A história da álgebra e o pensamento algébrico: correlações com o ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Avançados |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300171 |
Resumo: | RESUMO O ensino de Álgebra tem se restringido a questões técnicas e operacionais, deixando de lado, muitas vezes, o desenvolvimento de conceitos e do pensamento algébrico. Acreditamos que esse enfoque está por trás das deficiências diagnosticadas em várias pesquisas e avaliações governamentais. Neste texto, apresentamos como os conceitos que foram relevantes para o desenvolvimento da álgebra ao longo dos séculos podem e devem participar do processo de ensino da álgebra. |
id |
UFRJ-8_af6065d81ac8ae8ad8dd3cab48cbdc9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-40142018000300171 |
network_acronym_str |
UFRJ-8 |
network_name_str |
Estudos Avançados |
repository_id_str |
|
spelling |
A história da álgebra e o pensamento algébrico: correlações com o ensinoEnsino de ÁlgebraPensamento algébricoHistória da álgebraPensamento abstratoRESUMO O ensino de Álgebra tem se restringido a questões técnicas e operacionais, deixando de lado, muitas vezes, o desenvolvimento de conceitos e do pensamento algébrico. Acreditamos que esse enfoque está por trás das deficiências diagnosticadas em várias pesquisas e avaliações governamentais. Neste texto, apresentamos como os conceitos que foram relevantes para o desenvolvimento da álgebra ao longo dos séculos podem e devem participar do processo de ensino da álgebra.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300171Estudos Avançados v.32 n.94 2018reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.1590/s0103-40142018.3294.0013info:eu-repo/semantics/openAccessCOELHO,FLÁVIO ULHOAAGUIAR,MARCIApor2018-12-14T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142018000300171Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2018-12-14T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A história da álgebra e o pensamento algébrico: correlações com o ensino |
title |
A história da álgebra e o pensamento algébrico: correlações com o ensino |
spellingShingle |
A história da álgebra e o pensamento algébrico: correlações com o ensino COELHO,FLÁVIO ULHOA Ensino de Álgebra Pensamento algébrico História da álgebra Pensamento abstrato |
title_short |
A história da álgebra e o pensamento algébrico: correlações com o ensino |
title_full |
A história da álgebra e o pensamento algébrico: correlações com o ensino |
title_fullStr |
A história da álgebra e o pensamento algébrico: correlações com o ensino |
title_full_unstemmed |
A história da álgebra e o pensamento algébrico: correlações com o ensino |
title_sort |
A história da álgebra e o pensamento algébrico: correlações com o ensino |
author |
COELHO,FLÁVIO ULHOA |
author_facet |
COELHO,FLÁVIO ULHOA AGUIAR,MARCIA |
author_role |
author |
author2 |
AGUIAR,MARCIA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COELHO,FLÁVIO ULHOA AGUIAR,MARCIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Álgebra Pensamento algébrico História da álgebra Pensamento abstrato |
topic |
Ensino de Álgebra Pensamento algébrico História da álgebra Pensamento abstrato |
description |
RESUMO O ensino de Álgebra tem se restringido a questões técnicas e operacionais, deixando de lado, muitas vezes, o desenvolvimento de conceitos e do pensamento algébrico. Acreditamos que esse enfoque está por trás das deficiências diagnosticadas em várias pesquisas e avaliações governamentais. Neste texto, apresentamos como os conceitos que foram relevantes para o desenvolvimento da álgebra ao longo dos séculos podem e devem participar do processo de ensino da álgebra. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300171 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s0103-40142018.3294.0013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Avançados v.32 n.94 2018 reponame:Estudos Avançados instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Estudos Avançados |
collection |
Estudos Avançados |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||estudosavancados@usp.br |
_version_ |
1750128208472178688 |