De São Francisco a Woodstock: revisitando as narrativas da relação entre os hippies e a música na contracultura dos anos 1960

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvador, Breno Laranjeira Santoro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/4319
Resumo: Imprescindíveis na cultura do século XX, a contracultura, a música e a subcultura hippie exercem papeis de grande importância na década de 1960 por conta da exploração midiática em torno das mesmas e sua adoção por uma juventude que resistiu às formas tecnocráticas que dominavam o contexto sociocultural da época. Este trabalho busca estudar a relação, dentro do contexto contracultural – com recorte nos Estados Unidos –, da efervescência contracultural, a formação, o apogeu e o declínio da identidade dos hippies através da música. Por meio de entrevistas e uma pesquisa por fontes jornalísticas, historiográficas e filosóficas, busca-se estabelecer o rock e outros gêneros dentro deste específico diálogo entre música, cultura e sociedade em um contexto de tecnocracia capitalista.
id UFRJ_759cd02d7db817da3d87196a8a41ff38
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/4319
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Salvador, Breno Laranjeira Santorohttp://lattes.cnpq.br/8285658527971096Barbosa, Fernando Antonio Mansurhttp://lattes.cnpq.br/8492681165430555Barbosa, Marialva Carloshttp://lattes.cnpq.br/9819532476888552Herschmann, Micael Maiolino2018-07-12T19:22:42Z2023-11-30T03:02:08Z2014-05-22SALVADOR, Breno Laranjeira Santoro. De São Francisco a Woodstock: revisitando as narrativas da relação entre os hippies e a música na contracultura dos anos 1960. 2014. 134 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://hdl.handle.net/11422/4319Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2017-01-26T17:46:02Z No. of bitstreams: 1 BSalvador.pdf: 1084429 bytes, checksum: 373c5c6d8b846cf48cd017ee61904174 (MD5)Made available in DSpace on 2018-07-12T19:22:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BSalvador.pdf: 1084429 bytes, checksum: 373c5c6d8b846cf48cd017ee61904174 (MD5) Previous issue date: 2014-05-22Imprescindíveis na cultura do século XX, a contracultura, a música e a subcultura hippie exercem papeis de grande importância na década de 1960 por conta da exploração midiática em torno das mesmas e sua adoção por uma juventude que resistiu às formas tecnocráticas que dominavam o contexto sociocultural da época. Este trabalho busca estudar a relação, dentro do contexto contracultural – com recorte nos Estados Unidos –, da efervescência contracultural, a formação, o apogeu e o declínio da identidade dos hippies através da música. Por meio de entrevistas e uma pesquisa por fontes jornalísticas, historiográficas e filosóficas, busca-se estabelecer o rock e outros gêneros dentro deste específico diálogo entre música, cultura e sociedade em um contexto de tecnocracia capitalista.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOContraculturaNarrativaHippiesMúsicaDe São Francisco a Woodstock: revisitando as narrativas da relação entre os hippies e a música na contracultura dos anos 1960info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALBSalvador.pdfBSalvador.pdfapplication/pdf1084429http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4319/1/BSalvador.pdf373c5c6d8b846cf48cd017ee61904174MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4319/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/43192023-11-30 00:02:08.634oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:08Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv De São Francisco a Woodstock: revisitando as narrativas da relação entre os hippies e a música na contracultura dos anos 1960
title De São Francisco a Woodstock: revisitando as narrativas da relação entre os hippies e a música na contracultura dos anos 1960
spellingShingle De São Francisco a Woodstock: revisitando as narrativas da relação entre os hippies e a música na contracultura dos anos 1960
Salvador, Breno Laranjeira Santoro
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Contracultura
Narrativa
Hippies
Música
title_short De São Francisco a Woodstock: revisitando as narrativas da relação entre os hippies e a música na contracultura dos anos 1960
title_full De São Francisco a Woodstock: revisitando as narrativas da relação entre os hippies e a música na contracultura dos anos 1960
title_fullStr De São Francisco a Woodstock: revisitando as narrativas da relação entre os hippies e a música na contracultura dos anos 1960
title_full_unstemmed De São Francisco a Woodstock: revisitando as narrativas da relação entre os hippies e a música na contracultura dos anos 1960
title_sort De São Francisco a Woodstock: revisitando as narrativas da relação entre os hippies e a música na contracultura dos anos 1960
author Salvador, Breno Laranjeira Santoro
author_facet Salvador, Breno Laranjeira Santoro
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8285658527971096
dc.contributor.author.fl_str_mv Salvador, Breno Laranjeira Santoro
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Barbosa, Fernando Antonio Mansur
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8492681165430555
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Barbosa, Marialva Carlos
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9819532476888552
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Herschmann, Micael Maiolino
contributor_str_mv Barbosa, Fernando Antonio Mansur
Barbosa, Marialva Carlos
Herschmann, Micael Maiolino
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Contracultura
Narrativa
Hippies
Música
dc.subject.por.fl_str_mv Contracultura
Narrativa
Hippies
Música
description Imprescindíveis na cultura do século XX, a contracultura, a música e a subcultura hippie exercem papeis de grande importância na década de 1960 por conta da exploração midiática em torno das mesmas e sua adoção por uma juventude que resistiu às formas tecnocráticas que dominavam o contexto sociocultural da época. Este trabalho busca estudar a relação, dentro do contexto contracultural – com recorte nos Estados Unidos –, da efervescência contracultural, a formação, o apogeu e o declínio da identidade dos hippies através da música. Por meio de entrevistas e uma pesquisa por fontes jornalísticas, historiográficas e filosóficas, busca-se estabelecer o rock e outros gêneros dentro deste específico diálogo entre música, cultura e sociedade em um contexto de tecnocracia capitalista.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-12T19:22:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:02:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SALVADOR, Breno Laranjeira Santoro. De São Francisco a Woodstock: revisitando as narrativas da relação entre os hippies e a música na contracultura dos anos 1960. 2014. 134 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/4319
identifier_str_mv SALVADOR, Breno Laranjeira Santoro. De São Francisco a Woodstock: revisitando as narrativas da relação entre os hippies e a música na contracultura dos anos 1960. 2014. 134 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
url http://hdl.handle.net/11422/4319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4319/1/BSalvador.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4319/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 373c5c6d8b846cf48cd017ee61904174
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097081557778432