Estevão Silva e a pintura de naturezas mortas no Brasil do século XIX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/5161 |
Resumo: | Não obstante o recente interesse historiográfico pela arte brasileira do século XIX, a pintura de naturezas mortas permanece um campo quase inexplorado. Este trabalho busca minimizar a carência de estudos sobre o terna ao abordar a obra de um dos mais destacados representantes do gênero entre nós, o pintor Estevão Roberto da Silva (1845-1891). Objetivando dimensionar sua contribuição à arte nacional, elaboramos um quadro de referência com base na produção dos artistas que precederam na especialidade. Através da análise de 9 de suas obras, pudemos constatar que Estevão renovou duplamente as convenções de sua época: do ponto de vista da composição e da fatura. |
id |
UFRJ_6550baea5ac50a368536a9a8aa69db49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/5161 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Pessôa, Alexandre Neivahttp://lattes.cnpq.br/9654678858468105http://lattes.cnpq.br/8649264512323821Ribeiro, Marcus Tadeu Danielhttp://lattes.cnpq.br/6359526323861661Cavalcanti, Ana Maria Tavareshttp://lattes.cnpq.br/3589319848375106Oliveira, Myriam Andrade Ribeiro de2018-09-26T21:03:22Z2023-11-30T03:02:33Z2002-08http://hdl.handle.net/11422/5161Não obstante o recente interesse historiográfico pela arte brasileira do século XIX, a pintura de naturezas mortas permanece um campo quase inexplorado. Este trabalho busca minimizar a carência de estudos sobre o terna ao abordar a obra de um dos mais destacados representantes do gênero entre nós, o pintor Estevão Roberto da Silva (1845-1891). Objetivando dimensionar sua contribuição à arte nacional, elaboramos um quadro de referência com base na produção dos artistas que precederam na especialidade. Através da análise de 9 de suas obras, pudemos constatar que Estevão renovou duplamente as convenções de sua época: do ponto de vista da composição e da fatura.Despite the recent historiographic interest in nineteenth-century Brazilian art, still-life painting remains almost an unexplored field. This research intends to displace the lack of studies on the theme by approaching the work of one of the most distinguished still-life painters among us, Estevão Roberto da Silva (1845-1891). Willing to measure his legacy to the National art, we have made up a reference table gathering the production of those preceded him in the specialty. Based on nine Estevão’s paintings analysis, we could find out that he renewed the conventions into ways: from the viewpoint of composition and brushwork.Submitted by Alberto Vieira (martins_vieira@ibest.com.br) on 2018-09-26T21:03:22Z No. of bitstreams: 1 612585.pdf: 16982890 bytes, checksum: be382608657f242cf8d6712a7d5736ba (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-26T21:03:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 612585.pdf: 16982890 bytes, checksum: be382608657f242cf8d6712a7d5736ba (MD5) Previous issue date: 2002-08porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESNatureza morta (Pintura)Pintura brasileiraSéc. XIXEstevão Silva e a pintura de naturezas mortas no Brasil do século XIXinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINAL612585.pdf612585.pdfapplication/pdf16982890http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5161/1/612585.pdfbe382608657f242cf8d6712a7d5736baMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5161/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/51612023-11-30 00:02:33.14oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:33Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estevão Silva e a pintura de naturezas mortas no Brasil do século XIX |
title |
Estevão Silva e a pintura de naturezas mortas no Brasil do século XIX |
spellingShingle |
Estevão Silva e a pintura de naturezas mortas no Brasil do século XIX Pessôa, Alexandre Neiva CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Natureza morta (Pintura) Pintura brasileira Séc. XIX |
title_short |
Estevão Silva e a pintura de naturezas mortas no Brasil do século XIX |
title_full |
Estevão Silva e a pintura de naturezas mortas no Brasil do século XIX |
title_fullStr |
Estevão Silva e a pintura de naturezas mortas no Brasil do século XIX |
title_full_unstemmed |
Estevão Silva e a pintura de naturezas mortas no Brasil do século XIX |
title_sort |
Estevão Silva e a pintura de naturezas mortas no Brasil do século XIX |
author |
Pessôa, Alexandre Neiva |
author_facet |
Pessôa, Alexandre Neiva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9654678858468105 |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8649264512323821 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessôa, Alexandre Neiva |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ribeiro, Marcus Tadeu Daniel |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6359526323861661 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Cavalcanti, Ana Maria Tavares |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3589319848375106 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Myriam Andrade Ribeiro de |
contributor_str_mv |
Ribeiro, Marcus Tadeu Daniel Cavalcanti, Ana Maria Tavares Oliveira, Myriam Andrade Ribeiro de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Natureza morta (Pintura) Pintura brasileira Séc. XIX |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Natureza morta (Pintura) Pintura brasileira Séc. XIX |
description |
Não obstante o recente interesse historiográfico pela arte brasileira do século XIX, a pintura de naturezas mortas permanece um campo quase inexplorado. Este trabalho busca minimizar a carência de estudos sobre o terna ao abordar a obra de um dos mais destacados representantes do gênero entre nós, o pintor Estevão Roberto da Silva (1845-1891). Objetivando dimensionar sua contribuição à arte nacional, elaboramos um quadro de referência com base na produção dos artistas que precederam na especialidade. Através da análise de 9 de suas obras, pudemos constatar que Estevão renovou duplamente as convenções de sua época: do ponto de vista da composição e da fatura. |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-26T21:03:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:02:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/5161 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/5161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Belas Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5161/1/612585.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5161/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
be382608657f242cf8d6712a7d5736ba dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097116069560320 |