Fanfiction e marketing: produção de fanfictions como publicidade para a obra original

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Ana Paula de Almeida
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Grisolia, Vanessa Regis
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1445
Resumo: Estuda o conceito de fanfiction, sua repercussão entre os autores e como este modo de produção colaborativa não autorizada pode funcionar como formadora e mantenedora de públicos para as obras que são usadas como base para o seu desenvolvimento. É abordada, também, a questão dos direitos autorais, sua história e influência nas decisões dos autores em evitar ou buscar um processo contra os fãs-escritores. Conceitos como branding, seeding, targeting e remanejamento de targeting são explicados para desenvolver o tema e o desdobramento da fanfiction como forma de publicidade para as obras originais.
id UFRJ_41f3494fde7894321fb43e4946dc60ae
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1445
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Ramos, Ana Paula de AlmeidaGrisolia, Vanessa Regishttp://lattes.cnpq.br/4061559997085242Feijó, Mariohttp://lattes.cnpq.br/5152972526429719Luz, Cristina Rego Monteiro dahttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960Aragão Júnior, Octavio Carvalho2017-02-16T19:31:25Z2023-11-30T03:01:55Z2016-03-05RAMOS, Ana Paula de Almeida; GRISOLIA, Vanessa Regis. Fanfiction e marketing: produção de fanfictions como publicidade para a obra original, Rio de Janeiro. 2013. 167 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.http://hdl.handle.net/11422/1445Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-07-06T14:54:20Z No. of bitstreams: 1 ARamos.pdf: 814377 bytes, checksum: aaf5abbc5dfd4b173d6790ccff9d4291 (MD5)Made available in DSpace on 2017-02-16T19:31:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARamos.pdf: 814377 bytes, checksum: aaf5abbc5dfd4b173d6790ccff9d4291 (MD5) Previous issue date: 2016-03-05Estuda o conceito de fanfiction, sua repercussão entre os autores e como este modo de produção colaborativa não autorizada pode funcionar como formadora e mantenedora de públicos para as obras que são usadas como base para o seu desenvolvimento. É abordada, também, a questão dos direitos autorais, sua história e influência nas decisões dos autores em evitar ou buscar um processo contra os fãs-escritores. Conceitos como branding, seeding, targeting e remanejamento de targeting são explicados para desenvolver o tema e o desdobramento da fanfiction como forma de publicidade para as obras originais.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAPublicidadeDireito autoralFanfictionFanfiction e marketing: produção de fanfictions como publicidade para a obra originalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALARamos.pdfARamos.pdfapplication/pdf814377http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1445/1/ARamos.pdfaaf5abbc5dfd4b173d6790ccff9d4291MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1445/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTARamos.pdf.txtARamos.pdf.txtExtracted texttext/plain390483http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1445/3/ARamos.pdf.txtc8ece2a44ffa32f66cbac2ac422eee38MD5311422/14452023-11-30 00:01:55.459oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:55Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fanfiction e marketing: produção de fanfictions como publicidade para a obra original
title Fanfiction e marketing: produção de fanfictions como publicidade para a obra original
spellingShingle Fanfiction e marketing: produção de fanfictions como publicidade para a obra original
Ramos, Ana Paula de Almeida
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Publicidade
Direito autoral
Fanfiction
title_short Fanfiction e marketing: produção de fanfictions como publicidade para a obra original
title_full Fanfiction e marketing: produção de fanfictions como publicidade para a obra original
title_fullStr Fanfiction e marketing: produção de fanfictions como publicidade para a obra original
title_full_unstemmed Fanfiction e marketing: produção de fanfictions como publicidade para a obra original
title_sort Fanfiction e marketing: produção de fanfictions como publicidade para a obra original
author Ramos, Ana Paula de Almeida
author_facet Ramos, Ana Paula de Almeida
Grisolia, Vanessa Regis
author_role author
author2 Grisolia, Vanessa Regis
author2_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4061559997085242
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Ana Paula de Almeida
Grisolia, Vanessa Regis
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Feijó, Mario
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5152972526429719
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Luz, Cristina Rego Monteiro da
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9845102367219960
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aragão Júnior, Octavio Carvalho
contributor_str_mv Feijó, Mario
Luz, Cristina Rego Monteiro da
Aragão Júnior, Octavio Carvalho
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Publicidade
Direito autoral
Fanfiction
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Direito autoral
dc.subject.eng.fl_str_mv Fanfiction
description Estuda o conceito de fanfiction, sua repercussão entre os autores e como este modo de produção colaborativa não autorizada pode funcionar como formadora e mantenedora de públicos para as obras que são usadas como base para o seu desenvolvimento. É abordada, também, a questão dos direitos autorais, sua história e influência nas decisões dos autores em evitar ou buscar um processo contra os fãs-escritores. Conceitos como branding, seeding, targeting e remanejamento de targeting são explicados para desenvolver o tema e o desdobramento da fanfiction como forma de publicidade para as obras originais.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-16T19:31:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:01:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RAMOS, Ana Paula de Almeida; GRISOLIA, Vanessa Regis. Fanfiction e marketing: produção de fanfictions como publicidade para a obra original, Rio de Janeiro. 2013. 167 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/1445
identifier_str_mv RAMOS, Ana Paula de Almeida; GRISOLIA, Vanessa Regis. Fanfiction e marketing: produção de fanfictions como publicidade para a obra original, Rio de Janeiro. 2013. 167 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
url http://hdl.handle.net/11422/1445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1445/1/ARamos.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1445/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1445/3/ARamos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv aaf5abbc5dfd4b173d6790ccff9d4291
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
c8ece2a44ffa32f66cbac2ac422eee38
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097066296803328