Análise de técnicas de defesa contra spam

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taveira, Danilo Michalczuk
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/7726
Resumo: O envio de mensagens eletrônicas não solicitadas (spam) é uma atividade muito lucrativa para os spammers e cresce a cada dia. O grande número de spams gera um enorme prejuízo tanto para os usuários quanto para os provedores de serviço e operadores de redes. Uma forma de combater os spams são os mecanismos anti-spam que implementam um conjunto de regras e procedimentos com o objetivo de identificar e filtrar os spams. No entanto, identificar os spams e criar técnicas para combatê-los não é uma tarefa trivial, uma vez que as técnicas utilizadas pelos spammers para enviarem as mensagens evoluem de forma a se adaptar e contornar os mecanismos anti-spam. Nesse trabalho, as técnicas utilizadas para criar e enviar spams, assim como a evolução dos procedimentos usados pelos spammers para contornar os mecanismos anti-spam são descritos. Os principais mecanismos anti-spam existentes e propostos na literatura são apresentados e avaliados. A avaliação do desempenho dos mecanismos é feita medindo-se os falsos positivos e os falsos negativos. Para se efetuar uma análise das principais características dos mecanismos anti-spam mais utilizados foi desenvolvido um sistema denominado ADES (Análise DE Spam). A arquitetura do sistema ADES é modular e flexível, permitindo a análise de diferentes características das mensagens e do processo de envio de spams. Os resultados obtidos da análise mostram a baixa eficiência dos mecanismos atuais de combate aos spams e a necessidade de novos mecanismos, que não sejam baseados em análise por conteúdo, para combater as novas formas de spams.
id UFRJ_64d0f86cf6123e88d020eaad4df17b5c
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/7726
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Análise de técnicas de defesa contra spamMensagens não solicitadasSpamRedes de computadoresMecanismos anti-spamCNPQ::ENGENHARIASO envio de mensagens eletrônicas não solicitadas (spam) é uma atividade muito lucrativa para os spammers e cresce a cada dia. O grande número de spams gera um enorme prejuízo tanto para os usuários quanto para os provedores de serviço e operadores de redes. Uma forma de combater os spams são os mecanismos anti-spam que implementam um conjunto de regras e procedimentos com o objetivo de identificar e filtrar os spams. No entanto, identificar os spams e criar técnicas para combatê-los não é uma tarefa trivial, uma vez que as técnicas utilizadas pelos spammers para enviarem as mensagens evoluem de forma a se adaptar e contornar os mecanismos anti-spam. Nesse trabalho, as técnicas utilizadas para criar e enviar spams, assim como a evolução dos procedimentos usados pelos spammers para contornar os mecanismos anti-spam são descritos. Os principais mecanismos anti-spam existentes e propostos na literatura são apresentados e avaliados. A avaliação do desempenho dos mecanismos é feita medindo-se os falsos positivos e os falsos negativos. Para se efetuar uma análise das principais características dos mecanismos anti-spam mais utilizados foi desenvolvido um sistema denominado ADES (Análise DE Spam). A arquitetura do sistema ADES é modular e flexível, permitindo a análise de diferentes características das mensagens e do processo de envio de spams. Os resultados obtidos da análise mostram a baixa eficiência dos mecanismos atuais de combate aos spams e a necessidade de novos mecanismos, que não sejam baseados em análise por conteúdo, para combater as novas formas de spams.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola PolitécnicaUFRJDuarte, Otto Carlos Muniz BandeiraCosta, Luís Henrique Maciel KosmalskiRubinstein, Marcelo GonçalvesLanza, Marcelo Luiz DrumondTaveira, Danilo Michalczuk2019-05-03T14:09:56Z2023-12-21T03:00:31Z2006-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/7726porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:31Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/7726Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:31Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de técnicas de defesa contra spam
title Análise de técnicas de defesa contra spam
spellingShingle Análise de técnicas de defesa contra spam
Taveira, Danilo Michalczuk
Mensagens não solicitadas
Spam
Redes de computadores
Mecanismos anti-spam
CNPQ::ENGENHARIAS
title_short Análise de técnicas de defesa contra spam
title_full Análise de técnicas de defesa contra spam
title_fullStr Análise de técnicas de defesa contra spam
title_full_unstemmed Análise de técnicas de defesa contra spam
title_sort Análise de técnicas de defesa contra spam
author Taveira, Danilo Michalczuk
author_facet Taveira, Danilo Michalczuk
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Otto Carlos Muniz Bandeira
Costa, Luís Henrique Maciel Kosmalski
Rubinstein, Marcelo Gonçalves
Lanza, Marcelo Luiz Drumond
dc.contributor.author.fl_str_mv Taveira, Danilo Michalczuk
dc.subject.por.fl_str_mv Mensagens não solicitadas
Spam
Redes de computadores
Mecanismos anti-spam
CNPQ::ENGENHARIAS
topic Mensagens não solicitadas
Spam
Redes de computadores
Mecanismos anti-spam
CNPQ::ENGENHARIAS
description O envio de mensagens eletrônicas não solicitadas (spam) é uma atividade muito lucrativa para os spammers e cresce a cada dia. O grande número de spams gera um enorme prejuízo tanto para os usuários quanto para os provedores de serviço e operadores de redes. Uma forma de combater os spams são os mecanismos anti-spam que implementam um conjunto de regras e procedimentos com o objetivo de identificar e filtrar os spams. No entanto, identificar os spams e criar técnicas para combatê-los não é uma tarefa trivial, uma vez que as técnicas utilizadas pelos spammers para enviarem as mensagens evoluem de forma a se adaptar e contornar os mecanismos anti-spam. Nesse trabalho, as técnicas utilizadas para criar e enviar spams, assim como a evolução dos procedimentos usados pelos spammers para contornar os mecanismos anti-spam são descritos. Os principais mecanismos anti-spam existentes e propostos na literatura são apresentados e avaliados. A avaliação do desempenho dos mecanismos é feita medindo-se os falsos positivos e os falsos negativos. Para se efetuar uma análise das principais características dos mecanismos anti-spam mais utilizados foi desenvolvido um sistema denominado ADES (Análise DE Spam). A arquitetura do sistema ADES é modular e flexível, permitindo a análise de diferentes características das mensagens e do processo de envio de spams. Os resultados obtidos da análise mostram a baixa eficiência dos mecanismos atuais de combate aos spams e a necessidade de novos mecanismos, que não sejam baseados em análise por conteúdo, para combater as novas formas de spams.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12
2019-05-03T14:09:56Z
2023-12-21T03:00:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/7726
url http://hdl.handle.net/11422/7726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455987074596864