Percepções de profissionais de enfermagem acerca da integração do técnico de enfermagem na sistematização da assistência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvador,Pétala Tuani Candido de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rodrigues,Cláudia Cristiane Filgueira Martins, Bezerril,Manacés dos Santos, Ferreira,Larissa de Lima, Chiavone,Flávia Barreto Tavares, Virgílio,Lílian de Andrade, Santos,Viviane Euzébia Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000200207
Resumo: Resumo Objetivo: Descrever as percepções de docentes e de profissionais da assistência acerca da integração do técnico de enfermagem na Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Métodos: Trata-se de estudo descritivo, de abordagem qualitativa. Participaram sete docentes e 13 técnicos de enfermagem vinculados a um hospital universitário do Nordeste brasileiro. A coleta de dados ocorreu a partir da técnica do grupo focal e o conteúdo textual foi submetido à análise lexicográfica. Resultados: As percepções dos docentes resultaram na análise de quatro classes: potencialidades da integração do técnico na SAE; entraves e fragilidades; formação dos técnicos; e ensino em serviço como primordial. Quanto às opiniões dos técnicos, três classes foram analisadas: representações subjetivas; potencialidades da SAE; e possibilidades de contribuição do técnico de enfermagem. Conclusão: Docentes e profissionais da assistência descrevem as potencialidades da integração do técnico de enfermagem na SAE e a reconhecem como condicionante para efetivação deste método de trabalho.
id UFRJ-4_f7b51d76adde67e58dca1a4ed2979cdb
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452017000200207
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Percepções de profissionais de enfermagem acerca da integração do técnico de enfermagem na sistematização da assistênciaEnfermagemPlanejamento de Assistência ao PacienteProcessos de EnfermagemTécnicos de EnfermagemResumo Objetivo: Descrever as percepções de docentes e de profissionais da assistência acerca da integração do técnico de enfermagem na Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Métodos: Trata-se de estudo descritivo, de abordagem qualitativa. Participaram sete docentes e 13 técnicos de enfermagem vinculados a um hospital universitário do Nordeste brasileiro. A coleta de dados ocorreu a partir da técnica do grupo focal e o conteúdo textual foi submetido à análise lexicográfica. Resultados: As percepções dos docentes resultaram na análise de quatro classes: potencialidades da integração do técnico na SAE; entraves e fragilidades; formação dos técnicos; e ensino em serviço como primordial. Quanto às opiniões dos técnicos, três classes foram analisadas: representações subjetivas; potencialidades da SAE; e possibilidades de contribuição do técnico de enfermagem. Conclusão: Docentes e profissionais da assistência descrevem as potencialidades da integração do técnico de enfermagem na SAE e a reconhecem como condicionante para efetivação deste método de trabalho.Universidade Federal do Rio de Janeiro2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000200207Escola Anna Nery v.21 n.2 2017reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20170035info:eu-repo/semantics/openAccessSalvador,Pétala Tuani Candido de OliveiraRodrigues,Cláudia Cristiane Filgueira MartinsBezerril,Manacés dos SantosFerreira,Larissa de LimaChiavone,Flávia Barreto TavaresVirgílio,Lílian de AndradeSantos,Viviane Euzébia Pereirapor2017-04-25T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452017000200207Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2017-04-25T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de profissionais de enfermagem acerca da integração do técnico de enfermagem na sistematização da assistência
title Percepções de profissionais de enfermagem acerca da integração do técnico de enfermagem na sistematização da assistência
spellingShingle Percepções de profissionais de enfermagem acerca da integração do técnico de enfermagem na sistematização da assistência
Salvador,Pétala Tuani Candido de Oliveira
Enfermagem
Planejamento de Assistência ao Paciente
Processos de Enfermagem
Técnicos de Enfermagem
title_short Percepções de profissionais de enfermagem acerca da integração do técnico de enfermagem na sistematização da assistência
title_full Percepções de profissionais de enfermagem acerca da integração do técnico de enfermagem na sistematização da assistência
title_fullStr Percepções de profissionais de enfermagem acerca da integração do técnico de enfermagem na sistematização da assistência
title_full_unstemmed Percepções de profissionais de enfermagem acerca da integração do técnico de enfermagem na sistematização da assistência
title_sort Percepções de profissionais de enfermagem acerca da integração do técnico de enfermagem na sistematização da assistência
author Salvador,Pétala Tuani Candido de Oliveira
author_facet Salvador,Pétala Tuani Candido de Oliveira
Rodrigues,Cláudia Cristiane Filgueira Martins
Bezerril,Manacés dos Santos
Ferreira,Larissa de Lima
Chiavone,Flávia Barreto Tavares
Virgílio,Lílian de Andrade
Santos,Viviane Euzébia Pereira
author_role author
author2 Rodrigues,Cláudia Cristiane Filgueira Martins
Bezerril,Manacés dos Santos
Ferreira,Larissa de Lima
Chiavone,Flávia Barreto Tavares
Virgílio,Lílian de Andrade
Santos,Viviane Euzébia Pereira
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salvador,Pétala Tuani Candido de Oliveira
Rodrigues,Cláudia Cristiane Filgueira Martins
Bezerril,Manacés dos Santos
Ferreira,Larissa de Lima
Chiavone,Flávia Barreto Tavares
Virgílio,Lílian de Andrade
Santos,Viviane Euzébia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Planejamento de Assistência ao Paciente
Processos de Enfermagem
Técnicos de Enfermagem
topic Enfermagem
Planejamento de Assistência ao Paciente
Processos de Enfermagem
Técnicos de Enfermagem
description Resumo Objetivo: Descrever as percepções de docentes e de profissionais da assistência acerca da integração do técnico de enfermagem na Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Métodos: Trata-se de estudo descritivo, de abordagem qualitativa. Participaram sete docentes e 13 técnicos de enfermagem vinculados a um hospital universitário do Nordeste brasileiro. A coleta de dados ocorreu a partir da técnica do grupo focal e o conteúdo textual foi submetido à análise lexicográfica. Resultados: As percepções dos docentes resultaram na análise de quatro classes: potencialidades da integração do técnico na SAE; entraves e fragilidades; formação dos técnicos; e ensino em serviço como primordial. Quanto às opiniões dos técnicos, três classes foram analisadas: representações subjetivas; potencialidades da SAE; e possibilidades de contribuição do técnico de enfermagem. Conclusão: Docentes e profissionais da assistência descrevem as potencialidades da integração do técnico de enfermagem na SAE e a reconhecem como condicionante para efetivação deste método de trabalho.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000200207
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000200207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1414-8145.20170035
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.21 n.2 2017
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128123546959872