A rotatividade dos clientes de academias de ginástica e o valor percebido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/5483 |
Resumo: | Desde o seu surgimento nos anos 70, as academias de ginástica vêm ganhando um espaço importante no setor de serviços do país. Atualmente, o setor, segundo a Associação Brasileira de Academias, atende 1,7% da população, gerando cerca de R$ 1,5 bilhões de receita. Tendo em vista a relevância do setor na economia brasileira, o presente estudo buscará contribuir para o entendimento de um dos principais problemas que vêm prejudicando o crescimento e a manutenção das academias de ginástica do país: a elevada rotatividade dos seus alunos. O objetivo foi analisar a relação existente entre a elevada rotatividade dos clientes de academias de ginástica e o valor que eles atribuem aos serviços prestados pelas mesmas. Tratou-se de uma pesquisa descritiva, com uso de questionários auto-administrados, visando a avaliar a percepção de valor do cliente quanto ao serviço prestado pela última academia que ele frequentou, e, por algum motivo, desistiu. Foi utilizada uma escala de valor percebido já utilizada em estudos anteriores na área de comportamento do consumidor. Em seguida foi feita uma análise quantitativa com base nos resultados obtidos, donde se concluiu que grande parte dos frequentadores de academias de ginástica abandona seus serviços devido a fatores diversos dos relacionados à sua percepção de valor com relação a esses serviços. |
id |
UFRJ_329629e0fcb4d0b379da00a15779e646 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/5483 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Reis, Juliana Del SantoroSilva, Reinaldo da Costa Pereira da2018-10-29T16:08:15Z2023-11-30T03:03:16Z2009http://hdl.handle.net/11422/5483Submitted by Viviane Almeida (almdviviane@gmail.com) on 2018-01-15T11:55:50Z No. of bitstreams: 1 JDSReis.pdf: 374840 bytes, checksum: 7521a6481ce9bf90526ccf84a80b9b77 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Aparecida Teixeira (aparecidateixeira@ccje.ufrj.br) on 2018-10-29T16:08:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JDSReis.pdf: 374840 bytes, checksum: 7521a6481ce9bf90526ccf84a80b9b77 (MD5)Made available in DSpace on 2018-10-29T16:08:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JDSReis.pdf: 374840 bytes, checksum: 7521a6481ce9bf90526ccf84a80b9b77 (MD5) Previous issue date: 2009Desde o seu surgimento nos anos 70, as academias de ginástica vêm ganhando um espaço importante no setor de serviços do país. Atualmente, o setor, segundo a Associação Brasileira de Academias, atende 1,7% da população, gerando cerca de R$ 1,5 bilhões de receita. Tendo em vista a relevância do setor na economia brasileira, o presente estudo buscará contribuir para o entendimento de um dos principais problemas que vêm prejudicando o crescimento e a manutenção das academias de ginástica do país: a elevada rotatividade dos seus alunos. O objetivo foi analisar a relação existente entre a elevada rotatividade dos clientes de academias de ginástica e o valor que eles atribuem aos serviços prestados pelas mesmas. Tratou-se de uma pesquisa descritiva, com uso de questionários auto-administrados, visando a avaliar a percepção de valor do cliente quanto ao serviço prestado pela última academia que ele frequentou, e, por algum motivo, desistiu. Foi utilizada uma escala de valor percebido já utilizada em estudos anteriores na área de comportamento do consumidor. Em seguida foi feita uma análise quantitativa com base nos resultados obtidos, donde se concluiu que grande parte dos frequentadores de academias de ginástica abandona seus serviços devido a fatores diversos dos relacionados à sua percepção de valor com relação a esses serviços.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAcademias de ginásticaMercado de serviçosSatisfação do clienteComportamento do consumidorA rotatividade dos clientes de academias de ginástica e o valor percebidoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALJDSReis.pdfJDSReis.pdfapplication/pdf374840http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5483/1/JDSReis.pdf7521a6481ce9bf90526ccf84a80b9b77MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5483/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/54832023-11-30 00:03:16.273oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:16Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A rotatividade dos clientes de academias de ginástica e o valor percebido |
title |
A rotatividade dos clientes de academias de ginástica e o valor percebido |
spellingShingle |
A rotatividade dos clientes de academias de ginástica e o valor percebido Reis, Juliana Del Santoro CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Academias de ginástica Mercado de serviços Satisfação do cliente Comportamento do consumidor |
title_short |
A rotatividade dos clientes de academias de ginástica e o valor percebido |
title_full |
A rotatividade dos clientes de academias de ginástica e o valor percebido |
title_fullStr |
A rotatividade dos clientes de academias de ginástica e o valor percebido |
title_full_unstemmed |
A rotatividade dos clientes de academias de ginástica e o valor percebido |
title_sort |
A rotatividade dos clientes de academias de ginástica e o valor percebido |
author |
Reis, Juliana Del Santoro |
author_facet |
Reis, Juliana Del Santoro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Juliana Del Santoro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Reinaldo da Costa Pereira da |
contributor_str_mv |
Silva, Reinaldo da Costa Pereira da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Academias de ginástica Mercado de serviços Satisfação do cliente Comportamento do consumidor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Academias de ginástica Mercado de serviços Satisfação do cliente Comportamento do consumidor |
description |
Desde o seu surgimento nos anos 70, as academias de ginástica vêm ganhando um espaço importante no setor de serviços do país. Atualmente, o setor, segundo a Associação Brasileira de Academias, atende 1,7% da população, gerando cerca de R$ 1,5 bilhões de receita. Tendo em vista a relevância do setor na economia brasileira, o presente estudo buscará contribuir para o entendimento de um dos principais problemas que vêm prejudicando o crescimento e a manutenção das academias de ginástica do país: a elevada rotatividade dos seus alunos. O objetivo foi analisar a relação existente entre a elevada rotatividade dos clientes de academias de ginástica e o valor que eles atribuem aos serviços prestados pelas mesmas. Tratou-se de uma pesquisa descritiva, com uso de questionários auto-administrados, visando a avaliar a percepção de valor do cliente quanto ao serviço prestado pela última academia que ele frequentou, e, por algum motivo, desistiu. Foi utilizada uma escala de valor percebido já utilizada em estudos anteriores na área de comportamento do consumidor. Em seguida foi feita uma análise quantitativa com base nos resultados obtidos, donde se concluiu que grande parte dos frequentadores de academias de ginástica abandona seus serviços devido a fatores diversos dos relacionados à sua percepção de valor com relação a esses serviços. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-10-29T16:08:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:03:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/5483 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/5483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5483/1/JDSReis.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5483/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7521a6481ce9bf90526ccf84a80b9b77 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097100451020800 |