Programa de prevencao do uso/abuso de alcool para adolescentes em contexto escolar: parar para pensar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso,Teresa Maria Mendes Diniz de Andrade
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mendes,Aida Maria de Oliveira Cruz, Barbosa,Antonio Jose Feleciano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000300466
Resumo: OBJETIVO: Avaliar o efeito do programa Parar Para Pensar na prevenção do uso/abuso de bebidas alcoólicas de adolescentes em contexto escolar. MÉTODO: Realizou-se estudo quasi-experimental, com pré e pós-teste, com 178 participantes, estudantes no 7º ano escolar; o grupo experimental (n = 70) foi sujeito à intervenção durante um ano, e o grupo de controle (n = 108) não sofreu intervenção. Foram utilizados o Questionário de Conhecimentos Acerca do Álcool; Questionário de caracterização dos consumos; Escala de Expectativas Acerca do álcool e Escala de Aptidões Sociais. RESULTADOS: Constatou-se que os adolescentes submetidos ao programa apresentaram evolução positiva nas seguintes variáveis: frequência do consumo e ocorrência de episódios de embriaguez; e, ainda, melhorou os conhecimentos, as expectativas acerca do álcool e a percepção do consumo pelos pares (p < 05). CONCLUSÃO: O programa foi eficaz na estabilização do consumo, no aumento dos conhecimentos, na estabilização das expectativas positivas e na percepção do consumo pelos pares. Sugerem-se novos estudos e manutenção de follow-up para consolidar os resultados encontrados.
id UFRJ-4_f451e4d98ad7ce4da664620a49eab47f
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452013000300466
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Programa de prevencao do uso/abuso de alcool para adolescentes em contexto escolar: parar para pensarPrevencao primariaAbuso de alcoolAdolescentesSaude escolar OBJETIVO: Avaliar o efeito do programa Parar Para Pensar na prevenção do uso/abuso de bebidas alcoólicas de adolescentes em contexto escolar. MÉTODO: Realizou-se estudo quasi-experimental, com pré e pós-teste, com 178 participantes, estudantes no 7º ano escolar; o grupo experimental (n = 70) foi sujeito à intervenção durante um ano, e o grupo de controle (n = 108) não sofreu intervenção. Foram utilizados o Questionário de Conhecimentos Acerca do Álcool; Questionário de caracterização dos consumos; Escala de Expectativas Acerca do álcool e Escala de Aptidões Sociais. RESULTADOS: Constatou-se que os adolescentes submetidos ao programa apresentaram evolução positiva nas seguintes variáveis: frequência do consumo e ocorrência de episódios de embriaguez; e, ainda, melhorou os conhecimentos, as expectativas acerca do álcool e a percepção do consumo pelos pares (p < 05). CONCLUSÃO: O programa foi eficaz na estabilização do consumo, no aumento dos conhecimentos, na estabilização das expectativas positivas e na percepção do consumo pelos pares. Sugerem-se novos estudos e manutenção de follow-up para consolidar os resultados encontrados. Universidade Federal do Rio de Janeiro2013-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000300466Escola Anna Nery v.17 n.3 2013reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452013000300009info:eu-repo/semantics/openAccessBarroso,Teresa Maria Mendes Diniz de AndradeMendes,Aida Maria de Oliveira CruzBarbosa,Antonio Jose Felecianopor2013-10-28T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452013000300466Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2013-10-28T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de prevencao do uso/abuso de alcool para adolescentes em contexto escolar: parar para pensar
title Programa de prevencao do uso/abuso de alcool para adolescentes em contexto escolar: parar para pensar
spellingShingle Programa de prevencao do uso/abuso de alcool para adolescentes em contexto escolar: parar para pensar
Barroso,Teresa Maria Mendes Diniz de Andrade
Prevencao primaria
Abuso de alcool
Adolescentes
Saude escolar
title_short Programa de prevencao do uso/abuso de alcool para adolescentes em contexto escolar: parar para pensar
title_full Programa de prevencao do uso/abuso de alcool para adolescentes em contexto escolar: parar para pensar
title_fullStr Programa de prevencao do uso/abuso de alcool para adolescentes em contexto escolar: parar para pensar
title_full_unstemmed Programa de prevencao do uso/abuso de alcool para adolescentes em contexto escolar: parar para pensar
title_sort Programa de prevencao do uso/abuso de alcool para adolescentes em contexto escolar: parar para pensar
author Barroso,Teresa Maria Mendes Diniz de Andrade
author_facet Barroso,Teresa Maria Mendes Diniz de Andrade
Mendes,Aida Maria de Oliveira Cruz
Barbosa,Antonio Jose Feleciano
author_role author
author2 Mendes,Aida Maria de Oliveira Cruz
Barbosa,Antonio Jose Feleciano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso,Teresa Maria Mendes Diniz de Andrade
Mendes,Aida Maria de Oliveira Cruz
Barbosa,Antonio Jose Feleciano
dc.subject.por.fl_str_mv Prevencao primaria
Abuso de alcool
Adolescentes
Saude escolar
topic Prevencao primaria
Abuso de alcool
Adolescentes
Saude escolar
description OBJETIVO: Avaliar o efeito do programa Parar Para Pensar na prevenção do uso/abuso de bebidas alcoólicas de adolescentes em contexto escolar. MÉTODO: Realizou-se estudo quasi-experimental, com pré e pós-teste, com 178 participantes, estudantes no 7º ano escolar; o grupo experimental (n = 70) foi sujeito à intervenção durante um ano, e o grupo de controle (n = 108) não sofreu intervenção. Foram utilizados o Questionário de Conhecimentos Acerca do Álcool; Questionário de caracterização dos consumos; Escala de Expectativas Acerca do álcool e Escala de Aptidões Sociais. RESULTADOS: Constatou-se que os adolescentes submetidos ao programa apresentaram evolução positiva nas seguintes variáveis: frequência do consumo e ocorrência de episódios de embriaguez; e, ainda, melhorou os conhecimentos, as expectativas acerca do álcool e a percepção do consumo pelos pares (p < 05). CONCLUSÃO: O programa foi eficaz na estabilização do consumo, no aumento dos conhecimentos, na estabilização das expectativas positivas e na percepção do consumo pelos pares. Sugerem-se novos estudos e manutenção de follow-up para consolidar os resultados encontrados.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000300466
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000300466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-81452013000300009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.17 n.3 2013
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128121895452672