Planejamento de manutenção no casco e hélice de navios por meio da análise de dados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rafael Fischer Dutra e Mello dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/9675
Resumo: O cenário global de navegação encontra-se cada vez mais pressionado em busca de alternativas sustentáveis relacionadas à emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa, a qual está diretamente ligada ao consumo de combustível. Um dos principais problemas de desempenho das embarcações é fruto da deterioração das condições do casco e hélice. Com base nisso, faz-se necessário prever o melhor intervalo de manutenção, sem aumentar os gastos com recursos. Foi utilizado o método de mineração de dados de navegação, desde a adaptação da base de dados até as análises de regressão e classificação. O resultado é um modelo de planejamento de manutenção do casco e hélice que identifica o melhor intervalo para execução das intervenções, a fim de evitar aumento expressivo do consumo do navio. O estudo demonstra que é possível aperfeiçoar a eficiência de uma frota, por intermédio deste modelo desenvolvido a partir dos dados de navegação já disponíveis no dia a dia das embarcações.
id UFRJ_633e498454b1154f30f107b8eab5a737
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/9675
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Santos, Rafael Fischer Dutra e Mello doshttp://lattes.cnpq.br/0107841514259315Pires Junior, Floriano Carlos MartinsD'Agosto, Marcio de AlmeidaCaprace, Jean-David Job Emmanuel Marie2019-09-19T14:07:32Z2023-11-30T03:03:37Z2017-10http://hdl.handle.net/11422/9675O cenário global de navegação encontra-se cada vez mais pressionado em busca de alternativas sustentáveis relacionadas à emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa, a qual está diretamente ligada ao consumo de combustível. Um dos principais problemas de desempenho das embarcações é fruto da deterioração das condições do casco e hélice. Com base nisso, faz-se necessário prever o melhor intervalo de manutenção, sem aumentar os gastos com recursos. Foi utilizado o método de mineração de dados de navegação, desde a adaptação da base de dados até as análises de regressão e classificação. O resultado é um modelo de planejamento de manutenção do casco e hélice que identifica o melhor intervalo para execução das intervenções, a fim de evitar aumento expressivo do consumo do navio. O estudo demonstra que é possível aperfeiçoar a eficiência de uma frota, por intermédio deste modelo desenvolvido a partir dos dados de navegação já disponíveis no dia a dia das embarcações.The global shipping industry is under constant pressure to develop sustainable alternatives related to the emission of greenhouse gases, which is directly related to the fuel consumption. One of the main problems of vessel’s performance is consequence of deterioration of the hull and propeller. Based on this, it is necessary to predict the best maintenance interval without increasing resource spending. The sailing data was analyzed through data mining method, from the pre-processing of the database to the regression and classification analyzes. The result is a model of hull and propeller maintenance planning that identifies the best interval for execution of interventions in order to avoid a significant increase in ship consumption. The study demonstrates that it is possible to improve the efficiency of a fleet by means of this model developed from the sailing data already available in the daily routine of the vessels.Submitted by Aglair Aguiar (aglair@ct.ufrj.br) on 2019-09-19T14:07:32Z No. of bitstreams: 1 883816.pdf: 2797834 bytes, checksum: 0c2d95f39e6a9b6b6f3b70c0250b02f9 (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-19T14:07:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 883816.pdf: 2797834 bytes, checksum: 0c2d95f39e6a9b6b6f3b70c0250b02f9 (MD5) Previous issue date: 2017-10porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Engenharia OceânicaUFRJBrasilInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de EngenhariaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICAEngenharia oceânicaPlanejamento de manutençãoMineração de dadosPlanejamento de manutenção no casco e hélice de navios por meio da análise de dadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINAL883816.pdf883816.pdfapplication/pdf2797834http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/9675/1/883816.pdf0c2d95f39e6a9b6b6f3b70c0250b02f9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/9675/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/96752023-11-30 00:03:37.315oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:37Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Planejamento de manutenção no casco e hélice de navios por meio da análise de dados
title Planejamento de manutenção no casco e hélice de navios por meio da análise de dados
spellingShingle Planejamento de manutenção no casco e hélice de navios por meio da análise de dados
Santos, Rafael Fischer Dutra e Mello dos
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA
Engenharia oceânica
Planejamento de manutenção
Mineração de dados
title_short Planejamento de manutenção no casco e hélice de navios por meio da análise de dados
title_full Planejamento de manutenção no casco e hélice de navios por meio da análise de dados
title_fullStr Planejamento de manutenção no casco e hélice de navios por meio da análise de dados
title_full_unstemmed Planejamento de manutenção no casco e hélice de navios por meio da análise de dados
title_sort Planejamento de manutenção no casco e hélice de navios por meio da análise de dados
author Santos, Rafael Fischer Dutra e Mello dos
author_facet Santos, Rafael Fischer Dutra e Mello dos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0107841514259315
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rafael Fischer Dutra e Mello dos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pires Junior, Floriano Carlos Martins
dc.contributor.referee2.fl_str_mv D'Agosto, Marcio de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Caprace, Jean-David Job Emmanuel Marie
contributor_str_mv Pires Junior, Floriano Carlos Martins
D'Agosto, Marcio de Almeida
Caprace, Jean-David Job Emmanuel Marie
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA
Engenharia oceânica
Planejamento de manutenção
Mineração de dados
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia oceânica
Planejamento de manutenção
Mineração de dados
description O cenário global de navegação encontra-se cada vez mais pressionado em busca de alternativas sustentáveis relacionadas à emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa, a qual está diretamente ligada ao consumo de combustível. Um dos principais problemas de desempenho das embarcações é fruto da deterioração das condições do casco e hélice. Com base nisso, faz-se necessário prever o melhor intervalo de manutenção, sem aumentar os gastos com recursos. Foi utilizado o método de mineração de dados de navegação, desde a adaptação da base de dados até as análises de regressão e classificação. O resultado é um modelo de planejamento de manutenção do casco e hélice que identifica o melhor intervalo para execução das intervenções, a fim de evitar aumento expressivo do consumo do navio. O estudo demonstra que é possível aperfeiçoar a eficiência de uma frota, por intermédio deste modelo desenvolvido a partir dos dados de navegação já disponíveis no dia a dia das embarcações.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-19T14:07:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:03:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/9675
url http://hdl.handle.net/11422/9675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/9675/1/883816.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/9675/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0c2d95f39e6a9b6b6f3b70c0250b02f9
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097157691736064