Avaliação da capacitação dos enfermeiros em unidades básicas de saúde por meio da telenfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoy,Solange Cervinho Bicalho
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Guimarães,Eliane Marina Palhares, Assis,Driely Suzy Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452014000100148
Resumo: O Projeto Telenfermagem é um projeto de extensão e pesquisa da Escola de Enfermagem/UFMG integrante do Programa Nacional de Telessaúde. Visualiza novas formas de prestar assistência colaborando para transformação das realidades práticas ao oferecer Educação a Distância para a equipe de saúde. O presente trabalho avaliou a educação permanente adistância para a equipe de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado nos municípios cadastrados pelo programa. A amostra constituiu-se de17 participantes. A coleta de dados empregou entrevista, gravada e transcrita. Da análise emergiram três categorias: importância do Projeto Telenfermagem para assistência; Telenfermagem no processo de capacitação adistância e utilização das ferramentas do Projeto de Telenfermagem. Os resultados demonstraram que Educação a Distância é uma estratégia de ensino-aprendizagem em saúde com recursos tecnológicos de informação que contribui para a formação permanente dos profissionais de enfermagem, proporcionando melhor prestação da assistência.
id UFRJ-4_67cf76c893b1ca01015a6f2aedcec643
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452014000100148
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Avaliação da capacitação dos enfermeiros em unidades básicas de saúde por meio da telenfermagemTelenfermagemEducação a distânciaTelessaúdeO Projeto Telenfermagem é um projeto de extensão e pesquisa da Escola de Enfermagem/UFMG integrante do Programa Nacional de Telessaúde. Visualiza novas formas de prestar assistência colaborando para transformação das realidades práticas ao oferecer Educação a Distância para a equipe de saúde. O presente trabalho avaliou a educação permanente adistância para a equipe de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado nos municípios cadastrados pelo programa. A amostra constituiu-se de17 participantes. A coleta de dados empregou entrevista, gravada e transcrita. Da análise emergiram três categorias: importância do Projeto Telenfermagem para assistência; Telenfermagem no processo de capacitação adistância e utilização das ferramentas do Projeto de Telenfermagem. Os resultados demonstraram que Educação a Distância é uma estratégia de ensino-aprendizagem em saúde com recursos tecnológicos de informação que contribui para a formação permanente dos profissionais de enfermagem, proporcionando melhor prestação da assistência.Universidade Federal do Rio de Janeiro2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452014000100148Escola Anna Nery v.18 n.1 2014reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20140022info:eu-repo/semantics/openAccessGodoy,Solange Cervinho BicalhoGuimarães,Eliane Marina PalharesAssis,Driely Suzy Soarespor2017-12-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452014000100148Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2017-12-05T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da capacitação dos enfermeiros em unidades básicas de saúde por meio da telenfermagem
title Avaliação da capacitação dos enfermeiros em unidades básicas de saúde por meio da telenfermagem
spellingShingle Avaliação da capacitação dos enfermeiros em unidades básicas de saúde por meio da telenfermagem
Godoy,Solange Cervinho Bicalho
Telenfermagem
Educação a distância
Telessaúde
title_short Avaliação da capacitação dos enfermeiros em unidades básicas de saúde por meio da telenfermagem
title_full Avaliação da capacitação dos enfermeiros em unidades básicas de saúde por meio da telenfermagem
title_fullStr Avaliação da capacitação dos enfermeiros em unidades básicas de saúde por meio da telenfermagem
title_full_unstemmed Avaliação da capacitação dos enfermeiros em unidades básicas de saúde por meio da telenfermagem
title_sort Avaliação da capacitação dos enfermeiros em unidades básicas de saúde por meio da telenfermagem
author Godoy,Solange Cervinho Bicalho
author_facet Godoy,Solange Cervinho Bicalho
Guimarães,Eliane Marina Palhares
Assis,Driely Suzy Soares
author_role author
author2 Guimarães,Eliane Marina Palhares
Assis,Driely Suzy Soares
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoy,Solange Cervinho Bicalho
Guimarães,Eliane Marina Palhares
Assis,Driely Suzy Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Telenfermagem
Educação a distância
Telessaúde
topic Telenfermagem
Educação a distância
Telessaúde
description O Projeto Telenfermagem é um projeto de extensão e pesquisa da Escola de Enfermagem/UFMG integrante do Programa Nacional de Telessaúde. Visualiza novas formas de prestar assistência colaborando para transformação das realidades práticas ao oferecer Educação a Distância para a equipe de saúde. O presente trabalho avaliou a educação permanente adistância para a equipe de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado nos municípios cadastrados pelo programa. A amostra constituiu-se de17 participantes. A coleta de dados empregou entrevista, gravada e transcrita. Da análise emergiram três categorias: importância do Projeto Telenfermagem para assistência; Telenfermagem no processo de capacitação adistância e utilização das ferramentas do Projeto de Telenfermagem. Os resultados demonstraram que Educação a Distância é uma estratégia de ensino-aprendizagem em saúde com recursos tecnológicos de informação que contribui para a formação permanente dos profissionais de enfermagem, proporcionando melhor prestação da assistência.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452014000100148
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452014000100148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1414-8145.20140022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.18 n.1 2014
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128122248822784