Videopoesia na era do like: mídias sociais como janelas de exibição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Marcelo Giovani
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/15061
Resumo: Considerando-se a exígua informação teórica disponível sobre a presença de videopoemas na Internet, o estudo visa investigar este recente fenômeno: de que forma e com quais conteúdos vem ocorrendo a presença da Videopoesia brasileira nas Mídias Sociais. Para tanto, é apresentada uma revisão da literatura a fim de levantar eventuais atritos conceituais ou confluências teóricas. Na pesquisa exploratória são identificados os principais procedimentos e características da publicação de tais obras no ambiente digital das redes. Na etapa empírica, é realizado breve exercício de análise de conteúdo da amostragem coletada comparando videopoemas em que predomina o texto gráfico com o texto sonoro. É apresentada uma nuvem de palavras com os principais títulos elencados na mineração de dados, além de entrevistas com videoartistas. Verifica-se então a pertinência das reflexões teóricas e formulações conceituais junto às obras coletadas e informações complementares que orbitam nos videopoemas publicados. São ainda problematizadas questões relativas ao ato de publicar as obras nesses meios virtuais e a relação com a audiência. Constata-se que as Mídias Sociais configuram-se numa nova janela de exibição para a Videopoesia brasileira contemporânea e este fenômeno é um caminho sem volta.
id UFRJ_93707289dbde1b41a76a2d191733c4bd
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/15061
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Barros, Marcelo GiovaniToledo, Katia Valeria MacielMaciel, Kátia AugustaGerheim, Fernando Souza2021-09-04T01:29:23Z2023-11-30T03:04:27Z2020-12-22BARROS, Marcelo Giovani. Videopoesia na era do like: mídias sociais como janelas de exibição. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.http://hdl.handle.net/11422/15061Submitted by Biblioteca do CFCH CFCH (tccpantheonbibliotecacfch@gmail.com) on 2021-08-25T13:31:53Z No. of bitstreams: 1 MBarros.pdf: 1190519 bytes, checksum: 3f9617155db31cbb797851e81d653e8c (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-04T01:29:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MBarros.pdf: 1190519 bytes, checksum: 3f9617155db31cbb797851e81d653e8c (MD5) Previous issue date: 2020-12-22Considerando-se a exígua informação teórica disponível sobre a presença de videopoemas na Internet, o estudo visa investigar este recente fenômeno: de que forma e com quais conteúdos vem ocorrendo a presença da Videopoesia brasileira nas Mídias Sociais. Para tanto, é apresentada uma revisão da literatura a fim de levantar eventuais atritos conceituais ou confluências teóricas. Na pesquisa exploratória são identificados os principais procedimentos e características da publicação de tais obras no ambiente digital das redes. Na etapa empírica, é realizado breve exercício de análise de conteúdo da amostragem coletada comparando videopoemas em que predomina o texto gráfico com o texto sonoro. É apresentada uma nuvem de palavras com os principais títulos elencados na mineração de dados, além de entrevistas com videoartistas. Verifica-se então a pertinência das reflexões teóricas e formulações conceituais junto às obras coletadas e informações complementares que orbitam nos videopoemas publicados. São ainda problematizadas questões relativas ao ato de publicar as obras nesses meios virtuais e a relação com a audiência. Constata-se que as Mídias Sociais configuram-se numa nova janela de exibição para a Videopoesia brasileira contemporânea e este fenômeno é um caminho sem volta.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAORedes sociaisPoesiaComunicaçãoVideopoesia na era do like: mídias sociais como janelas de exibiçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/15061/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALMBarros.pdfMBarros.pdfapplication/pdf1190519http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/15061/1/MBarros.pdf3f9617155db31cbb797851e81d653e8cMD5111422/150612023-11-30 00:04:27.01oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04:27Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Videopoesia na era do like: mídias sociais como janelas de exibição
title Videopoesia na era do like: mídias sociais como janelas de exibição
spellingShingle Videopoesia na era do like: mídias sociais como janelas de exibição
Barros, Marcelo Giovani
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Redes sociais
Poesia
Comunicação
title_short Videopoesia na era do like: mídias sociais como janelas de exibição
title_full Videopoesia na era do like: mídias sociais como janelas de exibição
title_fullStr Videopoesia na era do like: mídias sociais como janelas de exibição
title_full_unstemmed Videopoesia na era do like: mídias sociais como janelas de exibição
title_sort Videopoesia na era do like: mídias sociais como janelas de exibição
author Barros, Marcelo Giovani
author_facet Barros, Marcelo Giovani
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Marcelo Giovani
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Toledo, Katia Valeria Maciel
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maciel, Kátia Augusta
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gerheim, Fernando Souza
contributor_str_mv Toledo, Katia Valeria Maciel
Maciel, Kátia Augusta
Gerheim, Fernando Souza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Redes sociais
Poesia
Comunicação
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais
Poesia
Comunicação
description Considerando-se a exígua informação teórica disponível sobre a presença de videopoemas na Internet, o estudo visa investigar este recente fenômeno: de que forma e com quais conteúdos vem ocorrendo a presença da Videopoesia brasileira nas Mídias Sociais. Para tanto, é apresentada uma revisão da literatura a fim de levantar eventuais atritos conceituais ou confluências teóricas. Na pesquisa exploratória são identificados os principais procedimentos e características da publicação de tais obras no ambiente digital das redes. Na etapa empírica, é realizado breve exercício de análise de conteúdo da amostragem coletada comparando videopoemas em que predomina o texto gráfico com o texto sonoro. É apresentada uma nuvem de palavras com os principais títulos elencados na mineração de dados, além de entrevistas com videoartistas. Verifica-se então a pertinência das reflexões teóricas e formulações conceituais junto às obras coletadas e informações complementares que orbitam nos videopoemas publicados. São ainda problematizadas questões relativas ao ato de publicar as obras nesses meios virtuais e a relação com a audiência. Constata-se que as Mídias Sociais configuram-se numa nova janela de exibição para a Videopoesia brasileira contemporânea e este fenômeno é um caminho sem volta.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-04T01:29:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:04:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARROS, Marcelo Giovani. Videopoesia na era do like: mídias sociais como janelas de exibição. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/15061
identifier_str_mv BARROS, Marcelo Giovani. Videopoesia na era do like: mídias sociais como janelas de exibição. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
url http://hdl.handle.net/11422/15061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/15061/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/15061/1/MBarros.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
3f9617155db31cbb797851e81d653e8c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097213163503616