O cuidado e a clínica na formação do enfermeiro: saberes, práticas e modos de subjetivação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000400017 |
Resumo: | O cuidado e a clínica são imanentes ao trabalho do enfermeiro, e a forma como eles são concebidos norteia a formação e a produção do cuidado. Esta pesquisa teve como objetivo identificar as concepções e as bases teóricas de clínica e de cuidado que norteiam a formação do enfermeiro. Os sujeitos da pesquisa foram docentes e discentes de um curso de graduação em enfermagem. Os dados foram produzidos através de entrevistas semiestruturadas e analisados a partir da análise do discurso. Na formação, evidenciou-se uma produção de sentidos acerca destes conceitos enquanto atenção à doença, embora os sujeitos reconheçam que eles podem ser pensados em outras perspectivas. A análise revelou que esses conceitos não correspondem apenas a uma apreensão de referenciais teóricos, mas que se consolidam a partir da vivência da clínica e do cuidado nas relações entre docentes e discentes, e com os serviços de saúde. |
id |
UFRJ-4_703479d69738b5787c218107c1899eb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452011000400017 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
O cuidado e a clínica na formação do enfermeiro: saberes, práticas e modos de subjetivaçãoEnfermagemEstudantes de EnfermagemCuidados de EnfermagemO cuidado e a clínica são imanentes ao trabalho do enfermeiro, e a forma como eles são concebidos norteia a formação e a produção do cuidado. Esta pesquisa teve como objetivo identificar as concepções e as bases teóricas de clínica e de cuidado que norteiam a formação do enfermeiro. Os sujeitos da pesquisa foram docentes e discentes de um curso de graduação em enfermagem. Os dados foram produzidos através de entrevistas semiestruturadas e analisados a partir da análise do discurso. Na formação, evidenciou-se uma produção de sentidos acerca destes conceitos enquanto atenção à doença, embora os sujeitos reconheçam que eles podem ser pensados em outras perspectivas. A análise revelou que esses conceitos não correspondem apenas a uma apreensão de referenciais teóricos, mas que se consolidam a partir da vivência da clínica e do cuidado nas relações entre docentes e discentes, e com os serviços de saúde.Universidade Federal do Rio de Janeiro2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000400017Escola Anna Nery v.15 n.4 2011reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452011000400017info:eu-repo/semantics/openAccessVieira,Alcivan NunesSilveira,Lia Carneiropor2012-03-14T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452011000400017Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2012-03-14T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O cuidado e a clínica na formação do enfermeiro: saberes, práticas e modos de subjetivação |
title |
O cuidado e a clínica na formação do enfermeiro: saberes, práticas e modos de subjetivação |
spellingShingle |
O cuidado e a clínica na formação do enfermeiro: saberes, práticas e modos de subjetivação Vieira,Alcivan Nunes Enfermagem Estudantes de Enfermagem Cuidados de Enfermagem |
title_short |
O cuidado e a clínica na formação do enfermeiro: saberes, práticas e modos de subjetivação |
title_full |
O cuidado e a clínica na formação do enfermeiro: saberes, práticas e modos de subjetivação |
title_fullStr |
O cuidado e a clínica na formação do enfermeiro: saberes, práticas e modos de subjetivação |
title_full_unstemmed |
O cuidado e a clínica na formação do enfermeiro: saberes, práticas e modos de subjetivação |
title_sort |
O cuidado e a clínica na formação do enfermeiro: saberes, práticas e modos de subjetivação |
author |
Vieira,Alcivan Nunes |
author_facet |
Vieira,Alcivan Nunes Silveira,Lia Carneiro |
author_role |
author |
author2 |
Silveira,Lia Carneiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira,Alcivan Nunes Silveira,Lia Carneiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Estudantes de Enfermagem Cuidados de Enfermagem |
topic |
Enfermagem Estudantes de Enfermagem Cuidados de Enfermagem |
description |
O cuidado e a clínica são imanentes ao trabalho do enfermeiro, e a forma como eles são concebidos norteia a formação e a produção do cuidado. Esta pesquisa teve como objetivo identificar as concepções e as bases teóricas de clínica e de cuidado que norteiam a formação do enfermeiro. Os sujeitos da pesquisa foram docentes e discentes de um curso de graduação em enfermagem. Os dados foram produzidos através de entrevistas semiestruturadas e analisados a partir da análise do discurso. Na formação, evidenciou-se uma produção de sentidos acerca destes conceitos enquanto atenção à doença, embora os sujeitos reconheçam que eles podem ser pensados em outras perspectivas. A análise revelou que esses conceitos não correspondem apenas a uma apreensão de referenciais teóricos, mas que se consolidam a partir da vivência da clínica e do cuidado nas relações entre docentes e discentes, e com os serviços de saúde. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000400017 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000400017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-81452011000400017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.15 n.4 2011 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128121386893312 |