Ensino Médio - etapa conclusiva de uma educação em crise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENEZES,LUÍS CARLOS DE
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Avançados
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300111
Resumo: RESUMO Associa-se o desempenho do Ensino Médio, estagnado há mais de década, ao conjunto de insuficiências da Educação de Base. Cogita-se a necessidade de se rever recente lei que altera a LDB, assim como de se reelaborar em seu conjunto a Base Nacional Comum Curricular, para poder ser sintética e efetiva referência educacional. Sugere-se melhor distribuição dos recursos fiscais e apoio logístico aos municípios para que possam de fato responder pelo início da escolarização. Propõe-se uma carreira em que professores possam progredir sem deixar de lecionar, tornando-se tutores na formação prática de futuros colegas.
id UFRJ-8_a6b95fbb4299664af43f8e41cffd20cc
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-40142018000300111
network_acronym_str UFRJ-8
network_name_str Estudos Avançados
repository_id_str
spelling Ensino Médio - etapa conclusiva de uma educação em criseEnsino MédioEducação BásicaBase CurricularCarreira de professoresRESUMO Associa-se o desempenho do Ensino Médio, estagnado há mais de década, ao conjunto de insuficiências da Educação de Base. Cogita-se a necessidade de se rever recente lei que altera a LDB, assim como de se reelaborar em seu conjunto a Base Nacional Comum Curricular, para poder ser sintética e efetiva referência educacional. Sugere-se melhor distribuição dos recursos fiscais e apoio logístico aos municípios para que possam de fato responder pelo início da escolarização. Propõe-se uma carreira em que professores possam progredir sem deixar de lecionar, tornando-se tutores na formação prática de futuros colegas.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300111Estudos Avançados v.32 n.94 2018reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.1590/s0103-40142018.3294.0009info:eu-repo/semantics/openAccessMENEZES,LUÍS CARLOS DEpor2018-12-14T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142018000300111Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2018-12-14T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino Médio - etapa conclusiva de uma educação em crise
title Ensino Médio - etapa conclusiva de uma educação em crise
spellingShingle Ensino Médio - etapa conclusiva de uma educação em crise
MENEZES,LUÍS CARLOS DE
Ensino Médio
Educação Básica
Base Curricular
Carreira de professores
title_short Ensino Médio - etapa conclusiva de uma educação em crise
title_full Ensino Médio - etapa conclusiva de uma educação em crise
title_fullStr Ensino Médio - etapa conclusiva de uma educação em crise
title_full_unstemmed Ensino Médio - etapa conclusiva de uma educação em crise
title_sort Ensino Médio - etapa conclusiva de uma educação em crise
author MENEZES,LUÍS CARLOS DE
author_facet MENEZES,LUÍS CARLOS DE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MENEZES,LUÍS CARLOS DE
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio
Educação Básica
Base Curricular
Carreira de professores
topic Ensino Médio
Educação Básica
Base Curricular
Carreira de professores
description RESUMO Associa-se o desempenho do Ensino Médio, estagnado há mais de década, ao conjunto de insuficiências da Educação de Base. Cogita-se a necessidade de se rever recente lei que altera a LDB, assim como de se reelaborar em seu conjunto a Base Nacional Comum Curricular, para poder ser sintética e efetiva referência educacional. Sugere-se melhor distribuição dos recursos fiscais e apoio logístico aos municípios para que possam de fato responder pelo início da escolarização. Propõe-se uma carreira em que professores possam progredir sem deixar de lecionar, tornando-se tutores na formação prática de futuros colegas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300111
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s0103-40142018.3294.0009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Avançados v.32 n.94 2018
reponame:Estudos Avançados
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Estudos Avançados
collection Estudos Avançados
repository.name.fl_str_mv Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||estudosavancados@usp.br
_version_ 1750128208467984384