Aprender em grupo: experiência de estudantes de enfermagem e implicações para a formação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbato,Roberta Genaro
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Corrêa,Adriana Katia, Souza,Maria Conceição Bernardo de Mello e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452010000100008
Resumo: O objetivo desta pesquisa é compreender a experiência dos estudantes dos cursos de bacharelado e licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo, no que se refere à aprendizagem em grupo, em disciplinas que possibilitam trabalhar em pequenos grupos de estudantes. Foram realizadas entrevistas não estruturadas com 19 alunos do segundo ano desses cursos, de abril a dezembro de 2007, e a análise qualitativa dos dados, pela qual se configuraram as categorias de codificação: Trabalhar em grupo facilita o aprendizado cognitivo e atitudinal; Trabalhar em grupo revela limites e requer mudanças; Trabalhar em grupo exige preparo e nova competência do professor; e Trabalhar em grupo possibilita um exercício para a prática profissional. A estratégia grupal contribui para o processo ensino-aprendizagem, promovendo mudanças na relação do estudante com o conhecimento, com o professor, com o colega e consigo mesmo.
id UFRJ-4_799a4fc2f8c93917938a59aeded61aee
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452010000100008
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Aprender em grupo: experiência de estudantes de enfermagem e implicações para a formação profissionalEnfermagemEnsinoProcessos GrupaisO objetivo desta pesquisa é compreender a experiência dos estudantes dos cursos de bacharelado e licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo, no que se refere à aprendizagem em grupo, em disciplinas que possibilitam trabalhar em pequenos grupos de estudantes. Foram realizadas entrevistas não estruturadas com 19 alunos do segundo ano desses cursos, de abril a dezembro de 2007, e a análise qualitativa dos dados, pela qual se configuraram as categorias de codificação: Trabalhar em grupo facilita o aprendizado cognitivo e atitudinal; Trabalhar em grupo revela limites e requer mudanças; Trabalhar em grupo exige preparo e nova competência do professor; e Trabalhar em grupo possibilita um exercício para a prática profissional. A estratégia grupal contribui para o processo ensino-aprendizagem, promovendo mudanças na relação do estudante com o conhecimento, com o professor, com o colega e consigo mesmo.Universidade Federal do Rio de Janeiro2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452010000100008Escola Anna Nery v.14 n.1 2010reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452010000100008info:eu-repo/semantics/openAccessBarbato,Roberta GenaroCorrêa,Adriana KatiaSouza,Maria Conceição Bernardo de Mello epor2010-06-17T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452010000100008Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2010-06-17T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprender em grupo: experiência de estudantes de enfermagem e implicações para a formação profissional
title Aprender em grupo: experiência de estudantes de enfermagem e implicações para a formação profissional
spellingShingle Aprender em grupo: experiência de estudantes de enfermagem e implicações para a formação profissional
Barbato,Roberta Genaro
Enfermagem
Ensino
Processos Grupais
title_short Aprender em grupo: experiência de estudantes de enfermagem e implicações para a formação profissional
title_full Aprender em grupo: experiência de estudantes de enfermagem e implicações para a formação profissional
title_fullStr Aprender em grupo: experiência de estudantes de enfermagem e implicações para a formação profissional
title_full_unstemmed Aprender em grupo: experiência de estudantes de enfermagem e implicações para a formação profissional
title_sort Aprender em grupo: experiência de estudantes de enfermagem e implicações para a formação profissional
author Barbato,Roberta Genaro
author_facet Barbato,Roberta Genaro
Corrêa,Adriana Katia
Souza,Maria Conceição Bernardo de Mello e
author_role author
author2 Corrêa,Adriana Katia
Souza,Maria Conceição Bernardo de Mello e
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbato,Roberta Genaro
Corrêa,Adriana Katia
Souza,Maria Conceição Bernardo de Mello e
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Ensino
Processos Grupais
topic Enfermagem
Ensino
Processos Grupais
description O objetivo desta pesquisa é compreender a experiência dos estudantes dos cursos de bacharelado e licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo, no que se refere à aprendizagem em grupo, em disciplinas que possibilitam trabalhar em pequenos grupos de estudantes. Foram realizadas entrevistas não estruturadas com 19 alunos do segundo ano desses cursos, de abril a dezembro de 2007, e a análise qualitativa dos dados, pela qual se configuraram as categorias de codificação: Trabalhar em grupo facilita o aprendizado cognitivo e atitudinal; Trabalhar em grupo revela limites e requer mudanças; Trabalhar em grupo exige preparo e nova competência do professor; e Trabalhar em grupo possibilita um exercício para a prática profissional. A estratégia grupal contribui para o processo ensino-aprendizagem, promovendo mudanças na relação do estudante com o conhecimento, com o professor, com o colega e consigo mesmo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452010000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452010000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-81452010000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.14 n.1 2010
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128120622481408