Gone Home: o videogame e as especificidades do meio digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/580 |
Resumo: | Este trabalho visa analisar o jogo Gone Home a partir do pressuposto de que a linguagem dos jogos de videogame não é apenas um desdobrar de mídias analógicas, mas um desenvolvimento destas e um espaço de criação de novos paradigmas possibilitados pelo meio digital. Para tanto, utiliza-se do conceito de literatura ergódica de Espen J. Aarseth e da análise dos novos desafios da narrativa no meio digital de Janet Murray. Também faz uso dos conceitos de obra aberta de Umberto Eco e de círculo mágico de Johan Huzinga, atualizando-o a partir da análise de Jesper Juul. Por fim, a conclusão aponta para a compreensão de que a mídia digital utiliza conceitos já desenvolvidos em mídias anteriores, mas, principalmente, é um novo meio, com uma linguagem própria e que demanda critérios específicos para a análise de suas especificidades. |
id |
UFRJ_c170eabdea4b5e31592a448b18cfdbd2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/580 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Pedro Gabriel Gonçalves dehttp://lattes.cnpq.br/8352428563251145Aragão Júnior, Octavio Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/4061559997085242Strozenberg, Ilanahttp://lattes.cnpq.br/0352176322106482Costa, Cristiane Henriques2016-06-24T18:51:49Z2023-11-30T03:02:46Z2016-03-07LIMA, Pedro Gabriel Gonçalves de. Gone Home: o videogame e as especificidades do meio digital / Pedro Gabriel Gonçalves de Lima. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/580Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-06-14T13:59:26Z No. of bitstreams: 1 PLima.pdf: 1208638 bytes, checksum: 975350bef2086e3e2d0d39353b98a938 (MD5)Made available in DSpace on 2016-06-24T18:51:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PLima.pdf: 1208638 bytes, checksum: 975350bef2086e3e2d0d39353b98a938 (MD5) Previous issue date: 2016-03-07Este trabalho visa analisar o jogo Gone Home a partir do pressuposto de que a linguagem dos jogos de videogame não é apenas um desdobrar de mídias analógicas, mas um desenvolvimento destas e um espaço de criação de novos paradigmas possibilitados pelo meio digital. Para tanto, utiliza-se do conceito de literatura ergódica de Espen J. Aarseth e da análise dos novos desafios da narrativa no meio digital de Janet Murray. Também faz uso dos conceitos de obra aberta de Umberto Eco e de círculo mágico de Johan Huzinga, atualizando-o a partir da análise de Jesper Juul. Por fim, a conclusão aponta para a compreensão de que a mídia digital utiliza conceitos já desenvolvidos em mídias anteriores, mas, principalmente, é um novo meio, com uma linguagem própria e que demanda critérios específicos para a análise de suas especificidades.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOGone HomeMeio digitalLiteratura ergódicaLiteratura digitalCírculo mágicoVideogameGone Home: o videogame e as especificidades do meio digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALPLima.pdfPLima.pdfapplication/pdf1208638http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/580/1/PLima.pdf975350bef2086e3e2d0d39353b98a938MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/580/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTPLima.pdf.txtPLima.pdf.txtExtracted texttext/plain107235http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/580/3/PLima.pdf.txt9e6e7720dd46b7663e271a6122cad01fMD5311422/5802023-11-30 00:02:46.24oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:46Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gone Home: o videogame e as especificidades do meio digital |
title |
Gone Home: o videogame e as especificidades do meio digital |
spellingShingle |
Gone Home: o videogame e as especificidades do meio digital Lima, Pedro Gabriel Gonçalves de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO Gone Home Meio digital Literatura ergódica Literatura digital Círculo mágico Videogame |
title_short |
Gone Home: o videogame e as especificidades do meio digital |
title_full |
Gone Home: o videogame e as especificidades do meio digital |
title_fullStr |
Gone Home: o videogame e as especificidades do meio digital |
title_full_unstemmed |
Gone Home: o videogame e as especificidades do meio digital |
title_sort |
Gone Home: o videogame e as especificidades do meio digital |
author |
Lima, Pedro Gabriel Gonçalves de |
author_facet |
Lima, Pedro Gabriel Gonçalves de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8352428563251145 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Pedro Gabriel Gonçalves de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Aragão Júnior, Octavio Carvalho |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4061559997085242 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Strozenberg, Ilana |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0352176322106482 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Cristiane Henriques |
contributor_str_mv |
Aragão Júnior, Octavio Carvalho Strozenberg, Ilana Costa, Cristiane Henriques |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO Gone Home Meio digital Literatura ergódica Literatura digital Círculo mágico Videogame |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gone Home Meio digital Literatura ergódica Literatura digital Círculo mágico Videogame |
description |
Este trabalho visa analisar o jogo Gone Home a partir do pressuposto de que a linguagem dos jogos de videogame não é apenas um desdobrar de mídias analógicas, mas um desenvolvimento destas e um espaço de criação de novos paradigmas possibilitados pelo meio digital. Para tanto, utiliza-se do conceito de literatura ergódica de Espen J. Aarseth e da análise dos novos desafios da narrativa no meio digital de Janet Murray. Também faz uso dos conceitos de obra aberta de Umberto Eco e de círculo mágico de Johan Huzinga, atualizando-o a partir da análise de Jesper Juul. Por fim, a conclusão aponta para a compreensão de que a mídia digital utiliza conceitos já desenvolvidos em mídias anteriores, mas, principalmente, é um novo meio, com uma linguagem própria e que demanda critérios específicos para a análise de suas especificidades. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-24T18:51:49Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-03-07 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:02:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Pedro Gabriel Gonçalves de. Gone Home: o videogame e as especificidades do meio digital / Pedro Gabriel Gonçalves de Lima. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/580 |
identifier_str_mv |
LIMA, Pedro Gabriel Gonçalves de. Gone Home: o videogame e as especificidades do meio digital / Pedro Gabriel Gonçalves de Lima. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/580/1/PLima.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/580/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/580/3/PLima.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
975350bef2086e3e2d0d39353b98a938 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 9e6e7720dd46b7663e271a6122cad01f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097063989936128 |