Beleza tem cara e cor?: A representação da mulher negra no reposicionamento da marca Seda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kizzy Emanoelle Cesário da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/15057
Resumo: Esse trabalho objetiva compreender o processo de reposicionamento praticado pela marca de produtos capilares Seda, referente a estética de mulheres negras. Utilizamos a Análise Discursiva em abordagem qualitativa para investigar a conduta adotada pela marca ao representar mulheres negras. Analisamos três campanhas da marca para a TV, entre 2000 e 2021, que apresentam mudanças pertinentes nesse quesito, buscando entender motivações e processo de mudança postural da marca ao longo dessas décadas. Através dos referenciais teóricos relacionados a raça e gênero, abordamos a inserção da estética negra feminina na publicidade brasileira e as relações existentes entre racismo imaginário social e o papel influenciador publicitário na consolidação da padronização de beleza e de práticas de marginalização estética. Observamos mudanças significativas no posicionamento da marca por meio da construção do ethos publicitário com propósito estratégico mercadológico e institucional para imagem positiva.
id UFRJ_471df21eb1d36516c5ed6b58b902a2e6
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/15057
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Silva, Kizzy Emanoelle Cesário daBarbosa, Helen CamposSilva, Pâmela Guimarães daCarrera, Fernanda Ariane Silva2021-09-03T23:39:50Z2023-11-30T03:04:26Z2021-07-19SILVA, Kizzy Emanoelle Cesário da. Beleza tem cara e cor?: A representação da mulher negra no reposicionamento da marca Seda. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.http://hdl.handle.net/11422/15057Submitted by Biblioteca do CFCH CFCH (tccpantheonbibliotecacfch@gmail.com) on 2021-08-24T16:47:59Z No. of bitstreams: 1 KSilva.pdf: 1102526 bytes, checksum: 303b56c6b541add68371393fb3728c11 (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-03T23:39:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KSilva.pdf: 1102526 bytes, checksum: 303b56c6b541add68371393fb3728c11 (MD5) Previous issue date: 2021-07-19Esse trabalho objetiva compreender o processo de reposicionamento praticado pela marca de produtos capilares Seda, referente a estética de mulheres negras. Utilizamos a Análise Discursiva em abordagem qualitativa para investigar a conduta adotada pela marca ao representar mulheres negras. Analisamos três campanhas da marca para a TV, entre 2000 e 2021, que apresentam mudanças pertinentes nesse quesito, buscando entender motivações e processo de mudança postural da marca ao longo dessas décadas. Através dos referenciais teóricos relacionados a raça e gênero, abordamos a inserção da estética negra feminina na publicidade brasileira e as relações existentes entre racismo imaginário social e o papel influenciador publicitário na consolidação da padronização de beleza e de práticas de marginalização estética. Observamos mudanças significativas no posicionamento da marca por meio da construção do ethos publicitário com propósito estratégico mercadológico e institucional para imagem positiva.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAPublicidadeNegrasMulheresRacismoBeleza tem cara e cor?: A representação da mulher negra no reposicionamento da marca Sedainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/15057/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALKSilva.pdfKSilva.pdfapplication/pdf1102526http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/15057/1/KSilva.pdf303b56c6b541add68371393fb3728c11MD5111422/150572023-11-30 00:04:26.935oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04:26Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Beleza tem cara e cor?: A representação da mulher negra no reposicionamento da marca Seda
title Beleza tem cara e cor?: A representação da mulher negra no reposicionamento da marca Seda
spellingShingle Beleza tem cara e cor?: A representação da mulher negra no reposicionamento da marca Seda
Silva, Kizzy Emanoelle Cesário da
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Publicidade
Negras
Mulheres
Racismo
title_short Beleza tem cara e cor?: A representação da mulher negra no reposicionamento da marca Seda
title_full Beleza tem cara e cor?: A representação da mulher negra no reposicionamento da marca Seda
title_fullStr Beleza tem cara e cor?: A representação da mulher negra no reposicionamento da marca Seda
title_full_unstemmed Beleza tem cara e cor?: A representação da mulher negra no reposicionamento da marca Seda
title_sort Beleza tem cara e cor?: A representação da mulher negra no reposicionamento da marca Seda
author Silva, Kizzy Emanoelle Cesário da
author_facet Silva, Kizzy Emanoelle Cesário da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Kizzy Emanoelle Cesário da
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Barbosa, Helen Campos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Pâmela Guimarães da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carrera, Fernanda Ariane Silva
contributor_str_mv Barbosa, Helen Campos
Silva, Pâmela Guimarães da
Carrera, Fernanda Ariane Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Publicidade
Negras
Mulheres
Racismo
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Negras
Mulheres
Racismo
description Esse trabalho objetiva compreender o processo de reposicionamento praticado pela marca de produtos capilares Seda, referente a estética de mulheres negras. Utilizamos a Análise Discursiva em abordagem qualitativa para investigar a conduta adotada pela marca ao representar mulheres negras. Analisamos três campanhas da marca para a TV, entre 2000 e 2021, que apresentam mudanças pertinentes nesse quesito, buscando entender motivações e processo de mudança postural da marca ao longo dessas décadas. Através dos referenciais teóricos relacionados a raça e gênero, abordamos a inserção da estética negra feminina na publicidade brasileira e as relações existentes entre racismo imaginário social e o papel influenciador publicitário na consolidação da padronização de beleza e de práticas de marginalização estética. Observamos mudanças significativas no posicionamento da marca por meio da construção do ethos publicitário com propósito estratégico mercadológico e institucional para imagem positiva.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-03T23:39:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-19
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:04:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Kizzy Emanoelle Cesário da. Beleza tem cara e cor?: A representação da mulher negra no reposicionamento da marca Seda. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/15057
identifier_str_mv SILVA, Kizzy Emanoelle Cesário da. Beleza tem cara e cor?: A representação da mulher negra no reposicionamento da marca Seda. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
url http://hdl.handle.net/11422/15057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/15057/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/15057/1/KSilva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
303b56c6b541add68371393fb3728c11
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097213098491904