arquitetura escolar deve ser compreendida como elemento auxiliar na formação daaprendizagem e do conhecimento, pois a escola não é apenas o prédio que abriga os sujeitosenvolvidos na ação educativa, mas é, por si, um espaço com funcionalidades educativas. Aressignificação da escola, um tema tão discutido no atual contexto educacional, ganha outradimensão quando incorpora outras dimensões de análise e solução dos conflitos. Um outroolhar sobre o equipamento arquitetônico, o prédio, o pátio, a circulação de ar, os espaços deconvivência, dimensões que podem nos ajudar a pensar a escola e, principalmente, a integraçãoda escola com o espaço e as pessoas em seu redor, com a cidade e seus múltiplos territórios.Palavras-chave: arquitetura escolar, território educativo, pátio escolar, qualidade da educação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/11854 10.54948/desidades.v0i15.11854 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/11854 |
identifier_str_mv |
10.54948/desidades.v0i15.11854 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/11854/8598 10.54948/desidades.v0i15.11854.g8598 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 15 (2017): Abril/Abril - Junho/Junio; 34-45 DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 15 (2017): Abril/Abril - Junho/Junio; 34-45 2318-9282 10.54948/desidades.v0i15 reponame:Desidades instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Desidades |
collection |
Desidades |
repository.name.fl_str_mv |
Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadesidades@gmail.com|| |
_version_ |
1797067692246564864 |